Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estação de Algueirão - Mem Martins (Anos 80 - 2008) (video]


















Eis a diferença dos tempos...
Fisicamente as diferenças são praticamente nenhumas, à excepção, de na foto mais antiga, temos uma antiga "Lagarta Cinzenta", carruagens do modelo UTE 2000 (Unidades Triplas Eléctricas). Carruagens que foram vendidas, e que hoje circulam na Argentina.
 
Estas carruagens circularam na Linha de Sintra entre 1957 e 1993, sendo substituídos, pelas actuais carruagens UQE 2300/2400 (Unidades Quadruplas Eléctricas).

Nestas antigas carruagens, a segurança era praticamente inexistente. O comboio circulava de portas abertas, com passageiros sentados no degrau de acesso às carruagens. Praticamente não existiam passagens subterrâneas nas estações, e existiam bastantes passagens de nível. A Estação do Algueirão, foi das primeiras a ser intervencionadas, com a eliminação da passagem desnivelada, o transito foi desviado para a zona da Belavista, e foi construção da passagem subterrânea para peões.

O serviço da Linha de Sintra foi-se degradando ao longo dos anos, devido ao forte crescimento do Concelho de Sintra sofreu. Nos anos 90, iniciou-se um forte investimento, nesta que é a Linha suburbana, com mais utentes da Europa.










Foi muito provavelmente numa destas composições, que ocorreu um grave choque de comboios, n
a zona de Ouressa, em Mem Martins. Duas carruagens chocaram, e causou vários mortos e feridos. Este é um tema que eu não consigo encontrar nenhuma informação. Parece ser tabu. Sei dessa ocorrência, simplesmente por histórias que oiço de pessoas mais velhas, que me contam que foi um grande acidente, e que o barulho provocado pelo choque das carruagens, se fez ouvir a muito quilómetros de distância. Tenho informação que terá acontecido perto de 1970.
 
Não consigo confirmar estas informações. Agradeço comentários sobre este tema, a quem tenha conhecimento ou informação sobre essa ocorrência.

Fica um excerto de um documentário apresentado na RTP, onde é abordado o passado e o presente da Linha de Sintra:



-->

8 comentários:

  1. Olá Hugo, eu nasci em 76 e lembro-me muito bem que houve um acidente identico, no mesmo local (+/- onde hoje é o "estacionamento" dos comboios em Ouressa") quando eu tinha aprox. 8 ou 9 anos. Lembro-me muito bem desse dia, que estava em casa da minha avó, no Algueirão perto dessa zona. Pode ter sido outro acidente, mas deste, nesta altura lembra-me muito bem. Abraço e bom trabalho.
    J.

    ResponderEliminar
  2. Boas, será que me podia dizer onde posso arranjar esse video?

    ResponderEliminar
  3. "1965 - Morrem vinte pessoas no choque frontal de dois comboios entre as estações de Sintra e do Algueirão"

    in

    http://www.correiodosacores.net/view.php?id=17049

    ResponderEliminar
  4. Quanto à estação, lembro-me ainda da velha passagem de nível. Quando a fecharam, o túnel ainda não estava pronto e as pessoas eram obrigadas a perigosos saltos pela linha.

    ResponderEliminar
  5. Penso que foi em 1965 como disse acima Pedro. O meu pai era dos Bombeiros e andou nesse acidente, eu ainda não era nascida (nasci em 67).

    ResponderEliminar
  6. FOI UM CHOQUE ENTRE UM COMPOSICAO ELECTRICA UMA UTE E UMA MAQUINA ELECTRICA UMA BOBO, TALVEZ EM 1965, SEI ISSO PORQUE O MEU PAI , JA FALECIDO ERA NA ALTURA INSPECTOR EM SERVICO NA ESTACAO DO CACEM.MAS IREI SABER MAIS ALGUNS PORMENORES. CHAMO-ME JOAO LOPES, E TAMBEM FUI FERROVIARIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo. Lembro-me perfeitamente deste acidente porque assisti ao desenrolar dos acontecimentos no local. Faleceram bastantes pessoas, alguns da mesma família. Assisti ao funeral de algumas delas e penso que a CP tenta fazer esquecer este acidente que aconteceu pelo motivo de as duas composições circularem na mesma linha. O que vi foi horroroso e indescritível.Corpos mutilados dentro de uma amálgama de ferros retorcidos.

      Eliminar
  7. Eu fui viver para Mem-Martins em 1972 e por aí permaneci até aos princípios de 90. Apesar de à época(1965)estar a viver noutra localidade, recordo-me que,quando tinha 5 anos (o que coincide com a data avançada noutro comentário)ter ouvido falar num acidente muito grave na linha de Sintra, mas não sabia onde.

    ResponderEliminar