Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ideias e Propostas para uma Vila Melhor

Depois de ouvir o debate entre os candidatos à Junta de Freguesia, fiquei perplexo com as ideias discutidas. Será que estas pessoas não sentem a freguesia?
Então, decidi criar a minha candidatura virtual à freguesia, através de um Partido Virtual e Imaginário.
















Vou vestir a camisola de politico e candidato por 5 minutos, e lançar as ideias da minha candidatura, ideias que penso transformariam a freguesia num local melhor para todos:Slogan da Campanha: "Mimar Algueirão - Mem Martins", pois a freguesia precisa de mimo, de carinho, de pormenores que façam a diferença.


PROPOSTAS:

- A freguesia necessita de espaços públicos e espaços verdes, onde as crianças possam correr e brincar em liberdade, onde possam chutar uma bola, sem a possibilidade de esta ir em direcção a um carro. De zonas onde as pessoas possam correr, caminhar, passear, namorar...
Sugestão: Prolongar o Parque Urbano de Ouressa por toda a encosta de Ouressa junto aos depósitos de água, negociar com os promotores imobiliários de nova fase da Tapada das Mercês e tentar recuperar toda aquela zona, para construir uma grande parque, à imagem do Parque dos Poetas em Oeiras, até porque o mercado da construção jamais voltará ao apogeu dos anos 80 e 90, e a Tapada das Mercês está longe de ser o local convidativo para comprar casa (basta ver as centenas de casa em 2ª mão que estão à venda). Criar um espaço publico central, nos terrenos em frente ao actual Centro de Saúde.

- A freguesia precisa de preservar o passado, e tentar preservar as imagens da antiga vila Saloia.
Sugestão: Requalificar o Largo Artur Soares Ribeiro (antigo Largo do Ti Saloio), local onde antigamente era o centro de Mem Martins. Foi o 1º local onde por exemplo, os habitantes da terra puderam ver a Luz Eléctrica. Requalificar o Algueirão Velho. Marcar Coutinho Afonso com uma genuína Vila Saloia, preservando todos os traços originais, e requalificando o edificado.

- Existe na freguesia algum local para estudar? Alguém já quis se juntar com uns colegas para estudar ou fazer um trabalho de grupo e não ter qualquer sitio? E será que 100 mil habitantes não merecem uma Biblioteca? Nem um espaço de Cultura?

- Requalificar a Messa e transformar aquele espaço numa zona multi-serviços, com a sede da Junta de Freguesia, novo Centro de Saúde, uma Creche Social, um Complemento ao Centro de Dia, um Pavilhão Multiusos preparado para todo tipo de desporto e de espectáculos. Será que a freguesia com maior numero de eleitores não merece isto?


- Construção de um silo automóvel junto da estação da CP, de modo a facilitar o acesso aos comboios e ao comercio. Penso que esta solução seria muito mais eficaz do que os tão falados parquímetros.

- Requalificar a zona da estação de modo a aumentar a segurança e o conforto de todos os transeuntes. Actualmente é uma zona insegura e desconfortável.


- E será que a Vila não necessita de algo que a marque?

Sugestão: Criar um concurso gastronómico de modo a ser criado um doce típico da Vila. Um doce que passasse a ser uma referencia. Um doce que poderia ser vendido nas pastelarias, e que fosse um foco de atenção para os moradores e visitantes. Quem não conhece as queijadas de Sintra? Fofos de Belas? Pasteis de Tentugal?
Outra ideia interessante seria tentar reavivar o Bolo de Natal de Mem Martins, um bolo saloio que era confeccionado no Natal pelos habitantes de Mem Martins, e com o passar dos anos foi substituído pelo Bolo Rei.

Pronto, já chega. Talvez me considerem um lunático ou um demagogo com imaginação fértil, mas sinto que a freguesia necessita de mais, e fico preocupado quando oiço as sugestões de alguns candidatos. Pode ser que alguém ache interessante, e utilize as pelas minhas ideias... Quem sabe...

9 comentários:

  1. Candidata-te e tens o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Boas e excelentes ideias... Grande artigo Nico... Tens mais ideias que os lunáticos que se estão a candidatar à Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de deixar aqui uma curiosidade uma vez que nos ultimos tempos os temas politicos têm dominado a nossa sociedade e também este blog.

    Para quem não sabe o lider do MEP (movimento esperança portugal) Dr. Rui Marques é um filho da nossa terra que tive a honra de ter como colega de escola...

    Mesmo para quem nao se identifica com as ideias e propostas deste partido fica a curiosidade.

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso da proposta de um "parque dos poetas" - considero até que ficaria também muito bem instalado atrás de ouressa, até à urbanização de mem martins poente, e o bairro são josé.

    Quanto à proposta da biblioteca, local de investigação e estudo, sem dúvida que é necessário mais e melhor, mas existe o centro de juventude das mercês. É pequeno eu sei, minúsculo, mas existe! :)

    Considero que os candidatos deveriam reflectir algumas das propostas apresentadas.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu gostei das ideias.

    Li hoje esta noticia

    http://www.ionline.pt/conteudo/24051-sintra-classificacao-patrimonio-mundial-da-unesco-nao-esteve-em-causa

    e não posso deixar de me rir. Sintra continua a ser a menina dos olhos da Câmara, enquanto tudo à volta se torna num buraco. Que bonito, até chegarem a Sintra, património da Unesco, vão ter de ver todo o betão.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se são as melhores ideias, mas são certamente ideias mais próximas das pessoas...

    Em Mem Martins não há sítios dignos para as crianças...

    ResponderEliminar
  7. Efectivamente ser político responsável é muito fácil.
    O difícil é ser político honesto.
    Onde posso votar em ti?

    ResponderEliminar
  8. Avance na próxima oportunidade que terá o meu voto. Até lá, já não era mau que algum de entre os que se alaparam à autarquia aproveitasse alguma ideia.
    Paula Martins

    ResponderEliminar
  9. se um dia se candidatar tem o meu voto....optimas ideias...fuschia tens toda a razao....tudo é bonito em sintra, mas à volta mete medo ao susto

    ResponderEliminar