Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 29 de setembro de 2012

Comércio - Estação de Mem Martins

O encerramento de loja nas Ruas de Algueirão Mem Martins é algo que parece não abrandar desde o inicio do ano. 

Na maioria dos espaços encerrados, a reabertura limita-se a lojas chinesas ou lojas de compra de ouro.

Na Rua de Fanares cada vez menos existem referencias comerciais relevantes, registando o recente encerramento do "Supermercado Caroço"


Na Rua da Azenha, o número de lojas encerradas já deve superar o número de lojas em funcionamento, registando também o encerramento de outra referencia no comercio da vila, a "Florista Mariazinha". 


A crise será certamente a grande alavanca para estes encerramentos, onde podemos também acrescentar as elevadas rendas do comercio em Mem Martins, a abertura do Fórum Sintra e provavelmente a falta de uma associação comercial forte, que consiga atrair pessoas ao pequeno comercio.


E assim, a este ritmo... as ruas de Mem Martins caminham para a desertificação... sem pontos de interesse, limitando-se às pessoas que se dirigem a passo acelerado para o comboio, ou a alguns idosos que deambulam pelas ruas face a ausência de um jardim central ou um pequeno espaço onde possam conviver...

Como será o futuro???
 (............)
(............)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reforma Administrativa

Dia 28 Setembro 2012 às 21h
Assembleia de Freguesia Extraordinária em Algueirão-Mem Martins sobre a reforma administrativa (Recreios Desportivos do Algueirão)
A minha opinião sobre este assunto é bastante divergente da maioria da população, pois as freguesias de Sintra com o numero exagerado de habitantes, perdendo a verdadeira essência de freguesia, 
então, aumentando esta abrangência, e diminuindo custo, 
criava apenas três freguesias no concelho: "Sintra Urbana", "Sintra Histórica" e "Sintra Rural", extinguindo por completo todas as freguesias actualmente existentes.

sábado, 22 de setembro de 2012

Bombeiros Chevrolet CE6 1702 Viking

Encontrei este post no Blog "Fogo & História" (Espaço de informação/formação, independente, de carácter especializado, dedicado à temática da história dos bombeiros em Portugal), onde é feito referência ao antigo Chevrolet CE6 1702 Viking, de 1972, do Bombeiros de Algueirão Mem Martins.

Abaixo, clica, e vê três exemplos desta maquina em Portugal
Assim acabou, depois de abatido ao efectivo, um dos famosos pronto-socorros de nevoeiro, também conhecidos pela nomenclatura APSN (Auto Pronto-Socorro de Nevoeiro), que nos anos 60 e 70 introduziram consideráveis melhorias na operacionalidade dos bombeiros portugueses.
Além de disporem de depósito com a capacidade de cerca de dois mil litros e de bomba acoplada de alta e baixa pressão, continham avançado equipamento para a época, tal como agulhetas com comando de abertura e fecho, accionado através de manípulo que compreendia a rotação de três posições (fecho, jacto e nevoeiro).

Informava, em meados do ano de 1967, o Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses: "(…) os prontos-socorros de nevoeiro firmam a sua existência e capacidade de viaturas a satisfazerem muitas necessidades."

Tecnicamente indicados para o combate a incêndios urbanos, ficaram célebres por possuírem sistema de nevoeiro de água, encerrando este um conjunto de reconhecidas vantagens no processo de extinção. Recorde-se, como sua principal característica, o poder de arrefecimento, susceptível de baixar a temperatura do combustível.


O APSN dos BV Algueirão-Mem Martins
integrado num desfile motorizado realizado em Sintra
Atribuídos pelo Conselho Nacional dos Serviços de Incêndios (CNSI), com base em necessidades identificadas pelas inspecções de incêndios das zonas Norte e Sul, consubstanciaram então o primeiro grande investimento do Estado português nos corpos de bombeiros.

A título de curiosidade, importa referir, por exemplo, que do valor global em escudos de 176 943 091$70, correspondente a subsídios concedidos pelo CNSI até 31 de Outubro de 1967, 26 314 100$00 foram aplicados na dotação de 78 pronto-socorros de nevoeiro.

Voltando ao pronto-socorro em presença, quando apto, chegou a ser a única viatura dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins (BVAMM). E foi, tanto quanto sabemos, o primeiro ao serviço daquele corpo de bombeiros, carroçado de origem para o fim em vista.

Porque esse não é o nosso propósito, abstemo-nos de fazer quaisquer juízos de valor sobre as causas que possam ter estado na origem da degradação do velho Chevrolet, modelo CE6 1702 Viking, de 1970, com motor de oito cilindros, alimentado a gasolina, fornecido pela empresa ROMAR.

Recorremos, porém, à sua imagem em jeito de alerta, na tentativa de que veículos semelhantes e ainda existentes, mormente das marcas Chevrolet, GMC e International, alguns dos quais pioneiros no uso de espuma, não venham a terminar num parque de sucata, porquanto já são património de interesse histórico. De resto, o mesmo se aplica às ambulâncias Peugeot, modelos 404 e 504, retiradas da circulação há alguns anos e que, no domínio do serviço de saúde, marcaram uma nova era.

Em matéria de preservação automóvel, permitimo-nos apontar como exemplo a seguir o trabalho de restauro levado a efeito pelos Bombeiros Voluntários de Odivelas (BVO), que devolveu ao seu antigo pronto-socorro Chevrolet o aspecto original de fábrica. Contemporâneo daquele que pertenceu aos BVAMM, tem a particularidade de pertencer à mesma série de matrícula: LF-45-70 (Odivelas) e LF-45-71 (Algueirão-Mem Martins). Eis, pois, outra boa razão que justifica o nosso destaque. Parabéns, BVO!

No link abaixo, clica para ver após o restauro, o veiculo dos Bombeiros de Odivelas, irmão gémeo do devoluto veiculo de Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

[Correio de Sintra] Festas de Mem Martins

No Jornal Correio de Sintra desta semana, 
o artigo de opinião na Pag.15 é assinado por mim, 
com o titulo "Festas de Mem Martins"

Clica em baixo - "Expand"

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

Nossa Senhora da Natividade

Dia da Padroeira de Mem Martins
08 de Setembro

Nossa Senhora da Natividade

Foto de uma imagem de Nossa Senhora da Natividade, no Palacio Nacional de Mafra (séc. XVIII)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concentração de Ozono em excesso

A estação de medição da qualidade do ar de Mem Martins registou ontem (05 Setembro 2012) ao final da tarde uma concentração de ozono superior ao limiar de informação ao público, informa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). Entre as 17h e as 18h59, a estação instalada na Rua António Silva mediu uma concentração entre os 193,4 e os 194,5 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), quando o limiar de informação ao público situa-se nos 180 µg/m3. 




[Fonte]


Segundo a mesma entidade, para o valor observado, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, nomeadamente crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas. A exposição a este poluente afecta essencialmente as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.


Nesse sentido, as autoridades recomendam que se reduza ao mínimo a atividade física intensa no exterior (ao ar livre); que se evite outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar produtos irritantes (ex: gasolina, tintas, vernizes); que se respeite rigorosamente tratamentos médicos em curso; e que se recorra a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.


Depois do limiar de informação, há o limiar de alerta, que ocorre sempre que as concentrações de ozono ultrapassem as 240 µg/m3. Nestas situações deve ser alertada toda a população e os indivíduos mais sensíveis devem evitar sair de casa, dado que a exposição de curta duração a níveis de ozono superiores ao limiar de alerta pode provocar danos na função pulmonar. 

A estação de Mem Martins funciona desde 2002 e monitoriza um conjunto de oito poluentes. 

Mais informações sobre as medições em http://www.qualar.org e sobre as medidas a tomar em http://www.dgs.pt. [Fonte: CCDR-LVT] [noticia no Jornal da Região e no SOL
[Noticia Tudo Sobre Sintra]

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tapada em Festa - III Encontro Cultural

Está a chegar a 3ª edição do Tapada em Festa. 
O sucesso dos anteriores eventos levou a que, mais uma vez, entidades e moradores se reunissem para realizar um evento mais alargado e diversificado, dando resposta às necessidades da comunidade da Tapada.


De 7 a 30 de Setembro 2012 (6ª a domingo), no Mercado Municipal da Tapada das Mercês, será dado destaque à diversidade cultural existente na Tapada: ­gastronomia, dança, música, debates, workshops, teatro, artesanato, exposições e muito mais…

domingo, 2 de setembro de 2012

1º Domingo de Setembro

Hoje é o 1º domingo de Setembro, uma data sempre simbólica no calendário religioso de Mem Martins.

Reza a tradição, que é o domingo da procissão de Nossa Senhora da Natividade, a santa padroeira de Mem Martins.
Procissão de Nossa Senhora da Natividade em 1933
Este ano, como a freguesia comemora o seu 50ºaniversário altera-se a tradição... 
(Definição de tradição: é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações)


... e já agora, para quando a Igreja??? Quantas vez a paróquia de Mem Martins já colocou uma "primeira pedra" para dar inicio à obras... (em sítios diferentes)...

Com a crise, devem ter roubado a pedra...!!! e por isso ninguém começa as obras...