02/03/2013

I Festival da Carne às Mercês

A Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, com a colaboração da AESINTRA Associação Empresarial do Concelho de Sintra, promove o FESTIVAL DA CARNE DE PORCO À MERCÊS, com o objectivo de promover o sector da restauração e manter as tradições gastronómicas.

 
Neste período difícil para o sector, devemos procurar acções que divulguem, promovam e incentivem os consumidores a frequentarem os estabelecimentos de restauração.

“Segundo rezam alguns documentos bastante antigos, a feira das Mercês existe desde os tempos da ocupação Árabe, sendo então uma feira de escravas, onde existia uma espécie de gruta com uma ermida que recebia diversas romarias em devoção à Senhora das Mercês. Marquês de Pombal, que tinha grande devoção pela Senhora das Mercês, em 1765 mandou edificar um solar naquele local, a Casa Pombal, junto ao qual foi erigida uma capela em honra da Senhora das Mercês. A feira das Mercês tornou-se famosa e, para além da venda de cereais, hortaliças, frutas da época, carnes fumadas e em salmoura, leitão assado de Negrais, assim como utensílios agrícolas e trajes, confeccionava-se a famosa carne às mercês que ficou até aos nossos dias como prato típico desta zona”.

Para mantermos as tradições e levarmos os consumidores aos estabelecimentos de restauração, promovemos o FESTIVAL DA CARNE DE PORCO À MERCÊS, de 01 a 21 de Abril de 2013 na Freguesia de Algueirão Mem Martins, com ampla divulgação, na Televisão, na Rádio e nos Jornais, para chamar os consumidores aos estabelecimentos participantes.


inscrição é gratuita, pelo que apelamos à vossa participação.

Mais informações e normas de participação


2 comentários:

  1. ´Quais as datas correctas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. no blog apenas me limitei a transcrever a informação que está disponível no site da Junta de Freguesia

      Eliminar