Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mem Martins - Construção Abandonada

Este é sem duvida algo que se pode tornar verdadeiramente perigoso em Mem Martins. Refiro-me a uma construção na Rua Santos Carvalho (traseiras do pavilhão da Missão Cristã), que se encontra abandonada e totalmente sem protecção.

Se bem me lembro (esta é uma informação que não consigo confirmar), este edifício foi construído pelo facto da Central dos TLP na Rua Eng. Júlio Gomes da Silva, no Algueirão já não possuir capacidade para mais, pois na altura tinha se esgotado os números iniciados por 921.


O que é certo, é que durante a construção desta nova Central Telefónica, surgiu uma nova tecnologia que permitiu que os novos números (922) pudessem ficar instalados na antiga Central, deixando a nova de ser necessária, ficando por isso a sua construção parada. Volto a frisar que não sei se esta é a verdadeira história deste edifício.









A verdade é que este edifício se manteve abandonado desde o inicio dos anos 90, numa zona isolada durante muito anos, e que aos poucos começou a ser envolvido por novas construções e empresas. O que é certo, é que o edifício chegou a ser habitado por uma famílias de baixos recursos, que recorria da solidariedade do empresário da empresa instalada mesmo ao lado, que lhes fornecia electricidade, de modo a poderem obter as condições minimas de habitabilidade.




Nos dias que correm, trata-se de um espaço perigoso e mal frequentado (gangs e toxicodependentes), basta reparar nas inscrições nas paredes. Além disso, este local é uma possível fonte de morte, pelo facto de o 1º andar e as escadas não apresentarem qualquer protecção, potenciando quedas extremamente perigosas, e do espaço estar repleto de lixo.


- Quem vai ser o responsável se uma criança entrar neste espaço e cair, e se aleijar a sério ou algo mais grave? - Quem vai ser responsável se uma mulher for "sequestrada" e levada para este espaço?

Penso que seria de todo conveniente inibir a entrada de qualquer pessoa neste espaço, por razões de segurança, e de modo a evitar algo com alguma gravidade.


As fotos parecem tiradas num cenário de guerra, no Iraque ou na Palestina mas não, é mesmo em Mem Martins...


1 comentário:

  1. Deus dá nozes...

    Então o espaço referido, com uma limpeza a pá e enxada, não era tão valioso para jogos de paintball e de reenactment (airsoft)?!?!?!?!?

    enfim...

    Abraços

    ResponderEliminar