Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

[Lusa] Dona da Triunfo suspende fecho de fábrica em Mem Martins para avaliar venda

A empresa Mondelèz anunciou nesta quinta-feira que vai suspender o processo de encerramento da sua fábrica de bolachas em Mem Martins, concelho de Sintra, para analisar "diversas manifestações de interesse sobre uma potencial aquisição" da unidade.
A Mondelèz Internacional propôs na quarta-feira, à comissão de trabalhadores da unidade de Mem Martins, "adiar durante quatro semanas o processo de consulta, que decorre no âmbito do anúncio do encerramento da fábrica, previsto para o próximo mês de Setembro", anunciou nesta quinta-feira a empresa, em comunicado enviado à Lusa.
"Nas últimas semanas, a empresa recebeu diversas manifestações de interesse sobre uma potencial aquisição da fábrica", acrescenta a nota da multinacional, que é dona das marcas Triunfo e Proalimentar e detentora das bolachas Oreo e dos chocolates Cadbury.

A empresa esclarece que "vai analisar estas manifestações de interesse e manter conversações com as potenciais partes interessadas, de modo a determinar se poderão dar origem a uma proposta de aquisição que possa minimizar o impacto do anúncio do encerramento".
A Mondelèz adianta que, durante este processo, prosseguirá "em contacto com os sindicatos sobre eventuais novidades que possam surgir", assumindo que "mantém o seu forte compromisso com Portugal e reforça a ambição de continuar a ser líder de vendas no país".
A Mondelèz Portugal possui atualmente mais de 120 colaboradores, para além da fábrica de Mem Martins.
A empresa anunciou, a 2 de Novembro de 2015, o encerramento da fábrica de bolachas em Mem Martins, no terceiro trimestre de 2016, transferindo a produção para a República Checa, o que levou ao despedimento de uma centena de trabalhadores.
"Há uma janela de esperança", admitiu nesta quinta-feira à Lusa o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (Sintab), Fernando Rodrigues.
O sindicalista confirmou que foi informado da "suspensão das negociações" pela empresa, de forma a tentar encontrar uma solução que viabilize a unidade, mas escusou-se a mais comentários para "não prejudicar" o processo.
A multinacional justificou anteriormente que "investiu mais de quatro milhões de euros na fábrica de Mem Martins nos últimos três anos", com o objectivo de aumentar a competitividade, mas que, apesar dos esforços, a unidade "não apresenta condições para actualizar nem expandir a linha de produção".
A multinacional que sucedeu à Kraft Foods explicou na altura que "a maioria da produção da fábrica portuguesa vai ser transferida para a fábrica de Opava na República Checa" e que iria oferecer serviços de outplacement aos trabalhadores, dos quais 97 são permanentes.

1 comentário:

  1. Gostei do termo outplacement! Tanta «música» para chegar à conclusão que os trabalhadores vão ser despedidos. Ou será que lhe vão arranjar colocação? Conversa repleta de termos americanos para colorir o despedimento. É sempre a mesma coisa!

    ResponderEliminar