A antiga fábrica da Samsung, em Sintra, está a ser demolida. No local vai surgir um moderno parque empresarial, construído pelo grupo VGP.
O grupo belga VGP, cotado na Euronext de Bruxelas e que detém 100 parques semi-industriais e logísticos em 17 países europeus, comprou o terreno em 2021, em São Pedro de Penaferrim, onde pretendia construir o parque empresarial.
A pandemia de COVID-19 e a situação de instabilidade internacional, atrasou o projeto que avança agora reformulado, relativamente ao que era previsto em 2021.
O VGP prévia, em 2021, ter uma área bruta locável de 13 000 m², gerar cerca de 130 novos postos de trabalho, num terreno com mais de 27 000 m². Nesse ano era previsível um investimento de cerca de 12 milhões de euros.
O novo projeto que avança agora, praticamente duplica a dimensão do parque empresarial. São mais de 54 000 m² de terreno com 22 486 m² de área bruta locável.
O VGP Park Sintra, ainda sem data prevista para a sua abertura, situa-se junto do IC19 e A16, permite acesso rápido a Lisboa, ao aeroporto e ao porto marítimo.
O parque dispõe de instalações de alta qualidade, adequadas para logística, armazenagem, atividades comerciais e indústria ligeira. Oferece soluções personalizadas, uma rede completa de infraestruturas internas e acesso facilitado ao transporte público.
A localização privilegiada do parque proporciona fácil e rápido acesso a todo o concelho de Sintra e regiões circundantes, dispondo de uma ampla oferta de mão-de-obra na região de Sintra, onde habitam cerca de 400 mil habitantes.
Fábrica da Samsung fechou há 24 anos
O fecho foi atribuído à decisão da multinacional de deslocar a produção para outras subsidiárias. A fábrica, que operava desde 1990, era considerada uma das principais empregadoras industriais na região de Sintra, sendo que o seu encerramento causou um forte impacto na economia da região.





