Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 30 de abril de 2017

Curta História de Algueirão Mem Martins

na Av. Chaby Pinheiro
Em 1962 é  criada a freguesia de Algueirão-Mem Martins,por influência de Isaías Paula, João Cordeiro e Francisco Fernandes entre outros, Lourel de Cima inaugurou um chafariz público, em Maio decorre a inauguração da Tabaqueira, das novas instalações do Hóquei Clube de Sintra e do Colégio D. Afonso V, já em Outubro. 

Em meados da década começa a urbanização de zonas como Algueirão e Rio de Mouro e abre o Hotel Miramonte, em Colares. Por essa altura se inauguraram igualmente as piscinas da Praia Grande e a estrada Várzea de Sintra-Fachada. Infausto, um incêndio na serra de Sintra em Setembro de 1966 provoca 25 mortos entre os militares que o combateram, e em Novembro de 1967  as cheias na zona de Lisboa afectam Cacém, Belas e Queluz provocando 12 mortos na região de Sintra.
Depois do 25 de Abril, é inaugurada em Mem-Martins a cooperativa de ensino A Papoila. Em 1988  Algueirão-Mem Martins é elevada a vila. 

2 comentários:

  1. Ao fundo vê-se a vivenda onde os meus pais viviam e onde passei parte da infancia
    Saudades

    ResponderEliminar
  2. Gostariamos de saber as razões da constituição da Cooperativa " A Papoila", sua 1ª sede e onde foi constituida antes de ter ido para S: Carlos. Os seus 1º?s cooperantes e ano de formação....

    ResponderEliminar