01/07/2011

Qual o significado do numero de toques da sirene dos Bombeiros?

Eu tinha uma duvida, e ninguém me esclarecia....

"Qual o significado do número de toques 
da sirene dos Bombeiros?"

Contactei os Bombeiros Voluntários de Algueirão - Mem Martins, e recebi uma resposta simpática por parte do Comandante da corporação, Joaquim Leonardo, com a resposta à minha pergunta, e mais informações, que eu penso serem úteis para partilhar com todos.




 1 Toque 
Necessidade de Bombeiro-Motorista
 2 Toques 
Necessidade de Bombeiros para intervenção em acidente de viação
 3 Toques  
Necessidade de Bombeiros para intervenção em incêndio florestal ou inculto (rural)
 4 Toques 
Necessidade de Bombeiros para intervenção em incêndio urbano ou industrial
-->
Podemos também referir que actualmente o Corpo de Bombeiros é guarnecido por uma força mínima de 10 a 12 Bombeiros durante todo o ano, sendo esta força reforçada no período do verão e integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, com mais 7 Bombeiros, todos em nível de prontidão para resposta imediata.
A sirene é um sistema de alerta imediato, apenas é accionada quando os recursos humanos acima mencionados estiverem esgotados, ou quando uma determinada ocorrência, pelo seu nível de risco, “aconselha” a aumentar o nível/capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros, numa perspectiva de antecipação. 
De salientar que este sistema de alerta para os Bombeiros está a ser cada vez menos utilizado, devido à complementaridade do sistema de SMS, que permite difundir informação rapidamente a todos os Bombeiros e até mesmo o accionamento de grupos específicos. 
Quando a Autoridade Nacional de Protecção Civil determina a passagem a alerta especial, níveis amarelo, laranja ou vermelho, por exemplo para o risco de incêndios florestais, esta informação é difundida para os Bombeiros, de forma a reforçar o número de elementos em prontidão, disponíveis para resposta imediata.

Obrigado pelas respostas... e BOM TRABALHO


21 comentários:

  1. Obrigado... fiquei esclarecido como uma duvida que tenho desde sempre...
    Parabéns pelo Blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!Tinha essa duvida há bastante tempo!

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Parabéns pelo post... gostei bastante porque também era algo que me suscitava alguma curiosidade!!!
    Continue com o fantástico trabalho que tem feito com este blogue...

    ResponderEliminar
  4. muito bom post algo que devia ser mais divulgado, obrigado pela informação

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Obrigada pela ajuda no que respeita aos toques das sirenes. Já tinha visto inf contaditória, mas agora já sei a que se refere cada toque que ouço dos bombeiros.

    Parabéns pela informação recolhida!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Nem de propósito, acabou de tocar a sirene dos BV de Algueirão-Mem Martins, e lembrou-me exactamente de pesquisar o significado do número de toques. Certinho e direitinho, o google reencaminhou-me para este blogue. =) Já agora, o toque do meio dia tem algum outro significado além da hora?
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas, o toque do meio dia, serve para dar manutenção à sirene, e é uma forma de garantir, que quando for precisa está a funcionar! :)

      Eliminar
  7. Bom post, tinha uma dúvida (acabou de tocar a sirene por aqui, duas vezes) e encontrei aqui prontamente a resposta.

    ResponderEliminar
  8. boas..acabei de ouvir 4 toques de sirene.. não sabia vim cá ver... e esclarecido... show de bola o blog...

    ResponderEliminar
  9. óptimo blog.. ficou esclarecido as dúvidas... acabei de ouvir 4 toques.. vim cá ver e fiquei a saber no blog ..obg

    ResponderEliminar
  10. boas..acabei de ouvir 4 toques de sirene.. não sabia vim cá ver... e esclarecido... show de bola o blog...

    ResponderEliminar
  11. eu por acaso sei devido ao facto de o meu pai ter sido bombeiro na época de 80 em mem martins

    ResponderEliminar
  12. Muito bom o blog!sou bombeiro nos Açores e a os toques de sirene sao diferentes!

    ResponderEliminar
  13. e os bombeiros de mem martins ainda da o toke do meio dia,sabemos sempre a hora de almoço :)

    ResponderEliminar
  14. Gostava de saber mais toques pois na minha cidade a sirene tocou 6 vezes se me poderem esclarecer agradeço

    ResponderEliminar
  15. Ora aqui está uma boa partilha de informação. Aqui em Valbom Gondomar vou estar atento ao número de toques. Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. e depois ha o toke k da sempre ao meio dia ao kual me habituei ouvir :)

    ResponderEliminar
  17. Boa noite. e 12 toques?

    Pois, porque aqui por Portimão, há pouco mais de 1 hora, tocou 12 vezes!
    o que quer dizer os 12 toques?

    ResponderEliminar
  18. Bem, quase 4 da manhã e acabo de ouvir os 3 toques. Fogo não é que está de chuva, mas coisa boa não é de certeza :/

    ResponderEliminar
  19. É bom ver que há quem se preocupe em esclarecer estas questões, mas atenção que pelo que estou a ver diferentes corporações têm diferentes significados para os toques. Cada um deverá informar-se na sua localidade. É pena que não seja uniforme em todo o país.

    ResponderEliminar