Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ermida de São Romão - Monumento ou Ruina?

"A Ermida de São Romão ergue-se sobre uma elevação, ou plataforma, artificial, no interior da qual se registam importantes vestígios arqueológicos romanos e pré-históricos.
No seu todo, trata-se, sem qualquer dúvida, do principal conjunto histórico-monumental da Freguesia de Algueirão - Mem Martins e, no seu género, de um dos mais significativos do Concelho de Sintra."


Ao ler este texto tive alguma curiosidade em conhecer este monumento tão valioso da Freguesia. Esta antiga Ermida encontra-se mesmo no limite da freguesia, numa zona que eu considero, que faz pouco sentido ainda pertencer a Algueirão - Mem Martins, devido ao afastamento do centro, e acima de tudo pela a barreira física que foi criada, com a A16.


Quando cheguei ao local, admito que fiquei chocado com o que vi. O texto no site da Junta de freguesia, classifica a Ermida, como um verdadeiro Monumento, com elevado valor histórico, mas o que encontrei foi isto:

Umas paredes velhas, abandonadas e
rodeadas de entulho.
 
Paredes destruídas e cheias de Grafittis...
Aquela é uma janela do Século XVIII,
praticamente destruída

Será que a aproximação do Betão vai engolir a História?
Ao fundo, o que resta da Capela-Mor

Com o Palácio da Pena de fundo, serve apenas para se reflectir, que esta Ermida é muito mais antiga que o referido Palácio...
(não comparando o valor dos dois monumentos)


E ficam várias duvidas no ar:
- Qual a posição da Câmara Municipal sobre este Monumento?
- E a posição da Junta de Freguesia?
- Trata-se efectivamente um Monumento de interesse publico, ou apenas aguarda o avanço do betão para confirmar a sua total destruição.
- E a população tem conhecimento deste monumento?
- Existem projectos para recuperar a Ermida?


Eu aposto que mais de 95% da população da freguesia, nem tem conhecimento que esta "vergonha" é nossa...

... e com a reformulação autárquica que se aproxima, esta zona da freguesia de Algueirão Mem Martins, deveria ser entregue a Santa Maria e São Miguel (ou uma futura freguesia de Sintra)...

1 comentário:

  1. Olá a todos!

    Este post é um velho conhecido nosso. Confesso que suscitou a minha curiosidade e então decidi visitar o local. O acesso é complicado, feito por estrada de terra, por isso decidi ir de bicicleta... (gostei tanto do trilho que de vez em qd passo lá, LOL)

    Não conheço registos de escavações arqueológicas, contudo sei que as houve. Há vestígios de ser uma eremida com elevado interesse arqueológico.

    Mesmo neste estado gostei... Quer dizer, gostei do que pode encerrar São Romão o eremita, O significado de Mem Martins e por aí fora... Tenho feito algumas pesquisas e... Sou levado a fazer grandes especulações... Mem Martins é um local muito especial, muito místico... Tudo se perdeu nos últimos anos, contudo... Vale a pena pesquisar... Ehehheeh

    Basta apenas dar uma pista, "São Romão, que viveu no século 5, foi o primeiro eremita que existiu na França. Natural de Borgonha" A primeira dinastia Portuguesa foi de Borgonha... Úm dos seus simbolos é o liz amarelo... (olha os equipamentos do MMSC)... Enfim estou a pesquisar... Posso colocar-te ao corrente um destes dias... LOL

    Vale a pena visitar e pesquisar!!!

    Abraço

    ResponderEliminar