Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

HPS - Hospital do Algueirão

 A ULS Amadora/Sintra assumiu, esta segunda-feira, a gestão do Hospital de Sintra, um marco celebrado numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Este novo equipamento de saúde, que promete reforçar a oferta de cuidados na região, está localizado no Bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.


Com uma área de 60 mil metros quadrados, o hospital está preparado para servir uma população de cerca de 400 mil pessoas. O edifício, construído pela Câmara Municipal de Sintra, representa um investimento significativo no acesso à saúde e foi equipado com verbas do PRR pela ULS Amadora/Sintra.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, o novo hospital é uma resposta às crescentes necessidades da população da região, contribuindo para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde. Luís Gouveia sublinha que o novo hospital é um importante complemento à atividade do Hospital Fernando Fonseca (HFF), pretende ser uma referência na prestação de Cuidados de Saúde e reforça a parceria entre a ULS Amadora/Sintra e a Câmara Municipal de Sintra, com o apoio do Ministério da Saúde.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

[Sintra notícias] "Derrocada de escadaria preocupa moradores na Tapada das Mercês" [video]

A derrocada de uma escadaria, na passada semana, está a preocupar alguns os moradores da Rua Francisco Salgado Zenha, na Tapada das Mercês, na Freguesia de Algueirão Mem Martins.

Os moradores temem que com a chegada de mau tempo a situação possa piorar. As derrocadas e o aumento de pedras junto a um edifício de habitação, têm acontecido com alguma frequência, com o início das obras de construção de um edifício naquela zona.

As escadas encontram-se vedadas e fazem parte de uma obra que está a decorrer junto a um prédio de habitação, mas os moradores temem que o mau tempo traga consequências, sobretudo para quem reside no prédio junto à escadaria.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Hoje entrou em funcionamento as nova sede da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins 



segunda-feira, 7 de outubro de 2024

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

[Publico] Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol

 Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol

Confeitaria Sucré, com receitas brasileira e francesas, se torna fornecedora de guloseimas para ricos e famosos, mas, também, prepara o bolo da hora ao gosto do freguês.

https://www.publico.pt/2024/10/03/publico-brasil/noticia/bolos-brasileiros-fazem-festa-realeza-britanica-jogadores-futebol-2106422

Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
A brasileira Renata Ibanes, 37 anos, entrou para mundo encantado de guloseimas, em que os bolos são os protagonistas, há 20 anos. Em 2018, em Portugal, ela criou a Sucré e Cacao em parceria com o então sócio Odailson Santos, que tinha uma pastelaria à beira da falência, cuja recuperação se deu a partir de um evento preparado por ela, no Rock in Rio Lisboa. Os clientes da empresa vão da realeza britânica a jogadores famosos e personalidades de Portugal e de outros países.



Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
O negócio deu tão certo em Portugal, que uma segunda loja foi aberta em Mem Martins, Sintra, já sem o sócio, e uma terceira na região de Parede, Cascais. Segundo a cakedesigner, o trabalho que realiza, com receitas brasileiras e francesas, é a materialização do sonho dos clientes que desejam algo exclusivo e com muito charme. Um ano atrás, o marido dela, Fernando Pires, 35, formado em Tecnologia da Informação (TI), se juntou ao negócio, cuja marca passou a ser apenas Sucré, depois de uma parceira com a Nestlé portuguesa.

Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
Além de casamentos, são frequentes os pedidos à Sucré para batizados, bodas de prata, bodas de ouro e outras datas consideradas importantes para as famílias. As mais abastadas, por sinal, não veem dificuldades em fretar um avião do Brasil para Portugal para transportar os convidados, alugar um palácio, onde todos ficam hospedados, e realizar a festa discretamente, longe dos paparazzi.


Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
A variedade de sabores e texturas atrai os paladares mais exigentes. Assim sendo, uma importante empresa de Portugal, do setor de cortiças, encomendou um bolo comemorativo para a colheita de 2024, no valor de 700 euros (R$ 4,2 mil). Outra comemoração que chamou a atenção foi a festa de aniversário da filha do jogador Marquinhos, do clube Paris Saint-German, capitão da Seleção Brasileira, realizada no estádio Parc des Princes, na capital francesa. A festa exigiu uma espetacular infraestrutura para levar o bolo de Lisboa, desmontado, até o estádio, onde ganhou a feição final.

Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
Além dele, a empresa organizou festas com bolos para familiares dos jogadores Diogo Costa, goleiro do time saudita Al-Hilal (ex-Porto) e da Seleção Portuguesa; Bernardo Silva, do Manchester City; e Rafael Leão, do Milan; e para empresários de atletas renomados, como Jorge Mendes, e para a apresentadora de TV Cristina Ferreira.

Os bolos brasileiros que fazem a festa da realeza britânica aos jogadores de futebol
Para a sócia Simone, a necessidade de investimento e gestão foi o motivo de união do grupo, “por ser uma empresa orgânica, de cunho familiar, que necessitava de comunicação e ampliação do público”. Ela observa que a sua formação em marketing e na área comercial contribui para a gestão e a de Antônio, com origem no mercado financeiro, auxilia na parte administrativo-financeira. “O trabalho desenvolvido pela Sucre até agora é reconhecido pela alta qualidade, mas o que queremos, agora, é dar escala aos nossos produtos, atingir mais pessoas”, destaca.


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

[Correio Manhã] Bombeiro e agentes da PSP entre os 11 feridos em incêndio no sétimo andar de um prédio em Sintra

Um incêndio deflagrou, pelas 09h07 deste domingo, no 7.º andar do n.º 34 da Rua Francisco Salgado Zenha, na Tapada das Mercês, Sintra. O fogo deflagrou na cozinha.



Até ao momento há a registar quatro civis assistidos por inalação de fumos, seis agentes da PSP e um bombeiro por exaustão. 


Fonte oficial da Proteção Civil disse ao CM que no local estiveram 37 operacionais e 15 viaturas, dos corpos de bombeiros de Algueirão e São Pedro de Sintra, e ainda meios do INEM e da PSP.



As vítimas foram encaminhas para o Hospital de São Francisco Xavier e para o Amadora. 

domingo, 29 de setembro de 2024

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Supermercado Mercadona abre dia 24 de outubro

Supermercado Mercadona irá abrir portas no próximo dia 24 outubro junto da Escola Secundária de Mem Martins

sábado, 6 de julho de 2024

“Tive de Tornar o Meu Prédio Bonitu” regressa a Algueirão-Mem Martins com torneio de futebol, exposições, conversas, filmes e muita música

O evento cultural “Tive de Tornar o Meu Prédio Bonitu”, que acontece este fim-de-semana, nos dia 6 e 7 de Julho, será o segundo de três encontros que vão decorrer até ao fim de 2024. O programa terá apresentação de exposições, livros, live acts, dj sets, spoken word, filmes, conversas e muita partilha com jovens artistas de Algueirão-Mem Martins e do concelho de Sintra.

O primeiro dia do evento, no dia 6 de julho das 16h00 às 21h00, no Beirobra situado na R. Fernando Pessoa 1, 2725-594 Algueirão-Mem Martins, será inaugurado o evento com uma instalação artística de bandeiras na estrutura do campo, de seguida quatro jogos de futebol com artistas locais e coletivos, incluindo os coletivos Instinto 26 e Relâmpago. O dia termina com concertos de Sandro MM, Harley KSD e Landim e DJ sets de DJ Maboku e DJ Gameover. 


O segundo dia do evento, no dia 7 de julho, das 15h00 às 20h00, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês na R. Padre Alberto Neto, 2725-531 Algueirão-Mem Martins, será apresentada uma exposição de artistas que têm colaborado coletivamente com a Unidigrazz, a apresentação do livro “Hip Hop Tuga” de Ricardo Farinha que irá conversar com Yannick TDM, Nasty Factor e Beatriz Freitas, de seguida a sessão de spoken word com Marcos Best e João Tamura. O evento irá terminar com a exibição do filme “A Batida de Lisboa” de Rita Maia e Vasco Viana.

Esta iniciativa tem o apoio na organização da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e da Câmara Municipal de Sintra.

Programação por dias / horas:

SÁBADO LINE-UP:
16h00 Inauguração da instalação e Início do Evento
17h00 Início DJ set (Dj Gameover) e Quatro jogos de futebol com artistas locais e coletivos
19h00 Concerto de Sandro MM
19h20 Concerto de Harley KSD
19h40 Concerto de Landim
20h00 DJ set de DJ Maboku

DOMINGO LINE UP:
15h00 Inauguração Exposição coletiva;
16h00 Apresentação do Livro “Hip Hop Tuga” de Ricardo Farinha e conversa com Yannick TDM, Nasty Factor e Beatriz Freitas
17h30 Spoken Word Marcos Best e João Tamura
18h30 Apresentação filme Batida Lisboa





terça-feira, 28 de maio de 2024

Instinto26 no Mercado de São Carlos

 

29 de maio, os @instinto26 convidam a ouvir o novo álbum “Priceless” antes do lançamento oficial, numa Listening Party especial, às 17h00, no Mercado de São Carlos, em Mem Martins, com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e da Câmara Municipal de Sintra.

O single “Priceless” dos Instinto 26, produzido por Fumaxa e Daus e com a participação especial de Evandro, não apenas dá nome à música com também abre as portas para o tão esperado album de estreia do Grupo, nascido e criado na Freguesia de Algueirão Mem Martins.

Antes do lançamento oficial, os @instinto26 apresentam o álbum “Priceless”, no Mercado de São Carlos, em Mem Martins

Os Instinto 26 são um grupo de música urbana, constituído por Yuran, Julinho KSD, Trista e Kibow.

A par da apresentação do álbum, o coletivo @unidigrazz apresentará uma instalação artística de fotografia e pintura digital.

Fonte: sintranoticias

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Feira das Coletividades 2024

A Feira das Coletividades está a chegar a Mem Martins e promete surpreender os visitantes, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Parque Intergeracional, na Rua Júlio Pomar.

“O objetivo desta iniciativa é permitir que as coletividades e instituições da freguesia de Algueirão-Mem Martins, possam promover a sua atividade e dar a conhecer o trabalho que desenvolvem junto da população”, explica a autarquia.

Durante três dias, poderá conhecer de perto as atividades e o trabalho desenvolvido pelas diversas coletividades e instituições locais. “Um evento fundamental que valoriza e apoia, criando laços e fortalecendo a coesão social, o espírito de união e cooperação”, refere a junta de Freguesia na sua página de facebook, apelando à participação da comunidade.

Horário:
•    Dia 31 de Maio (sexta-feira) | 19h00 às 24h00
•    Dia 01 de Junho (sábado)  | 10h00 às 24h00
•    Dia 02 de Junho (domingo)  | 10h00 às 19h00


quinta-feira, 23 de maio de 2024

[Correio da Manhã] Agente da Polícia Municipal atinge a tiro homem em Sintra

Um homem foi baleado por um agente da Polícia Municipal, pelas 16h03 desta quinta-feira, junto ao n.º 53 da Avenida da Bela Vista, em Mem Martins, Sintra. O CM apurou que a desordem começou após o agente policial ter presenciado a vítima do disparo a agredir a companheira na via pública, perto de um bairro social. Ao intervir para ajudar a vítima, foi agredido com violência. O disparo feito terá sido em legítima defesa.



A vítima foi levada por familiares para o centro de saúde de Mem Martins. Uma ambulância dos bombeiros de Algueirão irá transportá-lo de lá para o Hospital Amadora-Sintra. Desconhece-se a extensão dos ferimentos do mesmo.

O polícia foi para o mesmo hospital, onde entrou com escolta devido à presença de familiares do homem baleado. Após ter alta, o Polícia Municipal foi à esquadra de Algueirão, onde também se reuniram familiares do civil ferido.

Fonte: 
https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/agente-da-policia-municipal-atinge-a-tiro-homem-em-sintra?ref=HP_BlocoVideos

Printer Portuguesa: Bloco chama Álvaro Sobrinho e ministra ao Parlamento

Bloco Esquerda quer ouvir responsáveis no Parlamento para "encontrar soluções que assegurem os direitos e os postos de trabalho". Sem trabalho e sem salário, os cerca de 120 trabalhadores da gráfica de Mem Martins continuam também sem respostas da administração e sem qualquer intervenção do Governo.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Festas do Povo '24, no Algueirão

 AParóquia de São José – Algueirão, Mem Martins e Mercês está a preparar a Festa dos Povos, iniciativa que se realizar nos dias 18 e 19 de maio, no Largo da Igreja do Algueirão, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Um fim de semana pleno de atividades, que irá juntar pessoas de vários países, residentes da freguesia. “Escolhemos este fim de semana por ser o dia de Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos  que através do dom das línguas de fogo, começaram a falar muitas línguas e, independentemente da sua origem, todos se entendiam. É isto que queremos que aconteça na nossa comunidade”, explica o Prior da Paróquia de São José – Algueirão, Mem Martins e Mercês ao SINTRA NOTÍCIAS.

(…) “Já que todos aqui vivemos, esta será mais uma forma de nos aproximarmos e de nos sentirmos apoiados e integrados, junto da comunidade onde estamos inseridos”

Prior, Manuel Oliveira da Silva

 

“Queremos fazer uma festa de integração entre as várias nacionalidades de pessoas que aqui vivem e que frequentam a nossa Paróquia”, refere o Prior Manuel Oliveira da Silva, explicando que, “já que todos aqui vivemos, esta será mais uma forma de nos aproximarmos e de nos sentirmos apoiados e integrados, junto da comunidade onde estamos inseridos”, sublinhando que “a Igreja é de todos e para todos”, respeitando o seu modo de estar e viver de cada um.

“O objetivo é integrar as pessoas e as diferentes culturas que estão dispersas pela freguesia e vamos reunir e divulgar, num único espaço, comida tradicional, jogos e hábitos dos diferentes países”, numa dinâmica popular e de festa, que conta com a realização de espetáculos de música e animação, dispondo de um serviço de comes e bebes.

Na vertente religiosa, este será também “um espaço de reflexão, oração” com destaque para a Eucaristia, que terá lugar no dia 19 de maio, às 11h00, na Igreja do Algueirão.

A Festa dos Povos reúne vários países, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Itália, Palestina, Portugal, Roménia, São Tomé e Príncipe, Timor e Venezuela. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins.

UMM. Apto para todo o serviço

A história começa em 1977 quando a União Metalo Mecânica (UMM) adquiriu a licença e os direitos de comercialização para todo mundo – exceto França – do Cournil 4×4, um veículo derivado do Jeep Willys. Os primeiros modelos mantiveram o nome do fundador da marca e foram comercializados com a designação UMM 4×4 Cournil nas versões Tracteur, Randonneur e Entrepreneur. Dois anos mais tarde, o modelo passou a chamar-se simplesmente UMM 4×4 Entrepreneur. O chassis era construído por duas longarinas e cinco travessas em aço de secção retangular, e a carroçaria em chapa era soldada ao chassis formando um monobloco. 

As carroçarias eram feitas em Mem Martins e a montagem e pintura em Setúbal, numa linha de montagem própria da UMM. A sua robustez, capacidade para andar em fora de estrada e mecânica Peugeot deram ao UMM o estatuto de veículo de trabalho, tendo sido usado por empresas públicas, na agricultura e indústria, e tornou-se muito popular entre os praticantes de todo-o-terreno. Foi também requisitado pela polícia francesa e esteve ao serviço do exército de Angola durante a guerra civil. O UMM serviu também de papamóvel durante a visita do Papa João Paulo II à Madeira, em 1991. A carroçaria era blindada, a cabina era protegida por vidros com 4 cm de espessura à prova de bala.


Fonte: https://sol.sapo.pt/2024/05/09/umm-apto-para-todo-o-servico/

quinta-feira, 9 de maio de 2024

[Correio de Sintra] Trabalhadores da Printer em greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Printer Portuguesa, em Rio de Mouro estão em greve desde segunda-feira e por tempo indeterminado, numa “luta preocupante em relação ao encerramento da empresa”.



Por outro lado os salários do mês de abril ainda não foram pagos, provocando uma situação de “angústia e de serem impedidos de entrar nas instalações da empresa, numa clara violação da lei”, segundo José Henriques, trabalhador da Printer e dirigente do SITE CSRA – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas.

“Este cenário é extremamente preocupante para os trabalhadores, que dependem dos seus salários para sustentar as suas famílias e cumprir com as suas obrigações financeiras. O possível encerramento da empresa coloca em risco o seu sustento e o futuro das suas famílias”, destaca o responsável sindical.

Os trabalhadores não têm acesso às instalações da empresa, “para além de constituir um impedimento dos seus direitos, impede-os de aceder aos seus pertences pessoais e de recolher informações sobre o seu futuro profissional”, denuncia o sindicato, considerando que esta situação “gera ansiedade e incerteza entre os trabalhadores, que se sentem desamparados e desprotegidos”.

Os trabalhadores pedem a intervenção das autoridades competentes para a resolução desta situação “o mais rapidamente possível”, no sentido de garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Os trabalhadores da Printer Portuguesa merecem receber os seus salários em atraso e serem informados sobre o seu futuro profissional de forma transparente e justa”, sublinha José Henriques.

Falecimento dr. Molarinho

Faleceu um nobre residente da nossa freguesia, Dr.Molarinho (Manuel Joaquim Carlos Molarinho), médico que muito contribuiu para a Saude na nossa freguesia e também no concelho de Sintra.


Informo dados das cerimónias funebres :

Velório corpo Presente

Dia 10 de Maio apartir das 17:30 na Igreja do Algueirão 

Dia 11 de Maio missa corpo presente pelas 16:30
Saida da igreja do algueirão pelas 17 o crematório de Alcabideche

quinta-feira, 2 de maio de 2024

“24 Horas a Correr” regressa a Algueirão Mem Martins

 Está de regresso mais uma edição da iniciativa “24 Horas a Correr”, uma prova de resistência, que se realizará em Mem Martins – Sintra, nos dias 11 e 12 de maio, no interior da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão.
Esta 5.ª edição, para além da corrida de longa de 24 horas, conta com outras opções que passam por 12, 6 e 3 horas a correr, a Maratona Noturna e ainda os Putos da Corrida, que varia entre os 600 e os 3.500 metros.
“24 Horas a Correr de Mem Martins – Sintra” volta a desafiar os atletas mais corajosos à participação, com o objetivo de completar o maior número de voltas num percurso de 1660 metros, no interior da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão, sendo o piso composto por terra batida, passadiço em madeira e alcatrão.
A prova ’24 horas a Correr de Mem Martins-Sintra’ inicia-se às 12h00 do dia 11 maio e termina às 12h00 do dia 12 de maio. O objetivo principal é percorrer a maior distância possível durante as 24 horas.


A prova é aberta à participação da comunidade que pode correr a nível individual ou por equipa. Mas há outras opções menos cansativas para participar no evento.
As inscrições e consulta do regulamento podem ser feitas através do site www.24hlx.com.
O evento desportivo conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Feira da Doçaria na Cavaleira » Maio 24

 


Sintra conclui requalificação do espaço envolvente ao antigo Mercado de Fanares (Mem Martins)

No dia em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Sintra inaugurou as obras de requalificação do espaço envolvente ao antigo Mercado de Fanares, disponibilizando à população desta zona central de Algueirão-Mem Martins uma área renovada que, em breve, vai contar mesmo com um café/esplanada (que se encontra em fase de hasta pública). Para trás ficam os trabalhos de requalificação, que representaram um investimento global de 2 milhões e 344 mil euros, com a intervenção a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), na área do abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos, a ascender a 436 mil euros.



Numa área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, os SMAS de Sintra procederam à remodelação das redes de abastecimento de água (com instalação de tubagem em PVC e Ferro Fundido Dúctil de diâmetro 110, 200 e 250 mm e substituição dos ramais domiciliários) e de drenagem de águas residuais domésticas (com recurso a coletores de DN de 250 mm), para além da instalação de nova contentorização de recolha de resíduos urbanos. Neste caso, foram instalados novos equipamentos na Alameda Afonso de Albuquerque e na ligação da Rua Cima de Fanares com a Alameda Afonso de Albuquerque e, ainda, na Praceta de Goa.



 




Constituindo uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, os trabalhos abrangeram a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Panjim, de Damão e Nau São Rafael, numa zona urbana marcada ainda pela proximidade ao projeto de requalificação da ribeira da Laje (avenidas da Bela Vista e Capitães de Abril).

O projeto incluiu a criação de uma praça central, englobando as pracetas de Goa, de Panjim e de Damão, beneficiando da demolição, concretizada em maio de 2020, do antigo Mercado de Fanares. A nova praça vai dispor de um café/esplanada no local do antigo mercado, cujo funcionamento está dependente de hasta pública, contemplando ainda a criação de locais vocacionados para a realização de diversos eventos, como mercados e feiras temáticas (velharias, artesanato, sazonais, gastronomia regional…), além da remodelação total do parque infantil com a criação de uma nova zona lúdica.

Esta nova centralidade em Mem Martins favorece a ligação pedonal entre o novo estacionamento da Praceta Nau São Rafael e a estação de comboios, com cerca de 450 metros de extensão. A intervenção contemplou igualmente a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.

Fonte: https://www.smas-sintra.pt/sintra-conclui-requalificacao-do-espaco-envolvente-ao-antigo-mercado-de-fanares/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR15LLNw9lEGCXP66vbiuRWZ60IJZ1fZ5sN6u1MzMFfGNHQHX8aT8sOpfog_aem_AcVwIOaywHgscKtlvQscIcoyqO4VwQfTfjZQSgrxEv43t7jLqmygKnknKduQ5cUH44SfGQgMBN2BcQPlg0qiALvu