01/03/2014

GNR recolhe uma centena de bidões com resíduos perigosos abandonados


A GNR recolheu na noite de sexta e madrugada de hoje cerca de uma centena de bidões com produtos perigosos na zona do Algueirão, concelho de Sintra, onde foram abandonados disse fonte da Guarda.

A GNR deslocou para o local militares do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Sintra, depois de ter sido alertada por um popular, informou a mesma fonte, confirmando a notícia avançada pela SIC Notícias.


Em declarações à estação televisiva, o capitão Bruno Ribeiro adiantou que, depois da remoção do material, que testes laboratoriais já confirmaram ser "nocivo, corrosivo, inflamável", vai ser investigada uma eventual contaminação dos solos.

Se houve derrame dos materiais pode haver o perigo de contaminação dos lençóis freáticos, adiantou.
O militar disse também que o abandono dos bidões deve ter sido recente, uma vez que a zona, perto de uma pedreira desativada, é muito frequentada por praticantes de várias modalidades desportivas.
Sem identificar responsáveis, Bruno Ribeiro adiantou que os bidões têm "rótulos com alguma informação" e que vai ser iniciada uma investigação sobre a autoria do ato.
O material perigoso vai ser transferido para instalações da autarquia, para ser entregue a um operador especializado, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário