Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Qual o significado do numero de toques da sirene dos Bombeiros?

Contactei os Bombeiros Voluntários de Algueirão - Mem Martins, e recebi uma resposta simpática por parte do Comandante da corporação, Joaquim Leonardo, com a resposta à minha pergunta, e mais informações, que eu penso serem úteis para partilhar com todos.



 1 Toque
Necessidade de Bombeiro-Motorista

 2 Toques

Necessidade de Bombeiros para intervenção em acidente de viação

 3 Toques

Necessidade de Bombeiros para intervenção em incêndio florestal ou inculto (rural)

 4 Toques
Necessidade de Bombeiros para intervenção em incêndio urbano ou industrial
Podemos também referir que actualmente o Corpo de Bombeiros é guarnecido por uma força mínima de 10 a 12 Bombeiros durante todo o ano, sendo esta força reforçada no período do verão e integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, com mais 7 Bombeiros, todos em nível de prontidão para resposta imediata.
A sirene é um sistema de alerta imediato, apenas é accionada quando os recursos humanos acima mencionados estiverem esgotados, ou quando uma determinada ocorrência, pelo seu nível de risco, “aconselha” a aumentar o nível/capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros, numa perspectiva de antecipação. 
De salientar que este sistema de alerta para os Bombeiros está a ser cada vez menos utilizado, devido à complementaridade do sistema de SMS, que permite difundir informação rapidamente a todos os Bombeiros e até mesmo o accionamento de grupos específicos. 
Quando a Autoridade Nacional de Protecção Civil determina a passagem a alerta especial, níveis amarelo, laranja ou vermelho, por exemplo para o risco de incêndios florestais, esta informação é difundida para os Bombeiros, de forma a reforçar o número de elementos em prontidão, disponíveis para resposta imediata.
Obrigado pelas respostas... e BOM TRABALHO

59 comentários:

  1. Obrigado... fiquei esclarecido como uma duvida que tenho desde sempre...
    Parabéns pelo Blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!Tinha essa duvida há bastante tempo!

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Parabéns pelo post... gostei bastante porque também era algo que me suscitava alguma curiosidade!!!
    Continue com o fantástico trabalho que tem feito com este blogue...

    ResponderEliminar
  4. muito bom post algo que devia ser mais divulgado, obrigado pela informação

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Obrigada pela ajuda no que respeita aos toques das sirenes. Já tinha visto inf contaditória, mas agora já sei a que se refere cada toque que ouço dos bombeiros.

    Parabéns pela informação recolhida!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Nem de propósito, acabou de tocar a sirene dos BV de Algueirão-Mem Martins, e lembrou-me exactamente de pesquisar o significado do número de toques. Certinho e direitinho, o google reencaminhou-me para este blogue. =) Já agora, o toque do meio dia tem algum outro significado além da hora?
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas, o toque do meio dia, serve para dar manutenção à sirene, e é uma forma de garantir, que quando for precisa está a funcionar! :)

      Eliminar
  7. Bom post, tinha uma dúvida (acabou de tocar a sirene por aqui, duas vezes) e encontrei aqui prontamente a resposta.

    ResponderEliminar
  8. boas..acabei de ouvir 4 toques de sirene.. não sabia vim cá ver... e esclarecido... show de bola o blog...

    ResponderEliminar
  9. óptimo blog.. ficou esclarecido as dúvidas... acabei de ouvir 4 toques.. vim cá ver e fiquei a saber no blog ..obg

    ResponderEliminar
  10. boas..acabei de ouvir 4 toques de sirene.. não sabia vim cá ver... e esclarecido... show de bola o blog...

    ResponderEliminar
  11. eu por acaso sei devido ao facto de o meu pai ter sido bombeiro na época de 80 em mem martins

    ResponderEliminar
  12. Muito bom o blog!sou bombeiro nos Açores e a os toques de sirene sao diferentes!

    ResponderEliminar
  13. e os bombeiros de mem martins ainda da o toke do meio dia,sabemos sempre a hora de almoço :)

    ResponderEliminar
  14. Gostava de saber mais toques pois na minha cidade a sirene tocou 6 vezes se me poderem esclarecer agradeço

    ResponderEliminar
  15. Ora aqui está uma boa partilha de informação. Aqui em Valbom Gondomar vou estar atento ao número de toques. Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. e depois ha o toke k da sempre ao meio dia ao kual me habituei ouvir :)

    ResponderEliminar
  17. Boa noite. e 12 toques?

    Pois, porque aqui por Portimão, há pouco mais de 1 hora, tocou 12 vezes!
    o que quer dizer os 12 toques?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um toque especial que é usado a nível nacional para ser usado em todas as corporações em uníssono quando um Comandante do Quadro de Honra que desempenhou durante, pelo menos, 25 anos a função de Comandante do Quadro Ativo.

      Eliminar
  18. Bem, quase 4 da manhã e acabo de ouvir os 3 toques. Fogo não é que está de chuva, mas coisa boa não é de certeza :/

    ResponderEliminar
  19. É bom ver que há quem se preocupe em esclarecer estas questões, mas atenção que pelo que estou a ver diferentes corporações têm diferentes significados para os toques. Cada um deverá informar-se na sua localidade. É pena que não seja uniforme em todo o país.

    ResponderEliminar
  20. a breves minutos ouvi os b.c.de Paiva a tocar «se me não engano» 6 vezes e fiquei sem saber para o que era , pois todos os outros já conhecia ,e ,neste caso fiquei sem nada saber.
    obrigado a quem me queira esclarecer.

    ResponderEliminar
  21. Gostei dos esclarecimentos !
    obrigado!

    ResponderEliminar
  22. Obrigado, gostei da informacao !


    ResponderEliminar
  23. Em Leça da Palmeira ouviamos as sirenes dos bombeiros de Matosinhos Leça e diziam que 1 era ca dentro em Matosinhos 2 fora e 3 no mar, mas agora ouvi 3 sirenes dos bombeiros de Valadares e vim tirar a duvida e este faz sentido sim so acho que como estes bombeiros não tem mar perto nao tem os 4 toques que indicam o mar mas faz sentido existir para aquelas corporações que tenham mar perto.

    ResponderEliminar
  24. estou ha mais de 1h a fazer pesquisas e ninguém diz o significado dos toques acabei de ouvir alguns 8, é o quê 2 incêndios urbanos ou industriais?:( não é justo termos de mamar com o barulho e não podermos saber o significado:( já vi num filme qualquer que a partir de por ex 10 são catástrofes naturais, e eu quero saber se vem ai um tornado ou um tsunami antes de levar com ele em cima >( pra semana vou ao quartel perguntar e depois publico aqui..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, conseguiu encontrar uma resposta? Agora fiquei curioso :)

      Eliminar
  25. ..ah esqueci-me de agradecer ao autor deste blogue pela preocupação,recolha de dados e publicação dos mesmos..a minha indignação é mesmo contra a falta de transparência da parte dos serviços. um abraço

    ResponderEliminar
  26. E aqui ove um incêndio urbano ou industrial em torres novas Santarém

    ResponderEliminar
  27. Pedia a informação e fui esclarecido! Obrigado.

    ResponderEliminar
  28. Agradeço a informação pois moro relativamente perto do quartel dos bombeiros e era uma situação que gostava de ter esclarecida e deste modo fiquei ao corrente.

    ResponderEliminar
  29. Aqui em portalegre toca continuamente durante vários minutos, apenas nós bombeiros sabemos para o que é uma vez que nos é enviada sms.

    ResponderEliminar
  30. O meu pai foi subchef dos voluntários lisbonenses em lisboa á cinquenta e tal anos o 1ª não me lembro mas o 2º toque era incendio dentro da cidade e o 3º era fora da cidade e até á data de hoje orgulho-me muito dos bombeiros de todo o pais

    ResponderEliminar
  31. O toque do meio dia é uma velha tradição em muitas freguesias do País... Remonta só tempo em que se assinalava coisas como hora da pausa para o almoço,no tempo que o povo trabalhava no campo e não tinham relógios... Tal como as fábricas e as igrejas... Há ainda a tradição de carácter religiosa... Agora a questão dos inúmeros toques...bem,wuatro,a situação é grave, mais do que isso... Imaginem... Por vezes toca até haver elementos suficientes...

    ResponderEliminar
  32. O toque do meio dia foi feito a muitos anos para os bombeiros saberem que realmente a sirene estava a trabalhar em perfeitas condições, porque depois de algum tempo sem trabalhar quando era necessário não tocava, assim sendo elegeram as 12 horas para tocar e confirmar que estava tudo ok, em tempos passados quando faltavam elementos no quartel a sirene ficava a tocar até chegarem mais reforços 10, 15 ou 20.... vezes ate chegarem mais bombeiros.

    ResponderEliminar
  33. Já agora no "meu" caso acabei de ouvir 5 toques mas aqui na Ericeira não sei se é dos bombeiros ou da Polícia Marítima que desde miúdo avisaram acidente no mar,terra etc obgd.

    ResponderEliminar
  34. São uns heróis... Tb tinha essa dúvida.boa informação. Obg

    ResponderEliminar
  35. MUITO BOA INFORMAÇÃO.
    ACABEI DE OUVIR DOIS TOQUES DA SIRENE DOS BOMBEIROS E FIQUEI EXCLARECIDO COM ESTE BLOG. JÁ AGORA SOU DA MEIA-VIA E PROVAVELMENTE A SIRENE QUE OUVI FOI DOS QUARTEIS DO ENTRONCAMENTO E DE TORRES NOVAS.

    ResponderEliminar
  36. Nao existe 1 toque de sirene e mesmo que exista o que vai o motorista fazer sozinho?a nao ser que va fazer serviço na vdtd!!!!a sirene é para tocar ate aparecer pessoal por isso ouvem 5 8 e 12 vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode já ter os restantes elementos da guarnição e não ter condutor. Sei que alguns CBs até têm toque para motorista de ligeiros e de pesados.

      Eliminar
  37. Aqui está um iluminado que sabe mais que os bombeiros. Quer mesmo resposta à sua pergunta, o que vai o motorista fazer sozinho, ou prefere pensar um bocadinho?

    ResponderEliminar
  38. Os significados dos toques de sirene variam/ podem variar consoante o Corpo de Bombeiros, por isso não existe um "código de toques".
    Por exemplo na minha casa mãe (Leça do Balio) toca por tradição (um toque curto) quando sai uma viatura para fogo, era uma forma de os Bombeiros saberem que havia fogo e começarem a rumar ao quartel, de resto toca repetidamente até satisfazer as necessidades de pessoal (isto complementado com outros sistemas). Já agora não toca para saúde, exceto se for alguma calamidade.
    Nas corporações do concelho de Matosinhos com mar na zona de intervenção sempre existiram os toques de emergência no mar, repetições curtas de toque, entre vários outros.
    Na zona onde moro dá dois toques curtos para saúde e toque contínuo para fogo.
    Onde trabalho é o oposto, toca em pequenas repetições para fogo e continuamente para saúde.

    ResponderEliminar
  39. Hoje a sirene tocou três vezes e eu não sabia o que era agora sei obrigados pelo esclarecimento

    ResponderEliminar
  40. AGRADECIDA PELA INFORMAÇÃO. TRABALHO MUITO CLARO É SUCINTO.
    UMA VEZ OUVI UM TOQUE DIFERENTE E DISSERAM ME QUE TINHA MORRIDO UM BOMBEIRO.
    SOU DO CACÉM! ALGUÉM ME SABE EXPLICAR O TOQUE?

    ResponderEliminar
  41. E será que mesmo necessário utilizar este sistema às 3:48 da manhã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. certamente que sim, pois tratava-se de un incêndio para o qual estavam com falta de meios humanos.

      Eliminar
    2. Pois ... e todos os bombeiros que não estavam de serviço no Quartel tinham os telemóveis desligados ou sem sinal !

      Eliminar
  42. Acabei de ouvir os 4 toques e vim pesquisar.
    Estou esclarecido, espero que não seja nada de grave.
    Parabéns comandante Leonardo

    ResponderEliminar
  43. o que significa 5 toques? na minha cidade há 1 semana ouvir 5 toques

    ResponderEliminar
  44. Obrigado pela aplicação !
    É sempre bom saber e aprender 😄👍

    ResponderEliminar
  45. Eu moro a 20 metros dos bombeiros e só atravessar a estrada é recentemente tem tocado a sirene as 3e 4 da manhã,vi uma publicação de uma pessoinha a dizer se havia necessidade de tocar as 3:48 da manhã. Só tenho pena haver pessoas assim tão mesquinhas. Porque se a sirene toca e porque a pessoas em risco de vida ou incêndios graves,não toca por divertimento. Vamos lá ter em consideração os bombeiros de todo o país pois eles não pensam 2 vezes em arriscar a própria vida para poder salvar outra. Vida de bombeiro não é fácil e não terem muitos recursos. Muitos morreram para que outros podes sem viver. Não sou bombeira mas tenho um enorme respeito e orgulho por eles pois são os primeiros a chegar e os últimos a ir embora. Deus vos acompanhe sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua mensagem. Bombeiros - soldados da paz

      Eliminar
  46. Muito obrigado pela explicação. Sempre tive dúvidas, mas fiquei esclarecida. Obrigado pelo o vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  47. O numero de toques para cada necessidade é igual em todos os quarteis? Ou pode mudar de quartel em quartel??

    ResponderEliminar