Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Núvem lenticular de Agosto '23

Uma nuvem com uma forma invulgar foi avistada, ao final desta segunda-feira, na zona de Lisboa. As partilhas de imagens foram muitas, e muitas vezes acompanhadas de piadas e sugestões de que seriam óvnis. 

Apesar da sua forma pouco usual, não se tratou de demonstração de vida extraterrestre, mas sim de uma nuvem lenticular

Segundo os especialistas, o fenómeno deveu-se ao vento que se fazia sentir. Este tipo de nuvens forma-se devido à presença de fortes ventos húmidos em terrenos acidentados, como montanhas ou vales.

"De uma forma geral designam-se por altocumulus lenticularis. Estas nuvens encontram-se a uma altitude entre 3000m e 6000m e formam-se pela interação do vento com as montanhas, em certas condições de estabilidade atmosférica", revela o Notícias ao Minuto fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Tal como se pôde verificar nos céus, as nuvens do género altocumulus "podem ter formas ovaladas (lenticulares), alongadas, em forma de rolo, redondas ou laminares", revela a mesma fonte. 

As nuvens lenticulares geralmente indicam a presença de turbulência severa e por isso são "potencialmente perigosas" para a aviação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário