Mais uma vez a freguesia de Algueirão - Mem Martins é noticia na Televisão por maus motivos....
Desta vez foi na SIC, no programa "Nós por Cá", apresentado por Conceição Lino.
O tema foi um terreno situado na Rua de Santo Estevão, no Algueirão, onde existe uma acumulação de águas, e aparentemente de esgotos, que faz a vida negra aos moradores daquela região, bem perto da estação do Algueirão.
Trata-se de mais um claro exemplo da ganância de muitos construtores civis que descobriram nesta freguesia, a sua galinha dos ovos de ouro, e pelo facto de não ser possível construir naquele terreno, abandonaram o local, não se preocupando minimamente com todos os transtornos, que poderiam causar, nas pessoas que ali já residiam. E ninguém reage? Ninguém toma uma atitude? Será que assim está tudo bem?
Aqui fica a reportagem transmitida:
Outro assunto que se levanta, é o facto de serpermitida a construção de prédios, apesar de baixa densidade, naquela zona do Algueirão. Para mim, na minha humilde opinião, aquela deveria ser uma zona exclusiva de vivenda, pela história, pelo ambiente calmo e familiar, e por ser uma zona extraordinariamente bem planeada, numa freguesia que mergulha no caos. Eu teria um lema "vivenda por vivenda", mas enfim...
No entanto, prédio a prédio tudo se descaracteriza, e tudo se perde, perdendo belos exemplar de moradias que marcaram uma epóca, uma arquitectura e um estilo de vida.
Deixo apenas uma foto área geral, desta zona do Algueirão, como um exemplo do bom urbanismo e do bom planeamento que aqui se conseguiu implementar à muitos anos atrás, com ruas largas, com traçados ortogonais, como deve ser fácil de constatar nos bons livros de urbanismo e arquitectura. Saudades do passado...
E por falar em buracos e obras abandonadas, para quando a resolução do buranco gigante junto á Feira de Fanares?