Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Incêndio na Escola Secundária de Mem Martins

Foto antiga (escola da rodoviária)
Foi no dia 15 junho de 1991 que durante a madrugada, deflagrou um incêndio na Escola Secundária de Mem Martins, mais concretamente no Pavilhão Central, onde se localizam os Serviços Administrativos, Sala dos Professores, Papelaria, Conselho Directivo, etc.
 











Apesar de já terem passado vários anos, e de eu ser uma criança nessa altura, se bem me lembro (mas não tenho a certeza desta informação), tratou-se de fogo posto, com intuito de destruir informação que se encontrava naquele pavilhão.

Certamente, muita gente mais velha do que eu, se vai relembrar deste acontecimento, e estará muito mais bem informado do que eu.



O Dia 15 de Junho de 1991 ficará gravado na história desta escola, que apesar de estar situada na freguesia de Rio de Mouro, é a Escola Secundária de Mem Martins.

9 comentários:

  1. Confesso que não me lembro da ocorrência, apesar de ter ido parar a essa escola apenas um ano depois (altura em que ouvi, pela primeira vez, falar desse incêndio).

    Apesar de lá ter feito grandes amigos, passei dois anos terríveis nessa escola e confesso que muitas vezes desejei que ela ardesse até às fundações. Depois, a dada altura, percebi que eu e a Secundária de Mem Martins não tínhamos sido feitos um para o outro e que o melhor mesmo seria separarmo-nos. E em boa hora o fizemos...

    ResponderEliminar
  2. Olá. Por acaso não sabia da ocorrência deste incêndio, mas todos os dias se aprende mais alguma coisa.
    Gostava de saber se tens mais fotos antigas da Secundária. Fotos de quando foi construida, e as alterações. Se tiveres podes enviar para o meu e-mail: mywmiguel@hotmail.com

    Obrigado =)

    ResponderEliminar
  3. por acaso não sabia desse incendio eu fui um dos primeiros alunos dessa esc. fui para lá em 1983 e saí em 1990 era a escola da rodoviária chamada assim devido á pintura laranja e branca igual á dos autocarros da atinga RN. tenho saudades desse tempo, hoje vivo longe a cerca de 70km daí, se tiveres fotos antigas da escola podes mandar para o meu email mariopedro38@sapo.pt um abraço a ti e a todos os ex alunos dessa escola

    ResponderEliminar
  4. Eu recordo-me deste episódio! :) Andava lá nessa altura. E foi uma semana inteira sem aulas... ou duas... isso já não me recordo... sei que foi um tempão. Isto aconteceu mesmo no fim de ano. E sim, foi bronca da grossa! Até porque se descobriu quem tinha sido e... tendo a hhistória sido abafada, como era conveniente!

    ResponderEliminar
  5. Eu também andava nesse ano lá na escola, foi realmente uma grande bronca. mas não me lembro quem ateou o fogo e nem se todos os documemtos foram destruidos. Adorei aquela escola foi sem duvida uns dos meus melhores tempos:os tempos de escola. Fiz lá toda a secundária e não sei se da escola ou turma "porreira" foi sem duvida divertido. 1986-7 a 1992. São Lopes

    ResponderEliminar
  6. bem esse fogo so tinha uma finalidade, que todos os registos fossem apagados e que se fosse passado na secretaria. este fui um dos muitos momentos vividos nessa escola fiz o 8º e 9º, era do famoso 9ºP de arte e design creio que em 91- 92.gostava de encontar pessoal dessa turma deixo aki o meu email ricardoandrade31@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Ando neste momento na secundaria de mem martins e saber destas coisas da escola é muito giro não sabia que tinha acontecido um incendio nesta escola :O ainda bem que se remodelou para a escola estar aberta neste momento a nossa escola esta sob transformaçoes devido às obras para melhorar as coisas entrei este ano para o 7º e ja adoro a escola.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde a todos.
    Não sabia que a escola tinha sofrido um incêndio, uma vez que, à tanto tempo atrás, andava eu pelas zonas de Vila Franca de Xira, grávida de um actual aluno da Escola Secundária de Mem Martins.
    Neste momento, está a sofrer obras de beneficiação.
    De minha casa vejo, a cada dia, a escola a deixar de ser um patinho feio para se transformar num maravilhoso cisne!
    Bem haja á Direção da Escola, professores e restantes colaboradores, que muito têm feito pela educação dos meus dois filhos que frequentam, atualmente, a Escola.

    ResponderEliminar
  9. Estava a terminar o 9º ano quando se deu esse incêndio. Lembro-me perfeitamente. Uns dias antes tinha emprestado umas cassetes VHS ao professor de História (o Beato Salú, quem se lembra?...) e pensei que tivessem ido à vida.
    No início do ano lectivo seguinte o professor entregou-mas. Chamuscadas mas funcionais! Já lá vão 27 anos... Chiça, que dói.

    ResponderEliminar