Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 20 de dezembro de 2014

'Chocaram dois comboios perto do Algueirão' [1965]

Noticiava assim o Jornal Diário de Lisboa à 49 anos
[20 de Dezembro 1965]

"Chocaram dois comboios perto do Algueirão, há mortos e feridos (...) O desastre foi presenciado do quartel dos Bombeiros Voluntários de Mem Martins, de onde foi dado o alarme pelo comandante Magalhães Ferreira (Ferraz) (...)."
Pouco passava das 18h00 quando o comboio de passageiros nº 4909 proveniente de Lisboa-Rossio embate violentamente, depois de sair da estação de Algueirão - Mem Martins (na zona do sitio da Portela), numa locomotiva de uma composição de mercadorias que manobrava na mesma via e que tinha saído minutos antes da estação de Sintra.
Segundo relatam os jornais da época resultaram deste acidente 20 vítimas mortais, onde se inclui o maquinista do comboio de passageiros, e um número indeterminado de feridos assistidos maioritariamente no Hospital da Misericórdia de Sintra e no Hospital de São José.
As operações de socorro envolveram meios de vários Corpos de Bombeiros do concelho de Sintra e de concelhos limítrofes; inclusive da cidade de Lisboa (sapadores e voluntários).
Entre outras entidades é de realçar o apoio às operações da GNR de Sintra, da Policia de Viação e Trânsito, da PSP com "Carros Rádio-Patrulhas" e com o envio de Lisboa de diversas Ambulâncias, do então recentemente criado serviço de socorros da PSP - 115, e do exercito com a cedência de projetores de iluminação de grande potência vindos do quartel de Queluz, na altura RAAF.
Os trabalhos prolongaram-se por toda a noite e só pelas 08h45 do dia 21, depois da intervenção da brigada técnica da CP é que foi possível desimpedir a via-férrea dos destroços, possibilitando a circulação de comboios.
Texto: Mário Cinco-Reis
Outras informações já reclhidas e partilhadas neste blog sobre este assunto http://algueirao-memmartins.blogspot.pt/2012/12/acidente-na-linha-de-sintra-1965.html (link)

Fontes / Referencias Bibliográficas: Livro Lx 60, Jornal de Lisboa - Arquivo Fundação Mário Soares, fogohistoria.pt, algueirao-memmartins.blogspot.com
Fotografias: Fogo&História, Arquivo RSB, Arquivo BVAC, Diário de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário