Tempo em Algueirão Mem Martins

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

[sintranoticias] Comandante dos bombeiros elogia “limpeza” e “prevenção” na Serra de Sintra [video]

Joaquim Leonardo, comandante dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins, considera que a Câmara de Sintra e a de Cascais têm feito um bom trabalho estrutural de prevenção na Serra de Sintra


O comandante dos bombeiros voluntários de Algueirão-Mem Martins defendeu esta noite, na SIC Notícias, que o forte vento de sábado foi a principal razão para a rápida progressão do fogo. Joaquim Leonardo considerou ainda que a Câmara de Sintra e a de Cascais têm feito um bom trabalho estrutural de prevenção na Serra de Sintra.
Joaquim Leonardo afirmou que o “vento foi o fator chave que originou a progressão extremamente rápida do fogo”.  O comandante dos bombeiros voluntários de Algueirão-Mem Martins lembrou que, o incêndio começou numa zona da Serra que “já está identificada como problemática”, devido aos ventos fortes e ao tipo de terreno que dificulta o combate. “Por muito bons acessos que existam, o declive [do terreno], dificulta toda a operação”, defendeu.
Joaquim Leonardo considerou que tanto a Câmara Municipal de Sintra, como a Câmara Municipal de Cascais, têm feito o trabalho estrutural da prevenção na Serra de Sintra. “Tem sido feito o trabalho de limpeza” que é possível. “Devido à boa limpeza que a zona tinha, é que provavelmente os efeitos deste incêndio não foram significativos”, sublinhou.
O comandante revelou que desde o início que o incêndio foi considerado de alto risco. Ainda segundo o responsável, logo de início, foram deslocados muitos meios para o local, tornando este combate “muito musculado”.
Joaquim Leonardo admitiu ainda que “é muito estranho um incêndio começar àquela hora, naquele local”.

Sem comentários:

Enviar um comentário