Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 2 de abril de 2020

[Ecclesia] Covid-19: Centro Social Paroquial de Algueirão Mem Martins e Mercês lança «refeição solidária»

Instituição reforça entrega de alimentos face ao aumento de pedidos de ajuda, acompanhado por acréscimo de donativos
O Centro Social Paroquial de Algueirão Mem Martins e Mercês, no Patriarcado de Lisboa, lançou o projeto “Refeição Solidária”, para entrega às famílias acompanhadas na instituição, durante a pandemia de Covid-19.

A Cáritas Diocesana de Lisboa deu-nos um apoio muito significativo de 9 mil euros que será todo canalizado para a parte alimentar. Vai reforçar a nossa dispensa, pois mensalmente distribuímos 150 cabazes de alimentos”. refere à Agência ECCLESIA o irmão Cristinel Gherfi, diretor-geral deste Centro Social Paroquial.
As 20 refeições solidárias diárias são compostas por: sopa, pão, prato principal (peixe ou carne com acompanhamento) e lanche (sandes, iogurte e fruta), acompanhada por alimentos que venham das recolhas/donativos dos supermercado.
Os Pobres Servos da Divina Providência são os responsáveis pastorais desta comunidade cristã e o irmão Cristinel Gherfi chegou apenas há ano.
Quando me perguntam como vai ser, digo: não tenham medo” responde o religioso, para quem este momento, para os católicos, “é uma questão de abandono e de fé na divina providência”.
O entrevistado destaca as duas grandes áreas sociais que mobilizam o trabalho desta estrutura paroquial: a emergência social com o apoio alimentar, apoio económico e auxílio com medicamentos; e a vertente de inserção laboral, com a equipa do RSI.
Uma dimensão importante são as refeições confecionadas na nossa cozinha, vamos confecionar 100 refeições semanais, a ser distribuídas em vários pontos da nossa freguesia”.
O cuidado com os idosos concretiza-se num um centro de dia e no apoio domiciliário com um total de 52 utentes – o estado de confinamento obriga a que todos os idosos sejam agora apoiados em regime de apoio domiciliário.
Cristinel Gherfi salienta que o apoio social é articulado com a autarquia, mas confessa: “Queríamos uma resposta mais completa e para isso precisávamos de reforços”.

O diretor-geral do Centro Social Paroquial de Algueirão, Mem Martins e Mercês, acrescenta que as consequências da pandemia já se fazem sentir, com os pedidos de apoio a aumentar.
Mas os recursos também, graças a Deus”, reconhece o irmão Cristinel Gherfi, satisfeito com a resposta generosa dos paroquianos.
Vamos conseguir, a nossa atividade social já passou por momentos mais difíceis”, conclui o religioso, deixando uma nota de esperança para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário