Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Alguém reconhece o 'Externato'?

Esta casa era um símbolo da educação em Mem Martins noutros tempos... Reconhecem???
A casa já não existe, e acabou por dar origem a um prédio de habitação (anos80/90)
https://www.facebook.com/Externato-Rainha-Santa-Isabel-544511438911705/info/?tab=page_info

5 comentários:

  1. Maria Isabel Campana Benite Macedo e Brito17 de outubro de 2018 às 03:38

    Sou uma antiga aluna que frequentou ate ao ultimo ano o externato,tendo como professora D. Gracinda!que saudades!Sou a Mimi como sempre me chamaram!adorei !presentemente,vivo em Almada.telef...919889209...Mto do que sou lhe devo!Bem haja pelos seus 96 anos!Beijinhos!vou entrar em contacto!

    ResponderEliminar
  2. Ana Rita de Jesus da Silva2 de fevereiro de 2020 às 17:31

    Fui aluna do externato de 1968-1971 e a professora D. Gracinda era a directora da escola. Tenho muitas boas memorias de sua amabilidade. Quando estava doente e enquanto esperava pela minha mae, ela me levava para perto da lareira electrica e me oferecia rodelas de ananas enlatado para eu comer.

    ResponderEliminar
  3. Fui aluna desse externato e só tenho más recordações.
    Creio q a professora se chamava Leonilde, se fosse hoje ela seria suspensa de funções, um ser de estrema violência, arrogante humilhava e batia desmedidamente.
    Tenho mt pena de nunca ter agido judicialmente, ela nunca deveria ter ficado impune.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Joana. Tenho a certeza qua a Sra. Da Gracinda Castro da Fonseca, terá tentado por todos os meios, resolver a situação, que se passou consigo e com muitas outras alunas- inclusivé comigo; penso que seria uma pessoa com algum problema, tinhas humores oscilantes, como já chamei em textos publicados na página do ERSI no FB; talvez bipolaridade não sei- o que sei, é que a Sra . Da Leonilde era de extremos, ou muito bem ou muito mal; uma vez houve uma cena de pancadaria numa colega Nossa, que só acabou, pq foram chamar a directora, que estava em casa e vivia no andar de cima. Provavelmente isso pode ter acontecido, nós é que não sabemos, se houve ameaças de suspensão do- quem sabe se venha a saber, dado que a directora faleceu agora, no dia 17/09/2021, com 100 anos, e certamente terá muita papelada que é a história do ERSI, para ser desvendada. A Sra. Da Gracinda era uma senhora muito correcta, justa, firme, terá concerteza tentado resolver a situação, mas também temos de ver, como seria lei na altura, relativamente a suspensões e punições aos professores à época. Ela própria, batia sem piedade na filha, como que para dar o exemplo (!!!).
      Ainda assim, tenho muitas boas recordações da escola. Ficam para sempre.

      Eliminar
  4. Uuuuui! Que saudades me bateu agora no coração! Fui aluna ai em 1963 e 1964. Fui aluna da D. Gracinda também, e havia uma outra que não me recordo o nome. Um abraço a todas as meninas que andaram nesse colégio. Lembro-me do nome de algumas colegas , mas muitopoucas, já que mudei de cidade. A Teresa Gomes da Silveira e Cunha, A Luisa...que seá feito dessa gente? Escrevam , partilham, falem, quem sabe nos recordamos umas das outras?????

    ResponderEliminar