Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Filho do Sr. Cônsul

Texto Nuno Augusto
Foi na década de noventa que o Dr. Pedro Nuno Sousa Mendes se mudou para a freguesia de Algueirão - Mem Martins.

Conheci-o pouco tempo depois enquanto cliente na mercearia dos meus pais. Da primeira vez que ali foi, fiquei logo impressionado. Era um "gentleman" genuíno! 
Algumas vezes conversámos longamente, e como adolescente da altura, eu não tinha dúvidas, o Sr. Sousa Mendes (como sempre o tratei), ouvia-me com extrema atenção, e de forma cirúrgica abalava as minhas certezas com uma pergunta simples... Lá tinha eu que equacionar toda a minha argumentação outra vez... Que saudades...




Sobre o seu pai, Cônsul Aristides de Sousa Mendes, pouco falávamos. Certa vez puxei o assunto, e o seu tom de voz ficou diferente, disse-me apenas "Aconteceram coisas horríveis..." lapidar como sempre...


Quando fui ver o filme "O cônsul de Bordéus" fiquei na expectativa de ver recriado no cinema o meu amigo.... E quando ouvi o Cônsul chamar "Pedro Nuno" confesso que chorei....

Muito mais haveria a escrever, sobre o seu Mercedes 280s, sobre o que passou por se mudar para a freguesia e sobre a sua casa... Sobre a sua vontade de ver a casa de Cabanas de Viriato no seu esplendor de outrora... Mas isso fica entre nós....

Um abraço e até sempre Sr. Sousa Mendes
[morreu a 28/06/2005]

... na Estrada de Mem Martins 122B, onde viveu o Sr. Sousa Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário