Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 17 de janeiro de 2016

[Construir] Leroy Merlin abre loja de venda de material de construção em Sintra

A Leroy Merlin anunciou a expansão da sua presença na área da Grande Lisboa, com a inauguração de um novo espaço comercial dedicado à venda de materiais de construção, em Sintra.
Esta loja, “a um minuto da loja Leroy Merlin actual”, conta com “mais de 5 mil metros quadrados de área dedicados à venda de materiais de construção, concebidos a pensar, sobretudo, nas necessidades e especificidades do cliente profissional”.
Em comunicado de imprensa, a marca explica que os clientes vão poder beneficiar “de uma maior oferta de produtos, um atendimento especializado e de mais stock disponível em loja”.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Teatro: 'A birra do morto'

Nos próximo dias 15 e 16 de janeiro, sexta-feira e sábado, o Grupo de Teatro da Associação Cultural da Terceira Idade de Sintra (ACTIS), leva a palco a peça “A birra do morto”.

O espectáculo vai decorrer na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, pelas 15h 
e a entrada é gratuita.


Mem Martins recebe campeonato de Mini-Trampolim

No próximo dia 16 de janeiro, sábado, realiza-se o Campeonato Distrital de Duplo Mini-trampolim e Tumbling no pavilhão desportivo da Escola Ferreira de Castro em Mem Martins.

Nesta competição vão estar presentes 14 clubes e cerca de 350 ginastas, dos quais 58 representarão a APSC Gimnoanima Associação Desportiva de Sintra.

Entre os clubes participantes vai estar o GMNA – Gimnoanima, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

O evento tem início programado para as 08h00 e termina por volta das 19h30.



terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Placa em posição perigosa

Na 'Rua da Eiras', no local onde se inicia a 'Rua do Coudel', foi colocada ao placa publicitária do novo Hipermercado.

Tudo seria normal, se a placa não se encontra-se numa posição perigoso... Uma das arestas encontra-se a aproximadamente 1m50/1m60... e os invisuais???

Será isto será resolvido antes de alguém partir a cabeça??

A situação deverá ser revista muito brevemente.
(eu próprio já comuniquei à JFAMM)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os Mercados em Algueirão Mem Martins...

O Mercado de Fanares em Mem Martins é efetivamente um assunto por resolver em Mem Martins...
A falta de um mercado digno no centro da vila foi ajudando a matar a vida e o comercio na zona, tendo como única grande vantagem o seu final, repor a calma aos habitantes na região, às quartas feiras e aos sábados...

Os dias de feira eram ativos, estivesse chuva ou estivesse sol na zona de Fanares...
... com frutas e vegetais provenientes da região saloia... 
... e com as boas oportunidades de negocio dos tradicionais vendedores de etnia cigana...
Será que Algueirão Mem Martins alguma vez voltará a ter um mercado digno da sua dimensão e da sua população??? Existem soluções pensadas???

E o que fazer ao antigo edifício do Mercado de Fanares? e do Mercado do Algueirão? e de São Carlos? e da Tapada?

Qual o Futuro????

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

[Correio Manhã] Ribeira inunda em Mem Martins


Moradores da avenida Cândido Oliveira, em Mem Martins (Sintra), queixam-se de ficarem, há quase dois anos, com as casas inundadas sempre que uma pequena ribeira, junto aos prédios, transborda. Os moradores reclamam uma intervenção de desobstrução no decurso da linha de água e a construção de um muro. 

"A situação acontece desde que começaram as obras na A16 de construção de uma bomba de gasolina. Cortaram a vegetação para aplanar o terreno e as águas pluviais são direcionadas para o ribeiro, que transborda. Ficamos inundados porque o terreno dos prédios é mais baixo", contou ao CM José Borges, um dos moradores. "Vamos avançar para outras instâncias, pois a situação não é resolvida", reclama António Marques. Ao CM, a Câmara de Sintra garantiu estar atenta à situação: "A fiscalização e resolução desta situação é da empresa Infraestruturas de Portugal. Já foi alertada para o caso". 

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/ribeira_inunda_em_mem_martins.html

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Av. Chaby Pinheiro - Sinaletica de estacionamento

Na Av. Chaby Pinheiro em Mem Martins existe um sinal que eu não percebo... não faz sentido, ninguém o respeita e as autoridades nunca o devem ter visto...
Porque é que é proibido parar e estacionar ali???

domingo, 27 de dezembro de 2015

Ocupação do espaço público

Lanço 1 desafio: fazer uma viagem nas ruas da vila, com '1 carrinho de bebé' ou uma 'cadeira de rodas', e regista todas as dificuldades... ufffff!!!!
(fui só ao ginásio...)

(fui só beber 1 café...)



domingo, 20 de dezembro de 2015

[Diário de Lisboa] O acidente da Linha de Sintra em 1965

Foi há 50 anos
O acidente ferroviário entre Algueirão – Mem Martins e a Portela de Sintra em 20 de Dezembro de 1965
um comboio de mercadorias partiu inexplicavelmente de Sintra pela contravia e chocou de frente com um tranvia com destino a Sintra




Memórias Placa 'Atrium Chaby'

"Preserva, hoje, a memória do ilustre artista Chaby Pinheiro"??
e nove anos depois...


Pintura da nova igreja de Mem Martins

A Nova Igreja de Mem Martins, igreja de Nossa Sra da Natividade já está a ganhar cor...

no interior

sábado, 19 de dezembro de 2015

Câmara de Sintra anula licença de loteamento da segunda fase da Tapada das Mercês

Foi aprovado esta terça-feira em reunião de câmara a caducidade da licença de loteamento do processo de urbanização da "Quinta da Marquesa" na Tapada das Mercês, freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Esta anulação do alvará acontece pelo não cumprimento do contrato, considerando que as obras de requalificação definidas no contrato assinado em junho de 2012 não foram iniciadas até 31 de outubro de 2015.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “esta uma decisão histórica, mas que teve que ser tomada, pois afeta milhares de moradores da Tapada das Mercês”.

O alvará de loteamento da Tapada das Mercês, data de 1978, época em que as obras foram iniciadas. O promotor, a sociedade Cintra, construiu perto de 5500 fogos mas não concluiu os equipamentos previstos, nem as obras no espaço público.
Em 2012 a autarquia assinou o protocolo que visava a conclusão das obras em espaço público da Urbanização da Tapada das Mercês. Desta forma, a autarquia pretendia por fim a um processo que deveria estar concluído há décadas e que prejudica os mais de 20 mil moradores que moram naquela zona da freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Com esse protocolo os urbanizadores teriam que executar a construção de um parque urbano na zona, dois parques de estacionamento à superfície, e a remodelar a envolvente ao centro comercial Floresta Center. Após a realização destas obras, a autarquia daria a autorização para a primeira fase da “Quinta da Marquesa”.
Considerando que as obras de requalificação não foram iniciadas até 31 de outubro, a autarquia anulou esta terça-feira o alvará de loteamento.
Basílio Horta, referiu que eventualmente o espaço seja requalificado no âmbito de um plano pormenor para a zona.