Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 15 de novembro de 2020

[Rimas e Batidas] Fumaxa: “Estar com outros músicos em estúdio trouxe mais coesão à minha música” [video]

“Eu comecei a escrever em 2006 com os Young Thugz aqui da minha zona.” É assim que Fumaxa começa por nos contar a sua história no hip hop. Fast–forward até aos dias de hoje, quis o destino que o seu foco transitasse das rimas para as batidas, levando-o ao encontro de um currículo que hoje já é um dos mais respeitados em Portugal. Dos trabalhos ao lado de Bispo, Chyna ou No1 às produções cedidas a gente como Landim, Blasph, Sanryse, Valas ou, mais recentemente, Julinho KSD — e não esquecendo o contributo que deixou em três dos discos mais aclamados dos últimos anos, You Are Forgiven, Deepak Looper e The Art Of Slowing Down —, parece que só lhe faltava mesmo tem um hit em nome próprio.

O trajecto foi longo e meteu pelo meio uma estadia em Londres antes do regresso em definitivo ao nosso país para vingar na emblemática dupla que formou com Bispo, tanto em disco como nos palcos. Longe de casa mas no conforto de uma comunidade lusa que o acolheu e o motivou na caminhada, Fumaxa aponta Fizz como “uma pessoa que foi muito importante” no processo de aprendizagem e relembrou como Marrokan lhe introduziu ao sampling na MPC durante uma conversa com o ReB.
Apesar do ar calmo e tranquilo que aparenta, Fumaxa é um verdadeiro turbilhão criativo e um dinamizador nato, cuja força motriz e motivação facilmente contagiam e fazem girar à sua volta os criativos que lhe estão próximos. No regresso a Mem Martins, já com uma dose de knowledge e algum capital para investir, uniu o bairro onde mora e juntou-se à Fitcha Broca Recordz, com alguns talentos locais, como Landim, Singa, BTG ou Thug PKP, uma editora independente especializada em rap de rua. Esta capacidade de pensar além da música e de criar e solidificar estruturas mantém-se e já fez nascer outros dois projectos, a HeadBangerz e a Dirty Doc, esta última uma ambiciosa equipa de produção liderada por si, que deixa a porta aberta à colaboração com outros músicos e que o ajuda nesta nova caminhada.

O facto de estar com outros músicos em estúdio trouxe mais coesão à minha música”, começa por explicar. “Abriu-me portas para experimentar várias cenas e nunca ficar limitado à cena do sampling. O sampling é uma grande cena, é uma arte muito fodida e há poucas pessoas que sabem samplar como deve de ser. Mas acho que os instrumentos tocados vieram enriquecer a minha cena. Desde essa altura que passou a ser um must, uma obrigação, passar a minha cena a um músico e perguntar-lhe ‘o que é que achas?’ A coisa até pode ficar assim ou não, mas, regra geral, hoje tenho sempre alguém a tocar alguma coisa nos meus instrumentais.

O colectivo surge como consequência natural do trabalho que tem vindo a desenvolver com outros colegas. “Eu e o Rubik terminámos de trabalhar no álbum do Slow J e ficámos ‘o que é que vamos fazer agora?’ Decidimos alugar um estúdio com o Migz, nós os três. Começámos a bulir lá com o Julinho, os Instinto 26… Na altura decidimos criar um nome e surgiu Dirty Doc. O Migz eu já o conheço desde 2012/2013 mas começámos a estar mais vezes juntos, em estúdio, para aí em 2016. O Rubik foi nosso aluno na ETIC e desde que lhe dei aulas que senti que o gajo tinha bué talento. Curti a vibe e a postura dele. É um puto bué humilde e respeitador. São cenas que um gajo preza. A partir daí fui-lhe dando o toque para ele ir lá ter connosco e as cenas foram fluindo. Alugámos estúdio os três e surgiu a Dirty Doc. Agora tudo o que fazemos é para Dirty Doc. Passamos beats uns aos outros, samples, drums… Tocamos em cima de cenas uns dos outros. Achamos que faz mais sentido e que dá mais coesão à nossa música.

Sobre envergar num trilho a solo, o produtor confessa que esta é uma ideia que já vem de há algum tempo para cá, tendo apontado algumas das suas influências como exemplos, desde Alchemist a Dr. Dre — “Os meus produtores favoritos não são só produtores, também são vistos como artistas”. Mas a materialização deste sonho (com “The City is a Jungle”) não envolveu pressa e acabou por surgir naturalmente durante uma sessão de estúdio: “Nós temos estado a trabalhar com o Júlio desde o ano passado. Surgiu a oportunidade de estar com ele e com o Richie [Campbell] e boom.

A ideia para o single surgiu de forma bué natural. Nós já estávamos a passar muito tempo no estúdio a criar, fazer cenas, brincar e fazer dicas. Um dia decidimos dar o toque ao Richie para vir chillar connosco. Ele foi bué tranquilo e disse ‘ya, bora ouvir e fazer cenas’. Ele veio ter connosco, sentámo-nos a ouvir dicas, ele começou a curtir… Ele ouviu o beat e disse ‘é este aqui!’ Ele começa a escrever e entretanto o Júlio chegou. O Richie droppou o refrão, o Julinho sentiu a vibe e disse ‘Richie, então? Baza lançar esse mambo?’ Boom. A coisa ficou assim. Uma cena do caralho.

E quais serão os próximos passos de Fumaxa em relação a uma carreira a título individual? “Eu não tenho planos por causa desta merda do corona… É fodido um gajo dizer o que é que vai ou não vai fazer. Eu só vou deixar o tempo passar e ver se faz sentido apostar num projecto. Claro que eu curtia de fazer mais cenas com artistas portugueses, mas temos de ver. Até porque um gajo está com mais cenas em cima da mesa, estou a bulir em projectos de outros artistas… É uma questão de ver.”

sábado, 14 de novembro de 2020

[Rimas e Batidas] Álbum de estreia de nastyfactor chega no final de Novembro [video]

 nastyfactor vai estrear-se a solo num disco intitulado A Vida dos Felizes, que sai daqui a um par de semanas, mais concretamente no dia 27 de Novembro.

Já com uma década de rap nas costas, António Silva faz parte da Segunda Vaga de artistas a representar Mem Martins no circuito do hip hop nacional. MC e produtor nos GROGNation, grupo com o qual carimbou duas mixtapes, dois EPs e um álbum — há ainda um projecto do colectivo a meias com Sam The Kid que tarda em chegar — foi em 2018 que se deu a conhecer em nome próprio com o curta-duração Adrenalina.

Dois anos passaram desde esse momento mas nastyfactor nunca deixou de ser um militante assíduo desta nossa praça: além da música que cria em parceria com Harold, Papillon, Prizko e Neck, não têm faltado provas a solo nem colaborações com outros artistas, como tem acontecido com Nameless, ZA, No1 ou MICSHYNE.

Depois de ter editado um conjunto de três temas em Julho deste ano, o MC e produtor anunciou este semana a vinda daquele que será o seu primeiro álbum a solo. A Vida dos Felizes aterra no final deste mês, tem Domi, AJ, Prizko, Haze e Mike Find Mind nos créditos e conta com 11 faixas, três delas já do domínio público — “nunca mais“, “tão bem” e “cinzento” foram reveladas no decorrer de 2020. O artwork do disco ficou ao cargo de Patel Rebelo.

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quarta-feira, 11 de novembro de 2020

História da MESSA

 Está a tentar escrever-se a "História da MESSA".

GOSTAVA de participar? Têm Histórias, Memórias, Recordações desta Fábrica? Foi funcionário?

entre em contacto comigo: hugo.nicolau@gmail.com



segunda-feira, 2 de novembro de 2020

[RR] Rixa faz um morto e um ferido em Mem Martins

 Um homem morreu e outro ficou ferido durante uma rixa em Mem Martins, Sintra. O incidente aconteceu na noite de domingo.

Em declarações à Renascença, o Comandante Artur Serafim, das Relações Públicas da PSP, adiantou que recebeu o alerta às 23h20, altura em que os agentes se dirigiram para a Estrada de Mem Martins e encontraram ambas as vítimas.

“Houve dois indivíduos baleados: um deles num pé, tendo sido transportado em viatura pessoal para o hospital Amadora Sintra; o outro foi ferido nos membros inferiores, com três tiros, e morreu no local apesar os esforços das equipas médicas”, descreveu.


PSP recebeu o alerta às 23h41. Foto: Joana Bourgard/RR

No local estiveram dez operacionais dos Bombeiros de Mem-Martins, a PSP e o INEM.

No seguimento da ocorrência envolvemos esforços e ainda não se identificou autor dos disparos”, acrescentou a mesma fonte.

O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar o caso.

https://rr.sapo.pt/2020/11/02/pais/rixa-faz-um-morto-e-um-ferido-em-mem-martins/noticia/213284/

terça-feira, 20 de outubro de 2020

[TSF] A pandemia "pôs fim" ao Progresso

Tinha 78 anos, era uma das coletividades mais ativas do concelho de Sintra, mas o Progresso Clube foi obrigado a fechar por causa da crise. Na rua, ficam histórias para contar e gente que se viu, de repente, sem a "segunda casa".



https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/a-pandemia-pos-fim-ao-progresso-12938453.html

Desde os dias quentes de julho, que o silêncio tomou conta da praceta do Progresso Clube, em Algueirão - Mem Martins. O burburinho constante das conversas à porta do clube, o "entra e sai" de gente todas as idades, foi substituído apenas pelo som do vento, de um ou outro carro que passa, de um ou outro cão que ladra, ao longe.

A "nova sede", inaugurada em 1992, edifício de vários andares, com inúmeras modalidades desportivas e incontáveis iniciativas culturais, é agora um edifício vazio de pessoas, sem vida. "Conforme decisão da Assembleia Geral Extraordinária de 6 de julho de 2020, o Progresso Clube encontra-se encerrado". O letreiro na porta é claro. Chegou o fim.



"Uma dor muito grande, quando fechou"
Ao final de uma tarde ventosa de outono, é aqui que nos encontramos com Irene Ferreira. Foi neste edifício que começou a dar aulas de ginástica com 23 anos. Já lá vão 37. Veio de Santarém à procura de emprego. Consegui-o no Progresso e por ali ficou até ao último instante. Foi "uma dor muito grande", o encerramento.

Nas quase 4 décadas que se seguiram a esse dia de 1983, em que recebeu os primeiros alunos, Irene Ferreira deu aulas a miúdos e a graúdos de todas as idades, fez amigos para toda a vida e criou uma carreira de sucesso.

Lembra, por exemplo, as diversas idas à Gymnastrada, talvez o maior evento mundial de ginástica, em conjunto com outros clubes da zona de Sintra. "Fomos à Suécia, à Suiça, à Áustria, à Holanda". Eventos que também serviam para estreitar laços, que ainda hoje continuam apertados.


"Preencher o coração"

Por baixo da máscara, adivinha-se-lhe o sorriso, ao falar, com carinho, da sua aluna mais velha. A Dona Manuela tem 75 anos e começou a ir às aulas de Irene ainda no "velho" Progresso, já lá vão mais de 30 anos. Hoje é uma "referência": "é ela que faz o bolo de maçã, os pastéis de bacalhau.... é uma forma de a manter aqui." Mas ainda faz todos os exercícios. "Mais devagar, mas faz tudo", garante.

Como Manuela, eram muitos os idosos de Mem Martins e do Algueirão que tinham no Progresso Clube uma verdadeira família, uma forma de enganar a solidão. Um simples bolo de aniversário pode fazer a diferença. "Parece que não é importante, mas, para quem não tem este tipo de apoio em casa, preenchia o coração".
Foi assim durante 78 anos. Até que a pandemia agravou dificuldades que vinham de trás. Sem uma nova direção, os sócios aprovaram o encerramento em pleno verão quente de 2020. Uma decisão que parece não ter volta a dar.
A TSF contactou a direção demissionária do clube e também a Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins, para tentar perceber se existem planos para uma eventual reabertura do Progresso Clube, mas ninguém esteve disponível para falar sobre o assunto.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020