Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 11 de março de 2009

Obras do Modelo de Mem Martins

E ai está... Começaram as obras...
Aquilo com o qual eu tanto discordei, já começou...
Maquinas e camiões já fizeram a desmatação, e iniciaram as terraplenagens...
O hipermercado 'Modelo' de Mem Martins
Isto é sem duvida algo com o qual eu nunca concordei, pelo facto de já existir excesso de grandes/medias superfícies nesta zona. A crise, e esta concorrência desleal, estão a aniquilar o pequeno comércio, alias, basta fazer um passeio na Rua de Fanares, e contabilizar as lojas que fecharam nas últimas semanas.















Mas sinceramente, preocupa-me o trânsito que este espaço vai criar, numa zona já por si congestionada de Mem Martins. Quem utiliza esta artéria da vila, acima de tudo a hora de ponta, sabe perfeitamente o trânsito, e a demora que normalmente ali são criados. E agora?
Vai ser construída uma nova rotunda? O acesso será pela Rua. S. Francisco Xavier?















Venha o Diabo e escolha...
A Rua S. Francisco Xavier é uma zona calma, de moradias, frequentada acima de tudo por crianças e adolescentes, que se dirigem para a Escola Secundaria de Mem Martins. Irá ser injectado mais transito nesta avenida, diminuindo a segurança das crianças e dos adolescentes, e reduzindo drasticamente o sossego de quem habita naquela zona?


















Ou será criada mais um rotunda na Rua António Feijó? Mais trânsito, mais movimento, e imagino durante o Natal...
E será que o projecto prevê condicionantes para este pequeno ribeiro (foto abaixo), que normalmente serve de drenagem de águas das chuvas?



































Estamos cá para ver o que vai acontecer, mas o Aldi deve abrir brevemente, as obras do Modelo já começaram e muito brevemente devem começar também as obras do Minipreço...
Crise? Qual crise?

terça-feira, 10 de março de 2009

Deputados questionam Segurança em Mem Martins

Este blog não tem qualquer cor politica, mas quando existe uma intervenção de um partido politico, que eu acho que mereça referência, não tenho qualquer problema em o divulgar, e parece que finalmente dois deputados na Assembleia da Republica, decidiram interrogar o Governo, sobre a insegurança vivida na zona da estação de Mem Martins, e ao Tráfico de Droga que existe naquela zona. Parece que finalmente alguém resolveu dar ouvidos, ao grito que está escrito no túnel, junto ao Centro de Saúde, e que já esteve escrito em mais zonas. Obrigado Senhores deputados Bruno Dias e António Filipe.

















Clica em cima da imagem, para conseguir ler o documento da Assembleia da República a interrogar o Governo:







[Correio da Cidade] 'Podia ter sido uma tragégia'







domingo, 8 de março de 2009

Graffitis nos comboios da Linha de Sintra (video)

Este é um tema que eu já abordei, e volto agora a fazer referência, pelo rápido agravamento da situação.

Quem circula com frequência na Linha de Sintra, ou está atento à passagem dos comboios, certamente sabe perfeitamente do que eu estou a falar. Praticamente todos os comboios em circulação já foram alvo de vandalismo por parte de graffiters.

Esta é uma arte que eu aprecio, acho muito interessante, e sei valorizar, no entanto deve ser praticada nos sítios correctos. Este tipo de pinturas nas carruagens, para além de algo sem significado, que não transmite qualquer mensagem, danifica algo que está ao serviço de toda a população.

Circular dentro de uma carruagem, como esta da foto, torna-se obscuro. A luz é reduzida e a visibilidade para o exterior é nula. Torna-se extremamente desconfortável.

E volto a questionar a segurança. A CP garante a segurança de todos os passageiros que circulam na Linha de Sintra?
Os comboios durante a noite ficam estacionados no Algueirão (junto à Coopalme), no Rossio, em Campolide e no nó das Olaias (depois da estação de Roma-Areeiro).

Na zona de Campolide, os comboios estão estacionados na zona de oficinas, alguns com as portas abertas (como se pode ver na foto em cima), e de fácil acesso a qualquer pessoa. Apesar de existir seguranças, não existe qualquer controle nos acessos.

Eu mesmo, utilizei esta estação várias vezes, e circulei no meio dos comboios, sem que ninguém me perguntasse o que estava a fazer. Aliás, estas fotos foram lá tiradas.
Segundo informação que li num fórum na internet, a limpeza destes graffites, em cada comboio, tem um custo de 3500 euros...


Será que não são tomadas providencias por parte da CP para evitar isto? estes custos não deveriam ser imputados a estes artistas?

Quem circula nestes comboios, e esteja um pouco mais atento, certamente já fez uma questão.

Porque é que não se vê este tipo de pinturas, nos comboios da Fertagus?



Já agora, se alguém me souber explicar o significado do que é escrito nas carrugens, eu agradecia...

Deixo aqui a opinião de Herman José, no Programa Nós por cá, na SIC, relativamente a este assunto, opinião que eu pessoalmente subscrevo, e penso que muita gente também deve estar totalmente de acordo.

domingo, 1 de março de 2009

"Super Tia" vista em Mem Martins (video)



A “Super Tia” era um sketch do programa da RTP, Herman Enciclopédia, onde Herman José vestia o papel de uma Tia da Alta Sociedade, com poderes de Super-Herói.
Este programa era gravado nos estúdios da Edipim, na Abrunheira, e desse modo existem alguns sketch filmados em Mem Martins.
O genérico da rubrica "Super Tia", tinha no inicio, três mulheres em São Carlos, junto ao mercado, a observar a passagem da "Super Tia" pelos Céus de Mem Martins.
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Caracterização da “Super Tia”
Naturalidade - Quinta da Marinha
Profissão
- Super Heroína

Indicações Eventuais
- Não pode estar em contacto com "psidonite", adora ir a festas sociais e "salva" de terríveis perigos os menos necessitados. Tem como expressões: "Caturreira", "Então vá" e "Quer levar um estalo?"


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"Herman Enciclopédia é um programa da RTP , com autoria e participação de Herman José, que passa regularmente na RTP Memória.
Iniciou as suas emissões a 15 de Abril de 1997 e teve direito a duas temporadas.
Trata-se de um programa de sketchs, todos eles relacionados com o tema central do programa em causa. No inicio, o Herman fazia um série de introdução ao tema, culminando com uma série de piadas, de acordo com os acontecimentos da semana que passou.
Alguns dos sketchs eram precedidos de um "indicativo" alusivo ao nome do programa, fazendo-o lembrar uma entrada de uma enciclopédia multimédia, visto que na altura estava muito na moda a enciclopédias em CD-ROM.
Os sketchs eram formados pelos actores residentes, tais como José Pedro Gomes, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Miguel Guilherme, Lidia Franco, António Feio, Cristina Cavalinhos e Vitor de Sousa."

Fonte: Wikipédia


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sábado, 21 de fevereiro de 2009

Casa do Benfica de Algueirão - Mem Martins

Clica na imagem em baixo, com a mensagem de abertura, para conseguir ler melhor, a informação sobre a abertura da Casa do Benfica de Algueirão - Mem Martins

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

1º Corso- Passeio Carnavalesco Atrium Chaby

Em colaboração com o Núcleo de Sintra (associação que promove também o desporto do pedalar) vai o Atrium Chaby promover no dia 20 de Fevereiro de 2007, o 1º Corso-Passeio Carnavalesco Atrium Chaby, com partida da Vila de Sintra e chegada ao Atrium Chaby em Mem Martins.

Mem Martins - Construção Abandonada

Este é sem duvida algo que se pode tornar verdadeiramente perigoso em Mem Martins. Refiro-me a uma construção na Rua Santos Carvalho (traseiras do pavilhão da Missão Cristã), que se encontra abandonada e totalmente sem protecção.

Se bem me lembro (esta é uma informação que não consigo confirmar), este edifício foi construído pelo facto da Central dos TLP na Rua Eng. Júlio Gomes da Silva, no Algueirão já não possuir capacidade para mais, pois na altura tinha se esgotado os números iniciados por 921.


O que é certo, é que durante a construção desta nova Central Telefónica, surgiu uma nova tecnologia que permitiu que os novos números (922) pudessem ficar instalados na antiga Central, deixando a nova de ser necessária, ficando por isso a sua construção parada. Volto a frisar que não sei se esta é a verdadeira história deste edifício.



A verdade é que este edifício se manteve abandonado desde o inicio dos anos 90, numa zona isolada durante muito anos, e que aos poucos começou a ser envolvido por novas construções e empresas. O que é certo, é que o edifício chegou a ser habitado por uma famílias de baixos recursos, que recorria da solidariedade do empresário da empresa instalada mesmo ao lado, que lhes fornecia electricidade, de modo a poderem obter as condições mínimas de habitabilidade.

Nos dias que correm, trata-se de um espaço perigoso e mal frequentado (gangs e toxicodependentes), basta reparar nas inscrições nas paredes. Além disso, este local é uma possível fonte de morte, pelo facto de o 1º andar e as escadas não apresentarem qualquer protecção, potenciando quedas extremamente perigosas, e do espaço estar repleto de lixo.


- Quem vai ser o responsável se uma criança entrar neste espaço e cair, e se aleijar a sério ou algo mais grave? - Quem vai ser responsável se uma mulher for "sequestrada" e levada para este espaço?

Penso que seria de todo conveniente inibir a entrada de qualquer pessoa neste espaço, por razões de segurança, e de modo a evitar algo com alguma gravidade.


As fotos parecem tiradas num cenário de guerra, no Iraque ou na Palestina mas não, é mesmo em Mem Martins...


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Mem Martins - Noite de Temporal

Depois de uma noite de muita chuva e muito vento, temos aqui duas imagens que marcam uma noite. Obtive estas duas fotos numa simples viagem que fiz por Mem Martins, mas calculo que tenham ocorrido mais situações, espero que sem gravidade.











[Correio da Cidade] 'Temos de Defender o Comercio Local'







domingo, 25 de janeiro de 2009

Mem Martins - Supermercado Aldi

É verdade, parece que afinal Mem Martins é sem duvida muito atractivo para todas as marcas de Supermercados. Assim sendo, já está a ser construído, na Rua das Vagens, mesmo em frente à Lusiteca, mais um espaço de Comércio, o Supermercado Aldi.

Mais uma loja Discount ao estilo do Lidl.


Quem se dirige nesta artéria da freguesia já consegue ver os trabalhos em curso, que muito provavelmente irão destruir um muro em pedra, com muitos anos, que é uma memória da vida agrícola desta zona










Aqui temos o aviso camarário a confirmar a obra, com o nome do Titular do Alvará e com a área de construção. E apesar de geograficamente ficar localizado na freguesia de Rio de Mouro, ficará numa zona de influência muito mais determinante para Algueirão - Mem Martins.















Imagem retirada do site da marca, onde podemos observar uma das lojas em funcionamento.


















Relativamente a este excesso de comércio, vou colocar aqui a opinião do Augusto relativamente ao assunto, pois sendo ele filho de pequenos comerciantes da freguesia, sente na pele esta massificação de grande superfícies:

Como sabes, os meus pais têm uma pequena mercearia, e o que eu gostava mesmo de ver era quotas para a existência de grandes superfícies. Isto é, só pode existir um hipermercado por cada x pessoas. À semelhança do que se passa com as farmácias. Imaginemos que para a freguesia 3 grandes superfícies chegavam! Temos duas praças ao ar livre duas vezes por semana (penso que no Concelho de Sintra mais nenhuma freguesia apresenta tal índice elevado), e mercados em vários locais abertos diariamente (S.Carlos, Mem Martins, Algueirão, Tapada das Mercês). Ora estes mercados estão às moscas! A CMS gasta dinheiro a criar infra-estruturas, para depois autorizar a que os gigantes as destruam?!?!? Se era para isso, mais valia nem as criar... Vantagem disto: menos investimentos até para os hipers (hoje em dia a guerra é entre eles, e não entre eles e os pequenos comerciantes), e manutenção dos comércios de bairro.

Se há quotas para produção de leite, para produção de vegetais, de azeite, e etc, porque não há quotas para a distribuição desses mesmos bens??? é porque esses gajos financiam campanhas políticas! digo eu!"
Gostei bastante deste ponto de vista, e foi dando sem o conhecimento que já se encontravam aprovados o Supermercado Aldi e um Novo MiniPreço nesta zona.

Estarei-me a tornar num Velho do Restelo, ou este excesso de comércio começa a ser ridículo?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mem Martins - Acidente em Ouressa (video)

Estou a publicar este post como alerta para algumas zona da freguesia, onde efectivamente há elevados riscos de acidente, acima de tudo, devido ao excesso de velocidade.

Este foi um acidente gravíssimo que ocorreu pouco antes do Natal do ano passado, no dia 23 de Dezembro de 2008, e que eu, infelizmente fui afectado por ele, devido ao desvio de trânsito provocado pelo corte da Av. Almirante Gago Coutinho, em Ouressa (estrada que liga Mem Martins a Sintra).


Naquela noite fiquei efectivamente curioso com tantos Bombeiros e tanta Policia naquele local, mas não consegui esclarecer o que tinha acontecido.

E curiosamente, encontrei este vídeo no youtube, divulgado pelo Tejo16, que aqui decidi divulgar.

Quem quiser ver as imagens até ao fim, dificilmente conseguirá identificar, que o veiculo envolvido no acidente é da marca Saab, pelo facto de ter ficado irreconhecível.

Nâo sei se houve vitimas...

Aqui ficam as imagens para reflectir...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Mem Martins - Urbanização Jardins Poente (Mem Martins Poente)

Este tema é algo que me deixa extremamente irritado. A Urbanização Jardins Poente.
Para mim trata-se da maior aberração urbanística de Mem Martins, prédios demasiado altos, feios e totalmente desenquadrados com a envolvente.

Admito sentir alguma felicidade por ver o insucesso das vendas, onde se respira a ganância de quem construiu, simplesmente com espírito do dinheiro fácil.Fiz uma pequena lista de interrogações que faço sobre o local, e tento acompanhar com uma imagem para relatar a minha questão...


Quando olho para aquele local levanto sempre algumas questões:
- Onde há estacionamento na Urbanização, para além do parqueamento de cada fracção?










- Onde estão respeitadas as Cérceas com os edifícios da Urbanização do Pinhal?
Cércea: Dimensão vertical da construção, contada
a partir do ponto da cota média do polígono de base no alinhamento da fachada até à linha superior do beirado ou platibanda. Para este efeito incluem-se também os pisos recuados.)


- Para quando a Conclusão do Espaço Publico? Segundo o que sempre ouvi dizer o espaço em frente à entrada do Edifício D.Manuel II está destinado a Campos de Ténis.


- Como é que a Câmara aprovou a urbanização e agora dificulta nas licenças de utilização?








- Como é possível o traçado da Rua Júlio Pomar, sabendo que para ter continuidade até à Rua Fernando Pessoa, seria necessário adquirir um troço da Quinta adjacente.





























- Porque se chama "Jardins Poente"? Poente eu percebo, mas jardins não encontro argumentos.
Como é possível que a publicidade à urbanização seja baseada na frase: "O seu Jardim". Publicidade enganosa? Será que o chão da sala e da cozinha serão relva? (Eu sei que é uma observação parva)


- E a degradação em que se encontram alguns espaços que nunca se quer funcionaram?




















- O estado de alguns Edifícios que não foram terminados?













- As pequenas varandas não parecem galinheiros?




















- As plataformas exteriores, onde supostamente deveria haver comércio, são espaços desconfortáveis, onde a passagem entre os edifício é garantida por pontes. Será que alguém alguma vez sonhou que aquilo fosse transformado numa zona rica em comércio?















- E o espaço disponível para a Nova Igreja? Qual a lógica de construir uma igreja num recanto rodeado por prédios de 10 andares?















- O que fazer aos prédios que não foram concluídos?















Penso que são perguntas demais, mas certamente existiam mais, mas também acredito que ali habitam, e achem o local paradisíaco e fantástico. Estamos num país livre, viva a Liberdade de Opinião
No entanto, para mim, é sem dúvida nenhuma a urbanização mais feia, mais mal planeada, mal organizada e pior enquadrada de Mem Martins, e que a melhor solução era sua total destruição...
Eu sei que é uma utopia minha, mas tenho a ce
rteza absoluta que se naquele espaço se tivesse construído algo de qualidade, baseado nas boas regras de urbanismo e arquitetura. hoje em dia, tudo estaria vendido, e Mem Martins teria uma zona agradável para toda a população usufruir, e o Skyline de Vila seria algo muito mais bem delineado...

















Deixo aqui o texto que serve para uma das empresas construtoras apresentar os imóveis:
"Apartamentos T2- T3 - T4 - Espaços Comerciais
Viver com o seu jardim é...

Ficar feliz por chegar a casa.

Sentir a beleza da arquitectura e do conforto dos interiores e exteriores.
O projecto de arquitectura assume a m
odernidade da urbanização em que está inserido, destacando-se o estilo arquitectónico contemporâneo dos revestimentos exteriores e a elevada qualidade dos acabamentos interiores. O interior dos apartamentos foi cuidadosamente detalhado com uma linguagem arquitectónica moderna que utiliza materiais tradicionais como a madeira e o estoque."



VMER em Sintra

Visto que a saúde é um tema que está na ordem do dia no Concelho e na freguesia, penso que a nova SUB em Mem Martins deveria ser presenteada com uma VMER.

Este post baseia-se no comentário que recebi aqui no Blog do Augusto, um amigo e leitor, que trabalha na área da saúde e está bem enquadrado com o assunto. Como achei muito válida a sua opinião, decidi colocar aqui a sua opinião sobre o assunto.

"Para além disto, convinha ficarmos com uma VMER (veículo médico de urgência e reanimação - as VW passat que andam sempre a Abrir), porque a que dá assistência à nossa zona, concelho de Sintra todo, sim todo, é a do Hospital Centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE (mais precisamente a do Hospital São Francisco Xavier). Se houver um acidente na Praia das Maçãs e for necessária a VMER.... É para esquecer!

Se não dessem a VMER ao menos uma SIV (suporte intensivo de Vida) São ambulâncias tripulas por enfermeiros que têm o curso de Suporte avançado de vida dado pelo INEM,e que está ligada ao CODU para o médico dar indicações via teleconferência.... O curso para formar a primeira fornada de tripulantes de SIV, está a decorrer!"

E é verdade, ainda hoje consegui verificar esta realidade, o tempo de demora, que mesmo não sendo exagerado, em situações em que a vida está em risco, pode se tornar numa eternidade.
Agora que está a ser estruturado o sistema de saúde no Conselho de Sintra, poderia ser uma boa oportunidade de enriquecer mais a população.