29/04/2016

[Jornal de Noticias] O mundo da fé através das apps móveis

Orações diárias, horários de missas e confissões e até um Jogo dos Pastorinhos. Viagem ao mundo da fé - nos dispositivos móveis

Aplicações com passagens da Bíblia, orações, horários de missas e confissões... Há um vasto leque de "apps" religiosas ao dispor dos utilizadores de dispositivos móveis. Rui Moniz, da plataforma MusiCristo, usa a Click To Pray, por exemplo. E fala-nos de outras, como "Missas em Lisboa".

Passamos a explicar, começando pela MusiCristo, que dentro de meses vai ter uma aplicação. Trata-se de uma plataforma online de partilha de músicas cristãs, criada por um grupo de jovens católicos da paróquia de Algueirão (Sintra). Com mais de 800 cânticos, faculta letras, acordes, ficheiros áudio.

Numa segunda fase, a MusiCristo vai permitir a cada coro ter uma área pessoal e "gerar automaticamente um "powerpoint" para projetar nas igrejas, para as pessoas nas missas poderem acompanhar", adianta Rui Moniz.
 www.musicristo.pt


Portuguesa é também a Click To Pray, que sugere orações para cada dia do ano, de manhã, à tarde e à noite. Está disponível para os sistemas operativos iOS e Android, gratuitamente, em Português, Inglês, Francês e Espanhol.

A primeira versão de Click to Pray foi lançada cá, em 2014, através do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração. Entretanto, chegou ao Vaticano, tendo sido adotada como a "app" oficial da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), que engloba mais de 35 milhões de pessoas.

Ouvir orações no autocarro ou às compras
Passo-a-Rezar é outra "app" gratuita destinada à oração e à reflexão, iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração. Mas com ficheiros áudio. Disponível gratuitamente no Google Play, na App Store e na Windows Store, inclui meditações a partir de um dos textos da liturgia do dia, para ouvir no quotidiano - das viagens nos transportes públicos às compras.

Propõe ainda esquemas de oração para alturas específicas, como "Retiro de Quaresma", ou "Caminho de Santiago". O Passo-a-Rezar tem site (assim como a Click To Pray), álbuns no Spotify e vídeos no YouTube.

Para um público infantil, há o Jogo dos Pastorinhos, lançado pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições, que se celebra em 2017. Esta aplicação, gratuita, pode ser descarregada no Google Play e na App Store.

Os jogadores escolhem uma personagem - Lúcia, Francisco, Jacinta ou o menino -, lançam os dados à vez e vão seguindo o percurso pela Cova da Iria. "Ganha quem chegar primeiro ao Coração de Jesus", e "Nossa senhora estará no jogo para ajudar", informa o Santuário.

Instrumento de evangelização a acompanhar os tempos
A tecnologia "hoje é um instrumento importante para comunicar, formar, partilhar e até apontar rumos de esperança", diz ao JN o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Ele mesmo usa "apps".

Para as Jornadas Mundiais da Juventude ("encontro de fé com o Santo Padre" que se realiza em julho, na cidade polaca de Cracóvia), está a ser desenvolvida uma aplicação gratuita, com informação diversa, desde o programa cultural até ao mapa local.

Eduardo Novo entende "estas soluções" como instrumentos de formação e informação. Evangelização, também. A acompanhar os tempos. "É alegria, é um laboratório de fé, é encontro." Sem pôr de lado a comunicação olhos nos olhos, ressalva.

Sem comentários:

Enviar um comentário