15/01/2013

Revisão do Plano Director Municipal (PDM)



Convite da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins para participação activa no processo de revisão do PDM na Vila


"Aproveito também para informar que a Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia, se realiza no próximo dia 24 de Janeiro, pelas 21 horas nos Recreios Desportivos do Algueirão e aproveito para convidar a população a participar nesta importante reunião onde se discute a Revitalização Urbana e Paisagística da nossa Vila, para os próximos anos.
Recreios Desportivos do Algueirão

A revisão do PDM é para todos nós responsáveis autárquicos, empresários, residentes, e fazedores de opinião o momento de intervir e de propor ideias e soluções para que Algueirão e Mem Martins, possam encontrar a Qualidade de Vida que todos nós desejamos.

 Com os meus cumprimentos.
Manuel do Cabo / Presidente da Junta"



I – REQUALIFICAÇÃO URBANA
Destinado a zonas com projectos urbanizáveis

* PROPOSTA Nº. 1 * Local: Ouressa / Cavaleira
Terreno que liga a Bacia de Retenção, onde está instalado o Parque de Patins em Linha, até à Rotunda da Cavaleira.

Equipamentos a instalar:
- Parque Urbano
- Cortes de Ténis
- Pavilhão Gimno Desportivo
- Piscinas
- Parques de Estacionamento

 

* PROPOSTA Nº. 2 * Local: Algueirão / Sacotes
Terreno situado na Rua Reinaldo dos Santos, em frente dos nºs. 27-A e até ao 37-A e que se estende até Sacotes.

Equipamento a instalar:
- Cemitério da Vila de Algueirão Mem Martins



* PROPOSTA Nº. 3 * Local:  Algueirão
Terreno situado em frente à Rua Vila de Monforte, no Algueirão:

Equipamento a instalar:
- Espaço Multiusos para a pratica desportiva e de animação cultural



* PROPOSTA Nº. 4 * Local:  Mem Martins
Terreno situado ao lado do Quartel dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins

Equipamento a instalar:
- Construção do Novo Quartel dos Bombeiros


 
II – REABILITAÇÃO DO SOLO URBANO
Destinado a uma reavaliação entre o construído e a possibilidade de demolição reabilitando com isso uma zona urbana.

* PROPOSTA Nº. 5 * Local: Mem Martins e Algueirão
Reabilitar o espaço urbano, compreendido entre os nºs 285 a 293 da Estrada de Mem Martins; entre os nºs. 2 a 18 da Avenida Marginal; entre os nºs. 3 a 27 da Estrada do Algueirão e até ao nº. 10 da Rua de Santo António; até ao nº. 16 da Rua do Moinho e até ao nº. 7 da Rua Serra de Baixo, no Algueirão.

Equipamento a instalar:
- Construir a Grande Centralidade da Vila, dotada de espaços verdes criando uma mobilidade paisagística unida pelas duas localidades da vila, Algueirão e Mem Martins, até aqui separadas pela linha do comboio, sendo esta rebaixada entre a Portela e a Tapada das Mercês, para que o comboio e a respectiva gare de embarque a construir, possam circular e funcionar no subsolo.  



* PROPOSTA Nº 6 * Local: Algueirão
Reabilitar todo o espaço urbano e rural situado na área compreendida entre a Rua da Tapada, a Rua das Mercês, Rua dos Morés e parte da Rua Serra de Baixo.

Equipamento a instalar:
- Construção de uma zona de Lazer, Recreio e Desporto ao ar livre




III – PLANO DE PORMENOR DA QUINTA DE FANARES
A Junta de Freguesia, mantêm o seu parecer favorável reforçando e valorizando a requalificação tal como o projecto foi apresentado, em período de discussão pública.

* PROPOSTA Nº. 7 * Local: Mem Martins
A Quinta de Fanares, está situada entre o nºs. 242 e 220 da Estrada de Mem Martins, em frente do actual Centro de Saúde. Estabelece uma média de construção, composta por um conjunto de edifícios em linha, de três andares, um restaurante flutuante, num lago em toda a sua volta, estacionamento automóvel para mais de 100 viaturas, dotado de um conjunto de caminhos pedonais, ligando a Estrada de Mem Martins, com a Rua de Angola e outras na zona.

Equipamento a instalar:
- Actividade Comercial, Habitação, Lazer, Espaços Verdes e Parque de Estacionamento
 


****

"Estas propostas foram aprovadas em Junta de Freguesia, do dia 11 de Janeiro, devendo ser apresentadas em reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia, convidando a população a participar no futuro da nossa vila.
Pretendemos com esta proposta chamar atenção dos técnicos municipais, para as omissões de Requalificação Urbana cometidas ao longo dos últimos anos, na freguesia de Algueirão Mem Martins, nas quais resulta uma sobrecarga urbana muito elevada e numa reduzida oferta de equipamentos de lazer, de desporto e de cultura.
Os momentos que estamos a viver são momentos de esperança mas também momentos de justiça. Por isso não podemos esperar mais tempo, para lembrarmos aos Técnicos de que este é momento para Algueirão Mem Martins, projectar e recuperar o tempo perdido.
As nossas propostas são certamente arrojadas, mas são proposta conscientes e feitas em consonância com as necessidades com que se debate a Maior freguesia do país.  
 
Como o PDM está em período de discussão pública, até ao dia 27 de Janeiro é nosso desejo, apresentar antes dessa data a nossa proposta de contributo, para que os nossos interesses fiquem salvaguardados e consagrados no documento para posterior construção" 

Mem Martins, 11 de Janeiro de 2013
O Presidente da Junta,
Manuel do Cabo

12 comentários:

  1. Relativamente à proposta numero 1 , estou de acordo com tudo, menos com o corte de ténis. Existe um corte de ténis abandonado, na Rua hêrnani Cidade, com o pavimento destruído sem rede e sem porta. parece me óbvio, que em vez de se fazer um novo, deveria se modernizar o antigo e depois por tabuletas a indicar o caminho para este corte de ténis. Dito

    ResponderEliminar
  2. É de louvar esta proposta integrada, que nos é apresentada antes de decidida, para que todos a possamos ver, analisar e dar a nossa opinião. Nos tempos que correm, não é habitual. Para além de alguns pormenores que faria de maneira um pouco diferente, vê-se que existe um pensamento a longo prazo. Agora cada um de nós deve olhar e dar a sua opinião.

    ResponderEliminar
  3. Requalificar quer dizer:melhorar espaço público a nível ambiental,urbanístico,etc...revitalizar.
    Na proposta 2 pretende-se instalar um cemitério num terreno privado e em zona habitacional (só moradias). Anda tudo doido ou estão a brincar com a população do Algueirão- Mem Martins?

    ResponderEliminar
  4. A proposta nº 5 é audaciosa.Não percebi muito bem o "rebaixar a linha do combóio" entre a Portela e a Tapada das Mercês (4,27 km) para o mesmo funcionar no subsolo.Será uma coisa do género do túnel Campolide-Rossio (2,99 km) ? É capaz de ser bonito só que deve custar ???% do Orçamento do Estado e com sorte os meus bisnetos poderão apreciar o Grande Centro da Vila (se calhar na altura já seja cidade).

    ResponderEliminar
  5. Acho uma graça a estas pessoas com responsabilidades públicas!!!!!
    O antigo "INAG" gastou milhões de euros na execução de 3 bacias de retenção da
    linha de água da "Ribeira da Laje"onde existe uma área adjacente que delimita a
    maior cheia de cem anos, regulamentada pelo Dec-Lei 45/86 de 26 de Setembro.
    Há pessoas privadas dos seus direitos de propriedade em virtude de uma servidão
    administrativa.
    Como é que se pode propor, no espaço das bacias de retenção a construção de um Parque Urbano, Cortes de Tenis, Piscinas, etc.?
    O actual Presidente da CMS seguiu as directrizes da antiga Presidente, ao construir, com dinheiros públicos, a Passagem inferior da Ouressa(que inunda derivado ao corte da linha de água) em beneficio da empresa "Sociedade dos Casais": urbanizador da Quinta da Cavaleira; que construiu cerca de 2000 fogos sem ter executado qualquer infraestruturas. De acordo com a lei devia ter existido um Protocolo entre a CMS e a sociedade urbanizadora (fugiram á lei)...
    Na proposta nº 1 esta-se a propor infraestruturas para se gastar mais dinheiros
    públicos. Porque não se obriga o urbanizador a faze-lo? Mais uma vez os técnicos continuam a facilitar o urbanizador; a troco de quê? Existem espaços públicos para esses fins, dentro da urbanização(que ainda não está recepcionada pela CMS).

    ResponderEliminar
  6. Como morador da rua Reinaldo dos Santos acho inaceitavel a proposta nr 2 apresentada para um cemitério neste local...Nao faz sentido nenhum um cemitério dentro de uma localidade com acessos estreitos e no meio de moradias..eu tenho filhos, um de tres anos, e quando sair pela porta vou dar de frente com um cemitério??? Com tanto espaço que existe, até bem afastado da populaçao e moradores..!!!

    ResponderEliminar
  7. Boas...Só para dizer que realmente este presidente de freguesia está no grupo dos "vendidos" políticos que assolam e destroem o nosso pais....a proposta nº7 é completamente ridícula, para quem conhece bem Mem-Martins, sabe que poucas são as quintas antigas ainda existem e que conferem o estilo saloio á nossa freguesia, além de poucos espaços verdes existentes (existem sim é canteiros em Mem Martins), agora espaços verdes?!!! Vá lá deixem-se de tretas....bem mas continuando para o objectivo...se na Quinta de Fanares construírem os “prédios de 3ºpisos, mais estacionamento, mais actividade comercial (quando tudo o resto está a fechar portas sendo que em 2012 fecharam cerca de 360 espaços comerciais só em A.M.M.), isto tudo é no mínimo favorecer o interesse de alguns, entre eles a canalha que está na Junta de A.M.M., e só para rematar, julgo que esta zona esta dentro de um qualquer espaço protegido (a confirmar)…..bom e é este o estado da freguesia e eventualmente deste pais das bananas….Lamentável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RESTAURANTE FLUTUANTE? ESTOU EM PORTUGAL OU NO DUBAI?

      Eliminar
  8. E a Augi no Algueirão??????? 30 anos de espera

    ResponderEliminar
  9. E a AUGI no Algueirão??????????RUA PINHAL DA FORMIGA....como é??

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente com a proposta nº1 e tenho pena que seja tão tardia,(mas mais vale tarde do que nunca)tenho pena que numa zona com uma densidade popolacional tão grande não exista um espaço devidamente adequado às práticas desportivas e ao divertimento das crianças e por isso concordo a 100%.

    ResponderEliminar
  11. De todas as propostas apresentadas acho que a melhor é mesmo a Proposta Nº4, construção de um Novo quartel para os Bombeiros de Algueirão Mem-Martins. Eles passam o tempo todo a ajudar quem mais precisa, acho que deviam desta vez ser ajudados de alguma forma, já que não são o grupo profissional que mais ganham monetariamente e são eles que têm de estar acordados dia e noite, com turnos de 12h seguidas, muitas noites sem dormir quase!

    ResponderEliminar