06/05/2014

Bacias de Retenção em Algueirão Mem Martins

Bacia de Retenção’ é um nome que voltou a surgir entre a população de Algueirão Mem Martins.


Com a limpeza do espaço que existe no Algueirão, perto do Bairro da Coopalme e junto ao Parque de Material Circulante da CP do Algueirão, e face a ausência de espaços em quantidade/qualidade, as crianças e as pessoas que procuram um espaço confortável para prática de desporto e lazer, afluíram naturalmente a esta zona, aproveitando os mais recentes dias de sol e bom tempo.

O que é uma ‘Bacia de Retenção’??
Ribeira da Lage encanada na zona do
antigo Mercado de Fanares
Ribeira da Lage encanada na zona do
antigo Mercado de Fanares
A zona de Algueirão Mem Martins está enquadrada na bacia hidrográfica da Ribeira da Lage. Com a evolução urbanística, a vila tornou-se uma zona com elevada percentagem de solos impermeáveis, tornando-se uma zona vulnerável à ocorrência de cheias. 

Inundação em Fanares em 1972
A Ribeira foi encanada de forma a permitir a construção dos prédios junto ao antigo Mercado de Fanares... 

As pessoas mais antigas, certamente lembram-se de várias cheias que ocorreram nas zonas de cota mais baixa, perto de linhas de água. Desta forma a resolver estes problemas, procedeu-se à construção de 4 bacias de retenção na zona urbana da vila,enquadradas no Projecto de Controlo de Cheias da Região de Lisboa da responsabilidade do INAG

Estas obras controlaram definitivamente os problema do passado.


Tipo de ‘Bacias de Retenção’ de Algueirão Mem Martins
Tratam-se de quatro ‘bacias secas’. Este tipo de obras são construídas para permanecerem a maior parte do tempo sem água, acumulando apenas em períodos relativamente curtos, correspondentes a precipitações mais ou menos significativas. Para além das funções de armazenamento das águas pluviais, as bacias secas podem ser utilizadas como áreas de lazer, de práticas desportivas e espaços verdes, que podem ser desfrutadas na altura em que a bacia permanece seca. A população merece aquele espaço para si, mas nunca se devem esquecer da sua principal função... 'bacia de retenção de águas'...
Ocupação com betão do espaço a montante da bacia de retenção, junto ao Cabeço da Fonte
Cabeço da Fonte
Cavaleira
Coopalme

1 comentário:

  1. E para quando um espaço dedicado ao desporto? As pessoas agarraram-se aquele por necessidade, nesta freguesia atulhada de betão e com tão poucos espaços livres e verdes.

    ResponderEliminar