05/04/2009

Sintra ultrapassou população de Lisboa

Esta é uma noticia com quase um ano, que dá que pensar...
Para quando uma divisão administrativa no Concelho de Sintra?

















Sintra já é o concelho mais populoso do país, o concelho deverá já ter mais de meio milhão de habitantes. O número de habitantes de Sintra ultrapassou o de Lisboa em 2007, tornando-se o concelho mais populoso do país.
O presidente da Câmara, Fernando Seara, disse ao
Expresso que a população real deve ser 15 a 20% superior às estimativas do INE divulgadas na quinta-feira, o que significa mais de meio milhão de pessoas, contra as 499.700 de Lisboa.
A Câmara de Sintra chegou a esta conclusão cruzando os dados dos imigrantes residentes com os
dados dos centros de saúde, do Hospital Amadora-Sintra, da pré-primária e das escolas básicas do concelho. Caso se mantenha a actual política de expansão demográfica acelerada, a população de Sintra poderá atingir, em 2016, cerca de 670 mil habitantes.
A previsão consta no plano de desenvolvimento estratégico do município.


Sexta-feira, 30 de Maio de 2008.
Expresso













Num fórum que eu sou frequentador, existem várias proposta
s para a divisão do concelho de Sintra, mas não existe grande unanimidade, e esta que apresento de seguida, é talvez a mais defendida:

Concelho de Queluz
Freguesias: Queluz, Massamá, Monte Abrãao, Belas, Almargem do Bispo e Casal de Cambra
População: 29.000 + 36.000 + 39.000 + 27.000 + 10.000 + 12.000 = 153.000 habitantes


Concelho do Cacém
Freguesias: Cacém, Agualva, Mira-Sintra, São Marcos e Rio de Mouro (Depois seria dividido nas freguesias de Rio de Mouro, Serra das Minas, Rinchoa e Albarraque)
População: 33.000 + 50.000 + 8.000 + 16.000 + 63.000 = 168.000 habitantes


Concelho de Mem-Martins
Freguesias: Algueirão-Mem Martins (Depois seria dividida em Algueirão, Mem-Martins e Tapada das Mercês), Pero Pinheiro, Terrugem e Montelavar.
População: 102.000 + 6.500 + 5.500 + 4.00
0 = 118.000 habitantes

Concelho de Sintra
Freguesias: Colares, São João das Lampas, Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim
Populaç
ão= 45.000 habitantes

Eu pessoalmente vejo esta divisão como uma boa perspectiva de futuro, mas apesar de concordar com a sub-divisão das freguesias, defendo que a divisão deveria ser apenas em dois concelhos, por diversos problemas inerentes à criação de tamanha divisão. Penso que o Concelho deveria ser dividido numa zona mais urbana e numa zona mais rural, deixando Algueirão-Mem Martins anexado ao Concelho de Sintra devido á sua proximidade. Aqui fica a minha proposta:

Concelho de Sintra
Algueirão, Mem-Martins, Mercês, Pero Pinheiro, Terrugem, Montelavar, Colares, São João das Lampas, Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim
População: 163.000 habitantes



Concelho de Queluz
Cacém, Agualva, Mira-Sintra, São Marcos, Rio de Mouro, Serra das Minas, Rinchoa, Albarraque, Queluz, Massamá, Monte Abrãao, Belas, Almargem do Bispo e Casal de Cambra
População: 321.000 habitantes




Penso que este era, sem duvida, um tema interessante de vir a ser debatido, pelos futuros candidatos à Câmara de Sintra...


8 comentários:

  1. Boa tarde.
    Qual o fórum que participa, onde se fala de algueirão mem martins?

    Concordo também com a sua sugestão, só com uma alteração - deixava serra das minas, rinchoa e rio de mouro com o concelho de sintra.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. o fórum é http://www.skyscrapercity.com/

    ResponderEliminar
  3. Relacionado com o post

    http://queluz.org/2009/03/concelho-de-queluz-um-projecto-dos-cidadaos/

    ResponderEliminar
  4. Penso que Albarraque deveria ficar no concelho de Sintra , assim como Rio de Mouro ,Rinchoa e Serra das Minas, devido à proximidade com Mem Martins e no caso de Albarraque com a sede de concelho!

    ResponderEliminar
  5. só num mais de politicos corruptos é q um concelho da periferia passa o concelho central. que pais mais triste! devemos ser o pais mais suburbano do MUNDO, que tristeza.. ainda por cima suburbios horriveis, sem criterio nenhum. Devia era ser aumentado o concelho de Lisboa, isso sim seria uma atitude a pensar no conceito cidade!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por levantares esse tema e parabéns por este blogue, que só hoje conheci, mas que devo começar a visitar com frequência.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com essa divisão. Mas também acho que Rio de Mouro deveria ser anexado ao concelho de Sintra ou de Mem Martins. A Escola Secundária de Mem Martins é frquentada por alunos de Rio de Mouro. As duas freguesias situam-se muito próximas e a meu ver tem mais lógica que estas fossem anexadas no mesmo concelho.

    ResponderEliminar
  8. Como é que efectuaste o calculo da população? Usaste um factor de actualização?

    Onde é que foste buscar esses 15 a 20%?

    ResponderEliminar