Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 17 de janeiro de 2009

VMER em Sintra

Visto que a saúde é um tema que está na ordem do dia no Concelho e na freguesia, penso que a nova SUB em Mem Martins deveria ser presenteada com uma VMER.

Este post baseia-se no comentário que recebi aqui no Blog do Augusto, um amigo e leitor, que trabalha na área da saúde e está bem enquadrado com o assunto. Como achei muito válida a sua opinião, decidi colocar aqui a sua opinião sobre o assunto.

"Para além disto, convinha ficarmos com uma VMER (veículo médico de urgência e reanimação - as VW passat que andam sempre a Abrir), porque a que dá assistência à nossa zona, concelho de Sintra todo, sim todo, é a do Hospital Centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE (mais precisamente a do Hospital São Francisco Xavier). Se houver um acidente na Praia das Maçãs e for necessária a VMER.... É para esquecer!

Se não dessem a VMER ao menos uma SIV (suporte intensivo de Vida) São ambulâncias tripulas por enfermeiros que têm o curso de Suporte avançado de vida dado pelo INEM,e que está ligada ao CODU para o médico dar indicações via teleconferência.... O curso para formar a primeira fornada de tripulantes de SIV, está a decorrer!"

E é verdade, ainda hoje consegui verificar esta realidade, o tempo de demora, que mesmo não sendo exagerado, em situações em que a vida está em risco, pode se tornar numa eternidade.
Agora que está a ser estruturado o sistema de saúde no Conselho de Sintra, poderia ser uma boa oportunidade de enriquecer mais a população.

3 comentários:

  1. Obrigado Hugo!

    Parabéns pelo Blog! Estou a gostar muito!

    A questão da VMER é muito delicada... Apenas uma viatura destas para Amadora, Cacém, Agualva, Rio de Mouro, Mira Sintra, Belas, Paiões, Mem Martins, Algueirão, Mercês, Sintra, Terrugem, Montelavar... Parece-me pouco.

    A importância destas equipas (a VMER é tripulada por um médico e um enfermeiro, ambos com o curso de suporte avançado de vida do INEM) é importantíssima em caso de enfartes do miocárdio, acidentes de viação, catástrofes naturais, entre outras situações extremas.

    É certo que as corporações de bombeiros têm vindo a melhorar as suas capacidades em termos materiais e técnicos, contudo são escassas para as expectativas das populações...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. "Agora que está a ser estruturado o sistema de saúde no Conselho de Sintra". Esta frase retirada do artigo em questão só fará qualquer sentido quando as "cabeças pensantes" deste país perceberem que Sintra precisa mesmo é de um Hospital cuja possível construção se vem eternizando nos últimos 20 anos.
    Sintra como Concelho mais populoso do país (ou da Europa como já ouvi dizer) não pode continuar assim a nível de cuidados de saúde...

    ResponderEliminar
  3. Cada vez gosto mais deste espaço.
    Hospital? Sim, já devia cá estar.
    Provavelmente "vai ser" construido lá para as zonas do autodromo, com acessos que a zona tem Deus me livre.

    ResponderEliminar