15/04/2012

Bustos em Algueirão Mem Martins

Definição de Busto
é a representação esculpida ou pintada de uma pessoa, se limitando à cabeça, pescoço, uma parte do torso e ombros, geralmente sobre um apoio. 
Tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo.
Executados em diversos materiais, como mármore, bronze, argila e mais raramente, madeira, mas sólidos e duráveis.


Em Algueirão Mem Martins, este tipo de arte não está muito presente nos espaços públicos, e aliás, apenas consigo lembrar-me da existência de 3 bustos (se existirem mais, basta corrigir-me...)

-> Martim Escorso - Mem Martins
O nome Mem Martins provavelmente teve origem no nome do cavaleiro medieval que morou nesta região e que se chamava Martim Escorso. Consequentemente, o nome poderá também provir do apelido dos filhos deste cavaleiro que também viveram nesta região e que tinham o nome "Martins".


-> Pedro Anjos Teixeira - Mem Martins
Filho do escultor Artur Anjos Teixeira, nasceu em Paris, tendo a sua família regressado a Portugal com o inicio da Grande Guerra, vindo residir para Lisboa e, mais tarde, para Mem Martins.


-> Joaquim Rodrigues - Algueirão
Uma das figuras proeminentes do Algueirão contemporâneo foi sem dúvida Joaquim Rodrigues. Homem bom, solidário, dado à comunidade muito mais que ao seu bem-estar pessoal, desempenhou muitas missões na freguesia.

4 comentários:

  1. Apesar de não ser em espaço público (mas quase), a escola Mestre Domingos Saraiva tem o busto do seu patrono no exterior do edificio e visível para quem passa na Rua Dr. Coutinho Pais.

    ResponderEliminar
  2. Boas, há pelo menos mais um mas salvo erro é também de martim escorso.
    é o que se encontra na entrada do hipermercado continente (à frente do centro de dia)

    cumps

    ResponderEliminar
  3. Vivo no Algueirão, mas não conheço a sua história contemporânea e gostaria de ficar a saber mais sobre Joaquim Rodrigues, onde é que me posso informar? Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Informação sobre Joaquim Rodrigues
    http://coutinho-afonso.blogspot.pt/2011/06/figuras-do-algueirao-joaquim-rodrigues.html

    ResponderEliminar