24/04/2017

[Jornal de Sintra] O rapto da Europa... em Mem Martins

Nos próximos dias 9 e 10 de maio, pelas 10 horas, irá realizar-se na Biblioteca da Escola Secundária de Mem Martins (escola sede do respetivo agrupamento) um ciclo de palestras sobre a Europa, o seu passado, presente e futuro, ciclo esse que terá a sugestiva designação de O Rapto da Europa. Esta designação tem a sua origem na lenda grega que, de acordo com a antiga mitologia, terá dado o nome ao nosso continente.

Esta iniciativa, que conta ainda com exposições patentes na Biblioteca, é promovida pelas turmas 10o LH1 e LH2, inserindo-se no âmbito da disciplina de História. A coordenação da iniciativa é, aliás, do docente de História, Sérgio Quaresma.

No dia 9 será dada uma palestra pelo docente Sérgio Carvalho precisamente sobre o tema do Rapto da Europa na Arte, numa análise que irá desde os primórdios clássicos até aos nossos dias, sem olvidar uma reflexão final sobre as ameaças atuais que condicionam o devir da civilização e da cultura europeias: xenofobia, extremismos étnicos/religiosos, ultranacionalismos, etc. Já no dia 10, e na continuidade da palestra anterior, o tema será Os jovens e os desafios atuais da União Europeia, sendo esta palestra dada pela dra. Isabel Baltazar da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa -que é aberta a toda a comunidade escolar como é apanágio das atividades promovidas por esta escola e pela sua biblioteca- vem lançar o debate sobre o nosso futuro coletivo enquanto comunidade transnacional, num momento em que todos os dias recebemos notícias que colocam em perigo a unidade e os valores deste continente. A sua premência e atualidade é, pois, evidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário