Tempo em Algueirão Mem Martins

segunda-feira, 9 de maio de 2016

[BPS : Bombeiros Para Sempre] “Ouvi Gritar e Só Queria Sair Dali”

João, 48 anos, lembra ao CM inferno no fogo do Caramulo.
Quase três anos depois da tragédia, João Martins, 48 anos, ainda treme a voz. O fogo do Caramulo fez quatro dos oito bombeiros mortos em 2013 e marcou a história de todos os voluntários, mas principalmente dos que, como João, combateram aquelas chamas.
A poucos dias do Dia Municipal do Bombeiro em Sintra, cuja gala se realizou ontem, João lembra ao CM as horas de aflição. “Tinha os pés queimados, estava desorientado, com sede. Ouvi gritar e tentei ajudar os que estavam perto. Até que não consegui mais andar”. O bombeiro de São Pedro de Sintra fazia parte da coluna que combatia o fogo do Caramulo, a 22 de agosto. “Fomos descendo a serra, nada fazia prever. Sou voluntário há 34 anos e nunca vi nada assim.
Lembro-me de me levantar e cair. Bati numa árvore e tentei levantar-me. Faltaram-me as forças. Só queria sair, fosse como fosse”. João é exemplo de coragem para os dois filhos bombeiros, de 17 anos, que sempre acreditaram que o pai ia sair vivo do Caramulo. “Pensei muito nos meus filhos e na minha mulher. Se ia sair dali ou não. Foi muito complicado”, conta, comovido. Ainda não recuperado das queimaduras nos pés, João ficou também com problemas respiratórios.
Mas sente-se agradecido por estar junto da família. “Devo ter sido o último a sair. Fui resgatado numa cadeira, com o guincho do carro”.
Bernardo Cardoso (18 anos), Cátia Dias (21), ambos do Carregal do Sal; Bernardo Figueiredo, (23), Estoril; Ana Rita (24), Alcabideche; Daniel Falcão (25) e António Ferreira (45), Miranda do Douro; Pedro Rodrigues (40), Covilhã; e Fernando Reis (50), Valença, morreram no combate às chamas entre junho e setembro de 2013.
Liguei à minha mãe e despedi-me” A chamada para a mãe foi imediata. Jonathan Gabadinho, 32 anos, na altura bombeiro em Queluz, viu na atitude dos chefes que algo estava errado. Combatiam um fogo na Tapada de Mafra, em 2009, e ficaram cercados. “Despedi-me da minha mãe”, conta.
Hoje bombeiro em Algueirão-Mem Martins, agradece ao 2º comandante a coragem de os ir buscar e recorda que o medo o levou a fazer a chamada: “Gosto muito de ti, mãe. Estamos cansados. Não sei o que vai acontecer”, disse à mãe.

Encerramento da 'Farmácia Medeiros'??

A 'Farmácia Medeiros' na Estrada de Mem Martins 173, entre o Cruzeiro e as Antigas Financias encontra-se encerrada ao publico aproximadamente 8 dias...
Terá sido o encerramento definitivo????


xxx

sábado, 7 de maio de 2016

Nova loja de Gomas, em Mem Martins

Abriu hoje às 10:00 a nova loja de Gomas

Doce Jujuba 

Na Av. Chaby Pinheiro

[CMS] Dê o seu contributo para a criação do Parque Urbano da Cavaleira

No âmbito da criação do Parque Urbano da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, a Câmara Municipal de Sintra apela à participação ativa da população local no projeto de criação do parque, de forma a encontrar as melhores e mais adequadas soluções. 

Esta intervenção tem como objetivo a consolidação do espaço como um todo, utilizando o verde como elemento de ligação e de continuidade e apostando na diversidade de equipamentos.
Pretende-se, desta forma, criar um espaço amplo com zonas de estadia e lazer, circuitos de manutenção para adultos/idosos, parque infantil, zona de desporto livre, percursos pedonais e estacionamento.
Os equipamentos serão envolvidos de forma harmoniosa por vegetação e fauna caraterística, recriando, assim, a paisagem natural e cultural de Sintra. 
Este projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, enquadrado numa candidatura apresentada pelo Município de Sintra no âmbito do Portugal 2020.



Teatro: “Madrepérola”

A recém criada Associação Cultural Quatro Quartos vai levar à cena a sua primeira peça de teatro “Madrepérola”, texto original de Ana Rita Barreira com encenação de Tiago Pereira, nos próximos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21 e 27 de Maio, no espaço teatral da Escola Secundária de Mem Martins pelas 21h30h.

A Associação Cultural Quatro Quartos é um grupo criado em Fev.2015, que nasce da vontade de um conjunto de artistas dedicados em trazer cultura da comunidade para a comunidade.

Sinopse: Uma peça energética onde tudo pode acontecer. Mesmo tudo. Desde ostras e piaçabas-repuxo a encornanços brutais com mordomos. Prepare-se para a sua nova e controversa novela da noite. E já agora, sabe o que acontece quando se mistura Johnnie Walker com Red Bull?
Entrada:2€ c/ LOTAÇÃO LIMITADA
RESERVAS:
sms 918.272.708
reservasquatroquartos@gmail.com
Bilhetes devem ser levantados no local até 21h15.

Classificação etária: M/12
Duração aproximada: 1h10m
Texto original de Ana Rita Barreira
Ficha técnica: »
Encenação e direcção artística: Tiago Pereira »Interpretação: Rafael Alves, João Tomás, Patrícia Monteiro, Inês Guerreiro, Vanessa Prazeres. »Assistência técnica: Bruno Santiago »Agradecimentos: Pedro Oliveira, Teresa Oliveira, Teresa Gomes.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Incêndio em apartamento em Mem Martins

Esta tarde um incêndio num apartamento no 4º piso do edifício do Centro Comercial Lirios, em Mem Martins

domingo, 1 de maio de 2016

'Caça ao Tesouro' em Mem Martins

Nas ruas de Mem Martins podemos brincar à 'Caça ao Tesouro" e para isso, basta seguir as setas e tentar encontrar: » o 'gabinete de apoio ao munícipe' e 'espaço cultural'... 

Vamos ver se alguém encontra...
foto na Av. Chaby Pinheiro, 30abr2016
foto na Rua de Fanares, 30abr2016

sexta-feira, 29 de abril de 2016

[Jornal de Sintra] Governo vai disponibilizar verba para novo centro de saúde em Algueirão Mem Martins


Abertura ao Público do Parque Desportivo na Rua Josefa de Óbidos na Tapada das Mercês

No próximo dia 7 de maio, sábado, pelas 15h00, vamos reabrir ao público o parque desportivo ao ar livre da Rua Josefa de Óbidos, na Tapada das Mercês.

Durante os últimos meses a junta de freguesia efetuou obras de melhoramento e requalificação de todo o espaço desportivo, dotando o parque de melhores condições para utilização de todos os fregueses.

Com estas obras, para além da colocação de novas balizas, tabelas de basquetebol e redes no ringue, a junta de freguesia requalificação o “skate park” e colocou novos equipamentos de manutenção física.

Para o dia da inauguração do novo espaço, estão previstas um conjunto de atividades, nomeadamente aulas ao ar livre para todos.

sábado, 23 de abril de 2016

Inauguração do 'BFB Finance Portugal' no Algueirão


http://bfbfinance.pt/

Foi inaugurado no passado dia 9 de Março na estrada do Algueirão, o BFB Finance Portugal 

Foi também instalada uma maquina multibanco no local, recuperando uma carência desde o encerramento do 'Banco Popular' que se encontrava instalado naquele espaço.

No mesmo espaço também já funcionou o 'BNC Banco Nacional de Crédito'


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Arte e Desporto no teu bairro

A junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins vai promover, durante o mês de maio, o evento ”Arte e Desporto no Teu Bairro” em diversas localidades desta freguesia.
Esta iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar dos mais jovens, através do desenvolvimento de diversas aulas de grupo ao ar livre, a arte urbana através da pintura de um espaço característico do bairro com a ajuda dos moradores, e a música através da realização de concertos gratuitos e abertos a toda a população.

O projeto “Arte e Desporto no teu Bairro” decorrerá aos sábados, dias 7, 14, 21 e 28 de maio. O horário definido para a realização deste evento é no período da manhã, entre as 10h e as 13h, e no período da tarde, entre as 14h e as 18h. Bairro da Nova Imagem, Tapada das Mercês, Bairro de São José e Cavaleira, respetivamente, são os locais definidos para a realização desta iniciativa.

Concerto do 25 Abril em Mem Martins

No próximo dia 23 de abril a junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins vai promover diversas iniciativas para comemorar o 25 de abril.

À semelhança dos anos anteriores, a junta de freguesia vai proporcionar um conjunto de concertos na Quinta do Butler, em Mem Martins. Entre os convidados está a Orquestra Juvenil da Escola Mestre Domingos Saraiva e o Coral Allegro.

Os espetáculos vão decorrer no sábado, entre as 15h e as 18h.

sábado, 16 de abril de 2016

Obras na Ciclovia 'Mem Martins - Sintra'

A ciclovia entre Mem Martins e Sintra está a avançar...



Novas lojas de 1 Euro

O comércio tradicional vai mudando com o tempo, e aqui temos mais 2 transformações... com o desaparecimento de lojas tradicionais da vila e o surgimento de 'Lojas de 1 Euro'

na ex-Gatuxa, no Cruzeiro













na 
ex-metade da Limite, na Estrada de Mem Martins


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Mem-Martins acolhe GimnoEscolas

A junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins promove no próximo dia 17 de abril,  às 9h30, domingo, o evento GimnoEscolas, em parceria com a APSC Gimnoanima Associação Desportiva de Sintra.

O GimnoESCOLAS é um evento inserido na programação do projeto “DESPORTO PARA TODOS” da junta de freguesia, que tem como alvo prioritário as escolas, associações ou clubes desta freguesia que se dediquem à prática da ginástica, podendo ainda participar outras entidades convidadas que desenvolvam a modalidade e se enquadrem dentro dos objetivos definidos pela organização.

Trata-se de um evento na área da formação gímnica, assente num modelo original que junta a recreação e a exibição a uma competição com características inovadoras, baseado numa estrutura de progressão pedagógica flexível e adaptável a diferentes realidades dos praticantes.
Como principais objetivos destacam-se:

• Fomentar a prática da ginástica em geral e em particular na freg. Algueirão-Mem Martins;
• Divulgar a modalidade e o trabalho que é efetuado palas diferentes instituições que se dedicam ao ensino da ginástica;
• Motivar os ginastas para a aprendizagem e aperfeiçoamento das diferentes habilidades;
• Enriquecer os planos de formação gímnica das diferentes instituições;
• Estimular o intercâmbio de experiências e o convívio entre os vários praticantes de ginástica;
• Certificar a aquisição de competências dos praticantes de ginástica no âmbito da sua formação gímnica.

O evento vai decorrer no pavilhão da Escola Básica Ferreira de Castro e tem início programado para as 9h30.