Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Câmara da Amadora realoja familias no Algueirão (mais uma vez)

A Câmara da Amadora está a comprar casas no concelho vizinho de Sintra para realojar famílias que vivem em barracas, na área de influência da CRIL, mas a autarquia liderada por Fernando Seara promete oposição e já veio dizer que "é um acto ilegítimo e injusto".
À falta de fogos disponíveis no seu próprio concelho e para concluir rapidamente o processo de realojamento de famílias que estão em rota de colisão com a CRIL, cuja construção avança a todo o vapor, a Câmara da Amadora decidiu procurar, na vizinhança, fogos a custos controlados para instalar dez famílias.

Os 10 fogos estão a ser adquiridos em Sintra, distribuídos pelas freguesias de Algueirão-Mem Martins, Monte Abraão, Rio de Mouro, Cacém e Queluz, esclareceu Carla Tavares, acrescentando que são realojamentos de "famílias estruturadas", que trabalham e que serão acompanhadas por técnicos da autarquia da Amadora. "Não são pessoas que vivem do Rendimento Social de Inserção", argumenta a vereadora.


No final dos anos 90, no segundo mandato de Edite Estrela na Câmara de Sintra, já tinham sido realojadas 40 famílias da Amadora na cooperativa Coopalme, em Algueirão. "Na nossa óptica, esse processo também não correu bem, tendo em conta que a Câmara da Amadora não assegura o acompanhamento dos moradores desses fogos", avalia agora a vereadora da habitação da Câmara Municipal de Sintra, Paula Simões.

Excertos de Noticias Jornal de Noticias e Publico

sábado, 26 de junho de 2010

[SIC] "Achas que Sabes Dançar" Candidata Mariana Paraizo - Mem Martins (video)

No concurso da SIC "Achas que Sabes Dançar" continua a dar boa conta de si uma concorrente residente em Mem Martins, a Mariana Paraizo.

Nasceu no Brasil mas está em Portugal há mais de dez anos.

Tem quatro anos de formação técnica em Ballet, Jazz, Dança Contemporânea e Hip-Hop no Brasil. A esta lista acrescenta-se um curso de instrutora de Hip-Hop, um de formação para bailarinos e vários trabalhos em diversas empresas como bailarina e coreógrafa em Portugal, Espanha e Luxemburgo, bem como a frequência em diversos workshops. 


 


Ao entrar no programa «Achas que Sabes Dançar?» a Mariana pretende apoiar o crescimento e a divulgação da dança em Portugal.

Para além disso, quer mostrar as suas capacidades! Os espectadores costumam gostar da sua energia, linhas, flexibilidade e carisma. Mesmo assim, pensa que ainda precisa de evoluir e que tem capacidades para tal.


http://sic.sapo.pt/online/sites+sic/achas-que-sabes-dancar/finalistas/marianaparaizo.htm















sexta-feira, 25 de junho de 2010

[RTP arquivo] Roteiro para a Juventude

Cavaco Silva, Presidente da República na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, no último dia do Roteiro para a Juventude.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Rotunda Inclinada de Ouressa

Aparentemente, as obras estão quase concluídas, do novo túnel que faz a ligação Ouressa/Cavaleira.












O que se salienta nesta obra, é a sensacional "Rotunda Inclinada"...

Ouressa passa a fazer companhia à cidade italiana de Pisa, com obras inclinadas...

A "Torre Inclinada (Pisa, 1173)" e a "Rotunda Inclinada (Mem Martins, 2010)"

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desfile de Fanfarras nos 50 anos dos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins (video)

No Domingo, dia 13 de Junho, finalmente ouviu-me alegria nas ruas de Mem Martins.













Nas comemorações do 50 anos da Associação de Bombeiros Voluntários de Algueirão - Mem Martins (ABVAMM), foi possível assistir a um bonito desfile de 14 fanfarras, de diversas corporações de Bombeiros do Concelho de Sintra, e de Albufeira, Cacilhas, Odivelas, Caldas da Rainha.















No entanto, não posso deixar de comentar o factos de as ruas estarem praticamente desertas, à excepção da zona em frente ao Quartel e perto da zona do Chaby.














É verdade... a população não está habituada a iniciativas, a animação, a festividade, no entanto, também acho que a divulgação falhou. Será que alguma placas junto a uns postes, em 4 ou 5 sítios da freguesia, é o suficiente para dar conhecimento deste tipo de iniciativas?

É pena, pois acho que esta corporação de Bombeiros merecia outra homenagem por parte da população da freguesia. Ruas cheias, alegria e agradecimento... Eles mereciam...

Aqui fica a minha vénia...
Parabéns ABVAMM...
Obrigado ABVAMM...

Confirma as imagens e o som, em baixo...

domingo, 13 de junho de 2010

[Jornal I] Falta de Medicos de Familia em Algueirão Mem Martins




















Excerto de noticia do Jornal I (08 de Junho de 2010)


(...)
O Sindicato Independente dos Médicos diz que o número de portugueses sem médico de família está a aumentar - agravado pelos pedidos de reforma - e os clínicos de serviço são pressionados a ver todos os utentes sem clínico em atendimentos complementares. "Há unidades em que há tantos doentes sem médico como doentes com médico de família. Só no centro de saúde de Algueirão-Mem Martins, há 40 mil. É muito complicado funcionar assim", critica o secretário-geral do SIM, Carlos Arroz. Para o sindicalista, "é inevitável que os erros comecem a aparecer". Até porque as Unidades de Saúde Familiar não atendem doentes fora das suas listas, "porque não há dinheiro para contratualizar" mais cuidados, e este trabalho fica entregue unicamente aos centros de saúde tradicionais, critica.
(...)

Noticia completa em Jornal I

domingo, 6 de junho de 2010

Tapada em Festa – I Encontro Cultural 2010


A Tapada das Mercês irá receber, nos próximos dias 10, 11 e 12 de Junho o “Tapada em Festa – I Encontro Cultural 2010”, por ocasião da comemoração do dia de Portugal e das Comunidades. Este evento terá como ponto de partida o “Dia do Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha”, a nível da comunidade escolar, no dia 9. Esta é uma iniciativa comunitária do grupo (i)Nova Tapada, constituído por instituições e associações com a participação de grupos informais e moradores. É também uma resposta concreta à necessidade de acesso a actividades culturais, aferida num levantamento feito pelo mesmo grupo em Dezembro de 2009.

Neste espaço de encontro pretende-se divulgar e celebrar a diversidade através da participação activa da população no desafio de descobrir e partilhar cultura.

Entre as actividades do vasto programa encontram-se: concertos, artesanato, dança, cinema, paradas, gastronomia, teatro, etc.

O evento decorrerá no espaço interior e exterior do Centro Comercial Floresta Center, entre as 15h as 22h.

A entrada é gratuita e haverá descontos e promoções nos produtos dos comerciantes locais.