18/09/2011

“Estágio de Verão” - Bombeiros de Algueirão – Mem Martins


Os Bombeiros de Algueirão – Mem Martins, realizaram mais um “Estágio de Verão” entre os meses de Julho e Setembro.

O “Estágio de Verão” realiza-se desde 1989, de forma ininterrupta, tendo sido esta a 23ª edição. Desde o seu surgimento que o projecto mantém os seus objectivos gerais: Desenvolver competências na sociedade civil, tornando-a mais resiliente através da promoção de uma cultura de segurança; Proporcionar alternativas de ocupação de tempos livres de jovens em férias de verão; Promover o voluntariado, a solidariedade, a protecção civil, os bombeiros, a saúde e a emergência pré-hospitalar. Apesar dos objectivos se manterem, o projecto tem sofrido uma grande evolução ao longo dos anos, que se deve à cultura de melhoria contínua existente no corpo de bombeiros.

Como forma de divulgar o projecto, o corpo de bombeiros aposta numa estratégia de comunicação e imagem forte, apoiada nas novas tecnologias de informação e num conjunto de instituições parceiras com grande ligação aos jovens.

O Projecto inicia-se com a selecção dos “estagiários”, de entre dezenas de candidaturas. Segue-se a formação em técnicas de socorrismo, de 40 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 34 anos. Concluída a formação, os aprovados transitam para a componente de estágio, integrando equipas de emergência pré-hospitalar e serviço de transporte de doentes, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Com o objectivo de desenvolver ainda mais dinamismo e potenciar a divulgação da actividade dos bombeiros, são realizados um conjunto de workshops baseados nas diversas áreas de actuação dos bombeiros: Salvamento em grande ângulo; Topografia; Busca e Salvamento; Extinção de focos de incêndio.
 
A iniciativa é um projecto autónomo e independente da actividade como bombeiro. No entanto, apesar de não existir nenhum compromisso, o facto é que cerca de 50% destes jovens candidata-se ao processo de integração no corpo de bombeiros. 

No ano de 2011 foram promovidos 19 novos bombeiros de 3ª, em grande parte resultado desta iniciativa. O “Estágio de Verão” é o principal responsável por um corpo de bombeiros jovem, como uma média de qualificações elevada, exemplo em qualidade e inovação.

Vídeo retirado do youtube, de um estágio de anos anteriores...

Sem comentários:

Enviar um comentário