Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 19 de março de 2014

Qual o melhor bairro criados nos anos 80/90?

O "grande boom" urbanístico da Vila de Algueirão Mem Martins deu-se nas passadas décadas de 80 e 90, com o aparecimento exponencial da construção em altura, e da destruição dos espaços rurais existentes, de casas de veraneio de gente rica que vinha passar férias e fins de semana perto de Sintra, de Quintas, e dos vestígios saloios que foram ignorados, destruindo-se a história da vila. Assim se criou a triste imagem do espaço publico caótico e desordenado que todos conhecemos.

E afinal, com tanto betão, Qual o melhor bairro criados nos anos 80/90?
- Qualidade de Vida?
- Espaço para Estacionar?
- Espaços Verdes?
- Bons Transportes?
- Bons Acessos ao Centro da Vila e aos Serviços Centrais?
- Proximidade de Escola?
- Segurança nas Ruas?
- Qualidade Urbanística?
- Existência de Espaços Comerciais suficientes?
- Bairro dormitório ou Bairro com vida?



* Tapada das Mercês





























* Cabeço da Fonte






















* Casal da Cavaleira






























* São Carlos



































* Casal de São José



























* Mem Martins Poente







































* Casal de Ouressa













3 comentários:

  1. Em comum... muito betão...
    Em comum.... pouco ou nenhum espaço verde...

    Triste e sintomático da falta de ordenamento do território.... igualmente notório é como estes bairros de anos diferentes tem isso em comum, prova que a CMS e a própria Junta não se preocupou no passado e pelos vistos mantem a tendência....

    Pegando no tema que aqui trazes é de facto um bom assunto de reflexão, principalmente para os autarcas e obviamente moradores.

    ResponderEliminar
  2. Realmente o que também me saltou logo à vista foi a quantidade de betão e a ausência de espaços verdes. Falta ainda acrescentar duas características das urbanizações do nosso concelho: a construção em altura, ignorando em algumas urbanizações a proximidade da base aérea, e a insuficiência de estacionamentos. É lamentável!

    Só tenho uma pergunta: Não é suposto que os construtores sejam também responsáveis pela zona envolvente? Não são eles os responsáveis por construírem os acessos e os espaços verdes junto dos edifícios que também constroem?

    Pois é, alguém falhou! Muitos falharam...Os construtores porque não respeitam os cidadãos e só pensam no lucro. Certamente que se das suas urbanizações se tratasse não agiam dessa forma. Falharam as entidades responsáveis porque não fiscalizaram devidamente, cumprindo o dever para o qual foram mandatadas pelos cidadãos, quando estes os elegeram como seus legítimos representantes. E falhamos nós todos...falhamos enquanto compradores por não exigirmos habitação com qualidade, alimentando a ganância de alguns. Mas também falhamos como cidadãos porque não reclamamos, porque não denunciamos junto das entidades competentes as ilegalidades que se cometem, exigindo dessas mesmas entidades o respeito que todos os seres humanos merecem. A “Qualidade de Vida” não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito. Sinónimo de progresso e uma conquista das sociedades desenvolvidas deve ser transversal a todos os cidadãos.

    Quero aqui deixar uma sugestão, não sei se actualmente já acontece, mas seria muito “inteligente”porque evitava muitos litígios e poupava dinheiro ao Erário Público, que as entidades responsáveis obrigassem os construtores, quando iniciam os seus projectos para a construção de prédios, a efectuar primeiro os acessos e as zonas verdes envolventes e só depois os edifícios.

    Sandra P

    ResponderEliminar
  3. É uma desilusão, mem martins é literalmente só prédios.
    Ao lado dos jardins poente (torres) tem uma espécie de estacionamento de terra onde podia ser um jardim ou um estacionamento.
    Ao lado da escola ferreira de castro tambem tem um estscionamento de terra e um terreno grande que tambem podia ser um jardim.

    ResponderEliminar