Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

[Sol] Saiba qual a melhor freguesia para viver na Grande Lisboa

E quais serão as principais qualidades, e defeitos da Freguesia de Algueirão Mem Martins??
Não estamos entre as dez melhores freguesias mas também não estamos nas dez piores...


Noticia do 'Jornal Sol'

Foram analisados 12 fatores entre as 67 freguesias que compõem os nove concelhos de Lisboa, desde Vila Franca de Xira a Cascais

Um estudo sobre a qualidade de vida na Grande Lisboa, elaborado pelo portal imobiliário Imovirtual, concluiu que a melhor freguesia é o Parque das Nações.

Dos nove concelhos analisados – Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira –, apenas quatro das que tiveram melhor avaliação são do concelho de Lisboa. Em segundo lugar surge Ericeira e em terceiro Mafra.

No final da lista, o concelho mais representado é Sintra, com seis das dez freguesias com pior avaliação. Cacém e São Marcos lidera a lista das piores, seguida de Camarate, Unhos e Apelação e da freguesia Pontinha e Famões.

O estudo que inquiriu 2.200 indivíduos pretendia “aferir as melhores freguesias para se viver dentro dos concelhos da Grande Lisboa”. Foram avaliados 12 fatores, tais como, por exemplo, segurança, limpeza, silêncio, transportes públicos, espaço de lazer, estabelecimentos de ensino custo de vida em geral e acessos e estacionamento. Ao todo, foram avaliadas 67 freguesias.

As dez melhores freguesias para viver: 
1 - Parque das Nações (Lisboa) (4,38)

2 - Ericeira (Mafra) (4,28)
3 - Mafra (Mafra) (4,19)
  4 - Porto Salvo (Oeiras) (4,17)
  5 - Moscavide e Portela (Loures) (4,13)
  6 - São João das Lampas e Terrugem (Sintra) (4,10)
  7 - Alvalade (Lisboa) (4,09)
  8 - Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Oeiras) (4,08)
  9 - Cascais e Estoril (Cascais) (4,06)
  10 - Areeiro (Lisboa) (4,05)
As dez piores freguesias para viver: 
1 - Cacém e São Marcos (Sintra) (3,21) 

2 - Camarate, Unhos e Apelação (Loures) (3,29)
3 - Pontinha e Famões (Odivelas) (3,30)

  4 - Falagueira-Venda Nova (Amadora) (3,30)
  5 - Agualva e Mira-Sintra (Sintra) (3,38)
  6 - Santa Clara (Lisboa) (3,38)
  7 - Rio de Mouro (Sintra) (3,41)
  8 - Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz (Vila Franca de Xira) (3,42)
  9 - Mina de Água (Amadora) (3,43)
  10 - Encosta do Sol (Amadora) (3,44)

2 comentários:

  1. Vivo em Mem Martins há cerca de 3 anos vindo do centro de Lisboa.
    Caracterização: freguesia com grande dimensão heterogênea, muito povoada e com grandes clivagens sócio económicas.
    Qualidades; zona comercial como poucas no país; proximidade serra Lisboa Cascais praias, muito fácil acesso, alguma facilidade em encontrar uma vivência de "aldeia" (cresci numa), alguns bons restaurantes, boas instalações escolares e de saúde privada.
    Defeitos: ausência de espaços de lazer, falta de política pública orgqnizada para ocupação de tempos dos adolescentes (desportos, ocupações de cariz criativo e/ou social) típico de regiões de subúrbios. Centro de saúde muito mau, diria inqualificável (sei que estão a terminar o novo), mas estou a cingir me ao presente.
    Globalmente estou a gostar as coisas boas superam as menos boas. Contudo tem grande margem de melhoria, a zona da estação está algo degrada e merecia um pouco mais de charme. Antigas zonas industriais mereciam equipamentos públicos de lazer (jardins etc), uma rede de ciclovias mais completa.

    ResponderEliminar
  2. Tal como o último comentário vivo em Mem Martins há 4 anos aprox. Vivia na zona do Saldanha. Globalmente satisfeito, vejo como pontos positivos as escolas, localização muito boa, oferta comercial fortíssima, serviços no geral, tem vida própria (não é um dormitório exclusivamente). Como negativos: saúde (setor público), falta de espaços verdes, falta de equipamentos para jovens, falta maior integração com o centro histórico de Sintra que é demasiado próximo para não serem exploradas ligações pedestres ou ciclaveis (muitos dos habitantes da freguesia não usufruem da maravilha que têm a porta de casa). Resolver alguns problemas de ordenamento ou falta dele.

    ResponderEliminar