Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Tapada das Mercês"

A Tapada das Mercês é provável um dos piores projectos urbanísticos da área metropolitana de Lisboa dos últimos 30 anos. A empresa "Cintra - Urbanizações, Turismo e Construções, S.A", foi a responsável pela urbanização, e pela destruição de toda a macha verde que existia neste local, e que pertenceu durante muitos anos à família de Sebastião José de Carvalho e Melo (Conde de Oeiras e Marquês de Pombal)

Nos dias que correm, junto à Capela de Nossa Senhora das Mercês e da propriedade histórica, ainda existe um pequeno espaço verde, que faz recordar toda a antiga encosta. Como era prática nos anos 80, um incêndio floresta, foi o ponto de partida para a conversão do espaço.

Assim, provavelmente inspirados na ganância do betão, que toda a linha de Sintra foi alvo no pós-25 Abril, os prédios substituíram o verde, e cresceram, na minha opinião, de uma forma descontrolada e longe de boas normas urbanísticas, numa encosta com algum declive.

As primeiras Torres a ser construídas prometiam um urbanismo menos denso e mais espaço público.

A antiga estação de comboios, que diversas vezes foi premiada pela CP pelo seu aspecto cuidado, foi demolida. 
O Centro Comercial das Mercês, na torre em frente à estação nunca funcionou, nascendo mais tarde num edifício próprio o Floresta Center, com uma árvore de pássaros que falavam...
Passados todos estes anos, a Câmara Municipal ainda não tem total poder sobre um espaço público pouco qualificado, degradado e com ausência de espaços verdes. O excesso de construção criou problemas nos acessos de emergência, à noite e fins de semana, para bombeiros.
E como prova do abandono, na actual revisão do PDM, a Tapada das Mercês foi totalmente esquecida e ignorada por parte das entidades municipais. Será que ninguém tem ideias para tentar corrigir os problemas existentes nesta zona da freguesia de Algueirão Mem Martins???


Aproxima-se as eleições autárquicas, devem estar a chegar mil promessas e soluções milagrosas...

11 comentários:

  1. não sabia que havia este blog ...
    Achei um espaço interessante e bem precisa de apoios para Algueirão-Mem Martins , já não falando da Tapada das Merces

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, parabéns pelo blog e pela iniciativa de demonstrar a realidade esquecida que a Camara de Sintra tem feito por esconder, ano após ano.

    ResponderEliminar
  3. A Tapada é uma questão politica. A Câmara de Sintra ainda não tomou posse desta urbanização porque vivem na Tapada cerca de 20 mil pessoas e "tratar" desta terra significa gastar muito dinheiro em arranjos de espaços verdes, infrastruturas sociais, etc. O sr presidente nada fez e deixa a Câmara com a promessa que deu 5 anos aos construtores Cintra para terminarem o projecto, mas sabemos que eles abriram falência, por isso esta conversa é para boi dormir e empatar mais um pouco. Se eu fosse autarca, colocaria o meu cargo á disposição pela vergonha que sentiria por deixar um terço da polpulação da freguesia ao abandono. Ali tudo acontece. O sr presidente da Junta de freguesia de Mem Martins afirmou recentemente na escola dos Castelinhos que ao abrigo dos acordos internacionais de ajuda humanitária a Câmara da Amadora compra, ali, apartamentos para colocar emigrantes refugiados de africa e outros destinos. Na Tapada tudo é consentido com a assinatura da Câmara de Sintra que deverá ter interesses financeiros nesta decisão. seria tudo excelente se a Tapada tivesse infrastruturas para receber estas pessoas, que ao chegarem amontoam-se em apartamentos com colchões a fazer de camas e sem trabalho e ocupação, sobretudo os mais jovens, acabam por entrar no vandalismo, e criarem grupos que não tem futuro e criam insegurança na população residente. Vivem mais de 20 raças diferentes nesta urbanização, muitas apoiadas pela K Cidade que é uma organização de integração das populações que funciona por todo o mundo, de origem muçulmana. Este organismo ou associação ajuda familias emigrantes, com alimentos, cursos, roupas, etc e tem o apoio da Câmara de Sintra. Pergunto porque é que outras câmaras como Oeiras e Cascais não aderiram aos mesmo programas de receber população emigrante e são todos canalizados para a Tapada? A resposta parece-me obvia, uns protejem os cidadãos evitando que se degrade as suas condições de vida, outros, para fazer bonito e por interesses sabe-se lá quais, estão se nas tintas para issso. Acho que devemos ajudar quem vive em paises pobres, mas é preciso haver condições para os receber e não depositá-los como "lixo" em sítios que estão "abandonados" á muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente,e esta na hora da camera de sintra fazer alguma pela tapada das merces ,nao e so quer os nossos votos e impostos .Ou e so para isso que servem os moradores de resto somos lixo?

      Eliminar
    2. forca pessoal facam estes politicos ter vergonha na cara e vamos todos para a televisao denunciar o que eles fazem pela tapada das merces que e NADA/VEZES/NADA,NADA

      Eliminar
    3. Concordo com algumas coisas dito e não concordo com outras a cercado da Tapada das Mercês,sim tem marginais,tem pouco espaço verdes,Cintra Sá fez espaço para correr na mata limpou a mata criou circuito de mantençao ao fim de uma semana já tinhao partido tudo criou para que para as crianças nem durou um mês virou sítio para os cães ir cagar,nem falar dos espaços verdes ke fez em frente algums prédios ke virou sanita dos cães de Kem e a culpa Câmara ou e dos donos dos cães,onde está a igreja ke ia construir em frente ao Floresta,onde está o centro saúde ke a câmara municipal disse ke ia fazer,porque a segunda faze nunca arrancou,outros bairros com Massamá e Amadora são melhores ke a tapada das Mercês,trabalhei e moro Aki e gosto de cá morar vai para 33 anos,não e prefiro a bairro onde moro mas também não e assim tão mau

      Eliminar
  4. Que a Tapada é um aborto urbanístico, todos sabemos. Que resulta de um conluio corrupto entre a Câmara e a supracitada empresa ou sociedade (a tal Cintra qq coisa...), também sabemos. Que a falência desta empresa apenas deve ter afectado os seus funcionários "base de gama", pois os administradores devem ter enriquecido bem, pondo o dinheiro da venda dos apartamentos "ao fresco", também não será difícil de deduzir. O que me custa mais aceitar é que se esta banhada urbanística tivesse sido construida nos arredores de uma qualquer capital de um qualquer país civilizado, provavelmente não se teria vendido um único apartamento e a falência da referida empresa teria acontecido logo no ínicio do processo afectando aí sim, os corruptos que a administravam. Custa-me a aceitar que haja da população em geral uma tamanha falta de sentido crítico que faça as pessoas comprarem casa apenas porque tem lareira, uma casa de banho com hidromassagem, etc, e não percam um momento a reflectir sobre a zona que envolve a sua casa e se um dia as suas crianças serão felizes num aborto urbanístico destes. É a eterna história da pescadinha de rabo na boca. Os empreiteiros e as câmaras têem culpa sim. Mas, para mim, quem lá comprou casa também tem culpa e também contribuiu para a engrenagem deste sistema corrupto.

    ResponderEliminar
  5. Concordo inteiramente com o comentário em cima do Bife. Poderia ter sido eu a escrever. Mas também é verdade que passados estes anos todos já era tempo de remediar a situação da tapada. Porque resolver neste momento já é algo praticamente impossível, só mesmo com demolições.

    ResponderEliminar
  6. Estive a ler os comentários anteriores, e nem sei o que responder. Então agora quem compra casa aqui é culpado? Haja consciência no que se diz... então as pessoas viram o projecto, viram maquetes, foram prometidos espaços com bombeiros, saúde, igreja, e agora as pessoas que foram para lá viver, são culpados? Não acham que estão a falar de barriga cheia? Tenham paciência, mas quem acusou a população de ser culpada, é ignorante. Perdeu uma oportunidade de estar calado.

    ResponderEliminar
  7. Soube à pouco que a CMS ainda não tomou posse da urbanização da Tapada das Mercês, aliás como refere alguém mais acima. Mas o que é que isso quer dizer exactamente ?? alguém sabe ou pode explicar. É que me recorde a CMS recebe IMI, derrama, IRS, etc... (http://www.cm-sintra.pt/Anexo/634584219873537500Tabela%20de%20Taxas%202012.pdf) de todos os proprietários em Sintra sem discriminar !! Estão os habitantes da TDM a pagar o quê afinal ??

    ResponderEliminar
  8. a unica solução para a tapada é a terraplanagem integral tudo abaixo so ficando a visconde juromenha e atençao tenho a minha mae irma e sobrinha a viiveram na tapada mas tendo em conta o desnorte de construçao que por ali aconteceu so deitando tudo abaixo e uma tremenda PENA

    ResponderEliminar