Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Programa das Festas de Nossa Sra. da Natividade

EXPOSIM83 - Mostra de Actividades
Já existe programa para as Festas de Nossa Sra. da Natividade, também conhecidas pelas "Festas de Mem Martins"

Este ano, apenas 4 dias... ao contrario do passado e de outros anos... com um "Programa das Festas" fraco e com poucos motivos de interesse, com uma feira de artesanato que provavelmente será igual aos últimos anos. Quais os motivos para isto? Falta de empenho da Junta de Freguesia? Falta de dinheiro? Falta de aprovação do Orçamento da Junta?

Para mim é triste, lembrar-me dos tempos em que eu era criança... e ansiava pelo inicio das Festas. Aos poucos, estas festas deixaram de ser feitas pela militância, pela carolice ou pelo amor à terra... 



O que poderia ser feito? (simples ideias de alguém que se calhar não percebe nada disto...)
- Aproveitar estas Festas para organizar uma Feira de Actividades Económicas, com divulgação de lojas e empresas da freguesia... Se existe crise, tentava-se lutar contra ela...
- Apoio ao Teatro de Rua, um pouco ao género das feiras medievais, mas de uma forma mais original ,relembrava-se o antigo "Mem Martins Saloio". Relembrava-se e respeitava-se o passado. Apoiava-se o Teatro.
- Mostra de artistas da terra... provavelmente existem em Mem Martins, artistas anónimos com bons trabalhos para ser apresentados. Esta festa poderia ser uma porta para novas oportunidades.
- Concurso de Bandas de Garagem da Freguesia, com um júri credenciado - Apoio aos jovens
- Grande Noite de Fado de Mem Martins...

Fico-me por aqui, mas tenho muito mais ideias... 
Não há dinheiro? então apenas vou concluir o meu pensamento:
Feira de Actividade Económicas -  Sujeito a um custo de Inscrição (receita)
Mostra de Artistas, Concurso de Bandas, Fado - Sujeito a um custo mínimo de inscrição e patrocínios (receitas)

Se calhar eu sou lunático, eu então apenas tenho uma paixão transmitida pelo meu avô, que foi o grande incentivador desta festa durante muitos anos. Com muito ou com pouco dinheiro, tudo se fazia, o que  era preciso era empenho, e ainda se guardavam lucros para a organização do ano seguinte...

Vou deixar de sonhar, e deixar o cartaz para as Festas de Nossa Sra. da Natividade.


5 comentários:

  1. Concordo com tudo o que foi dito, e reforço...

    Organização de concertos de múscia POP/Rock, ao estilo de festivais de verão, nos complexos desportivos da freguesia...


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sera da Junta Freguesia não ter dinheiro?
    Será que existe gente com coragem para organizar as festas?
    Ou sera que as pessoas da Junta andam de costas voltadas?

    Ou por ultimo, será que as Festas de Mem-Martins vão levar o mesmo rumo das feiras de Quarta e Sabado, e iram por cair no esquecimento?


    Os nossos Autarcas no seu melhor!

    Ainda bem que eu não votei naqueles que se dizem representar esta Freguesia que se considera uma das maiores da Europa!

    Maior em quê?

    Se nem consegue realizar algo que faz parte da Freguesia. As suas Festas e tradições.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  3. olá eu tambem reforço a ideia que as festas de Mem Martins cada ano que passa ficam piores acho que a culpa não é da crise,mas sim da falta de vontade da junta e camara já no Natal é a mesma coisa estamos a ser esquecidos mas continuamos a pagar os nossos impostos pensem nisso

    ResponderEliminar
  4. Cada ano que passa é pior que o anterior :O
    Antes era uma semana agora é só 4 dias? Que vergonha autêntica !!
    Na minha opinião, não é por falta de dinheiro, mas sim por FALTA DE VONTADE DA JUNTA E DA CÂMARA !!
    É muito triste ver que chegámos ao mês de Setembro e a única pessoa que se aproveita em 4 dias é a excelente cantora Mónita Sintra !
    Da minha parte um muito obrigado por porém alguém de jeito , nem que seja um único dia , e de resto , só tenho que lamentar a falta de profissionalismo da Junta de Freguesia e da Câmara de Sintra , mas infelizmente é o Presindente que temos .

    ResponderEliminar
  5. eu nao vou muitas vezes as festas mas ate e engraçado

    ResponderEliminar