Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 18 de junho de 2011

Primeira Pedra da Nova Igreja de Nª Srª da Natividade de Mem Martins

A bênção da Primeira Pedra da Nova Igreja de Nª Srª da Natividade de Mem Martins, irá decorrer no dia 19 de Junho (Domingo), com o seguinte programa: 
16h - Procissão, que sairá da Capela de Nª Srª da Natividade, em direcção ao terreno da nova igreja.
17h - Eucaristia no terreno da Nova Igreja -Bênção da Primeira Pedra

19h30 - Jantar/Convívio (Escola B 2,3 Ferreira de Castro) 


O espaço de culto interior quadrangular da Igreja contém: zona de culto para 410 lugares sentados (podendo aumentar com lugares de pé); capela do SS.MO, e Baptistério.

O Centro Pastoral dispõe de um espaço amplo de entrada com acesso aos diversos serviços, zona de estar e cafetaria, por um núcleo de direcção, um salão polivalente e um núcleo de ensino e formação. O salão polivalente, para conferências, festas e outros espectáculos, tem 245 lugares sentados e mais 4 lugares para pessoas com mobilidade condicionada, num total de 249 lugares. O núcleo de formação é composto por 8 salas de catequese, 4 salas de catecumenado, uma mediateca, uma secretaria, um depósito de material. Existem ainda 2 capelas mortuárias, cada uma delas com capacidade para 36 lugares sentados.

O Centro Pastoral, para além da sua vertente de formação da comunidade cristã estará vocacionada para acolher actividades diversas de acção social e cultural e recreativa que venham a revelar-se úteis à localidade de Mem Martins e à freguesia em geral.

O terreno da nova Igreja tem uma área de 5719m2, tendo sido objecto de permuta por um outro entre a Câmara Municipal e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. José do Algueirão. Possui uma área bruta de construção de 3031.32 m2.

No meu ponto de vista, é pena uma freguesia desta dimensão nunca ter guardado um espaço digno e central para uma igreja, aliás, a igreja sofre do mesmo problema que o mercado já sofreu. Isto é apenas resultado do mau urbanismo e do mau planeamento. Constrói-se no que sobrou da ganância do betão...
É inequívoco que este equipamento faz falta há muitos anos à nossa terra, mas é pena, o triste cenário urbano que envolve este terreno. Será esta a imagem que vamos guardar de um casal de noivos a chegar à nossa nova igreja?


É uma pena as coisas em Algueirão Mem Martins chegarem quase sempre atrasadas, em sítios remediados, mas vamos aguardar por esta obra, e começar a contar os dias para conseguir ver tudo pronto... Quando estará pronta? 5 anos? 10 anos? 15 anos??? MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA...

4 comentários:

  1. A primeira pedra já está! Agora resta-nos esperar pacientemente pela segunda...

    ResponderEliminar
  2. E quem é q vai utilizar a nova igreja? Lembro que a capela do Lourel está em obras há mais de 5 anos. A igreja do Algueirão depois das obras continua sem fiéis, a igreja de Rio de Mouro tem cada vez menos gente, até no ATL há menos crianças. Estamos a viver tempos de paradoxo e com poucos valores cristãos. Natal, prendas e bolo rei, a Páscoa é mais um feriado e os santos populares são sardinhadas patuscas. Sendo uma mulher de fé, fico triste, porque já não há vida espiritual. Pode ser que esta nova igreja traga um novo impulso aos valores à fraternidade e à comunhão.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Antes de mais, os meus parabéns ao Hugo por este blog, já que a informação sobre o tema não abunda.
    É realmente pena ver um equipamento tão importante do ponto de vista social e cultural implantado num espaço tão... deprimente, é a expressão que me ocorre (note-se que não sou religioso e tão pouco católico).
    Entretanto, como colaborador assíduo do projecto OpenStreetMap (http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenStreetMap), atrevi-me a implantar a nova(?) igreja no mapa, recorrendo obviamente à pouca info disponível, e creio que a implantação será aproximadamente esta: http://www.openstreetmap.org/#map=18/38.79385/-9.35009

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim... a localização é essa... se alguma vez for construída...

      Eliminar