Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

* OpiniãoAMM: ‘Come and visit the oldest stop on the Sintra Line’

Texto Hugo Nicolau
(Responsável/criador deste blog 'Algueirão Mem Martins')

Já que a Estação de Algueirão Mem Martins é a mais antiquada da ‘Linha de Sintra’, e como não se ouve notícias para a sua modernização nem projetos para tal, penso que poderiamos usar este argumento para valorizar este antigo apeadeiro da ‘Linha de Sintra’ e a Vila…

Com os comboios a viajarem cheios de Turistas para visitarem a Vila de Sintra, porque não convida-los a visitar o mais antigo apeadeiro, símbolo do passado da ‘Linha de Sintra’, na vila que abraça Sintra?
Come and visit the oldest stop on the Sintra Line’

Reabrir as lojas abandonadas na passagem subterrânea, para mostrar os símbolos que restam de um passado saloio, que se transformou numa vida suburbana, numa cidade multiétnica que cresceu desordenada, mas com um hip hop moderno que nasce pelas ruas da Vila, e ganha projeção por Portugal.

E que tal convidar os Turistas a sair em ‘Algueirão Mem Martins’ e chegar a Sintra de bicicleta? Uma caminhada pela Av. Chaby Pinheiro, e alugar uma bicicleta no inicio da nova ciclovia.

Seria interessante convidar os turistas a sentir a vida de Algueirão Mem Martins e um pouco da sua história, e a sua evolução ao longo dos anos, à semelhança de outros pólos habitacionais que cresceram implantados junto à linha do comboio pela Europa, podendo assim também incrementar a segurança na zona, estimular o comércio local e abrir novas janelas de oportunidade. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[CMS] Construção do novo Parque Urbano da Cavaleira condiciona trânsito local

A Câmara Municipal de Sintra informa que com o avanço dos trabalhos de construção do futuro Parque Urbano da Cavaleira, haverá condicionamentos de trânsito rodoviário e pedonal, a partir da primeira semana de janeiro de 2017.
Durante a construção deste novo espaço de lazer, a zona de estaleiro ficará localizada entre a Rua Cidade de Portalegre e a Rua Cidade de Beja, ficando a Rua Cidade de Évora interdita ao trânsito (a vermelho no mapa de localização).
O trânsito viário permanece nas ruas limítrofes e a circulação pedonal é garantida com a criação de circuitos pedonais alternativos onde não existem passeios, nomeadamente em torno do estaleiro, como está representado nos percursos a azul na imagem em baixo. 
http://www.cm-sintra.pt/construcao-do-novo-parque-urbano-da-cavaleira-condiciona-transito-local

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

[Noticias ao Minuto] Seis homens detidos por furto em várias localidades do país

A PSP anunciou hoje a detenção de um grupo de seis homens suspeitos da prática de diversos furtos praticados em diversas residências em várias localidades do país.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/716257/seis-homens-detidos-por-furto-em-varias-localidades-do-pais
© D.R.
Em comunicado, a PSP revela que o grupo foi desmantelado em dois momentos, o primeiro na quinta-feira (29 de dezembro), quando foram detidos três suspeitos, na zona da Costa da Caparica, após dois furtos em Benfica e em Sintra, e o segundo, na sexta-feira, quando foram detidos os restantes três membros do grupo na zona de Mem Martins, Sintra.
A PSP recuperou vários artigos furtados, no valor aproximado 19 mil euros, os quais foram entregues aos seus proprietários.
Foram também recuperadas duas viaturas com as quais o grupo se deslocava em território nacional, uma de matrícula espanhola, roubada em Barcelona, e outra de matrícula portuguesa, roubada no distrito do Porto.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Queda da 'Árvore de Natal'

E lá caiu a Árvore de Natal... o único símbolo público de Natal...
... na 'Rotunda do Belavista'... PERIGO...

[Jornal de Noticias] 18 lojas de Cidadão abrem em 2017

A abertura e a gestão de lojas do Cidadão passa a ser uma responsabilidade dos municípios. Para este ano está prevista a abertura de 18 novos balcões e mais 35 nos dois anos seguintes.

É o efetivar de uma das medidas de descentralização de competências do Poder Central para o Poder Local. Por resolução do Conselho de Ministros publicada esta segunda-feira em Diário da República, a instalação e a gestão de novas lojas do Cidadão passará a ser da iniciativa dos municípios. O Governo determina que os novos equipamentos terão de integrar, pelo menos, dois dos seguintes serviços públicos: Segurança Social, Autoridade Tributária e Aduaneira e Instituto dos Registos e Notariado.

As lojas do Cidadão deverão ter balcões que "permitam o atendimento ocasional por serviços públicos não sedeados na loja"
.
Caberá, no entanto, à Agência para a Modernização Administrativa efetuar a articulação com os serviços da Administração Central no âmbito do projeto de instalação de uma Loja do Cidadão e assegurar a formação das pessoas que gerirão o equipamento. Os horários de funcionamento dos balcões, que deverão assegurar o princípio de continuidade do atendimento sobretudo durante a hora de almoço, terá de merecer o acordo do membro do Governo responsável pela pasta de Modernização Administrativa.

Uma das novidades é de que os custos de manutenção da Loja do Cidadão serão partilhados. As entidades que integram a loja terão de assumir um "encargo mensal" correspondente aos serviços essenciais, como os de limpeza, de segurança, de comunicações e de utilização do espaço.

Para além das lojas do Cidadão, o Governo quer impulsionar o alargamento da rede de Espaços do Cidadão. São postos de atendimento digital assistido que concentram diferentes serviços num único balcão, geralmente instalados nas juntas de freguesia, complementando a rede de atendimento de serviços públicos. A instalação e a gestão dos Espaços de Cidadão será feita pelas freguesias, em articulação com a rede de lojas do Cidadão. O Executivo socialista pretende colocar Espaços de Cidadão na rede de consulados portugueses, de forma progressiva. Já existe um balcão em Paris, França.

Neste momento, estão reunidas as condições para instalar 18 novas lojas do Cidadão em 2017, perspetivando-se a abertura de mais 35 lojas nos próximos dois anos. Este ano, entrarão em funcionamento um terceiro espaço em Lisboa e as lojas de Abrantes, de Aguiar da Beira, de Alcobaça, de Alvaiázere, da Batalha, de Carregal do Sal, de Castelo de Paiva, de Nelas, de Pedrógão Grande, de Penalva do Castelo, de Pombal, de Ribeira de Pena, de Sátão, de Algueirão/Mem Martins (Sintra), de Torres Vedras, de Valpaços e de Vila Velha de Ródão.

Com instalação prevista para 2018 e 2019 estão as lojas de Alenquer, de Ansião, de Bombarral, de Boticas, de Cadaval, de Caldas da Rainha, de Castro Daire, de Chaves, de Fafe, de Guimarães, de Leiria, de Lourinhã, de Mação, de Marco de Canaveses, de Mêda, de Mondim de Basto, de Montalegre, de Mortágua, de Óbidos, de Oliveira de Frades, de Penacova, de Santiago de Cacém, de São João da Pesqueira, de Seixal, de Queluz, de Sobral do Monte Agraço, de Sousel, de Tondela, de Torres Novas, de Vendas Novas, de Famalicão, de Vila Nova de Paiva, de Vila Pouca de Aguiar, de Vila Real e de Vouzela.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, aponta-se para a abertura de mais de 350 novos espaços do Cidadão até ao final deste ano. Será atribuída prioridade na instalação aos espaços que já foram alvo de obras de adaptação, com funcionários formados e parte dos equipamentos. Até março surgirão cerca de 50 nos distritos do Porto, de Lisboa, de Setúbal, de Faro, de Braga, de Castelo Branco, de Aveiro e de Coimbra.


Leia mais: 18 lojas de Cidadão abrem em 2017 http://www.jn.pt/nacional/interior/18-lojas-de-cidadao-abrem-em-2017-5581988.html#ixzz4UdcWTvzJ 
Follow us: jornalnoticias on Facebook

[Correio Manhã] Utentes protestam contra falta de médicos em Algueirão-Mem Martins

Utentes têm de se deslocar muito cedo, 
ainda de madrugada, para marcar consulta.

Utentes do centro de saúde de Algueirão-Mem Martins realizaram esta segunda-feira de manhã uma vigília contra a falta de médicos, em frente desta unidade do concelho de Sintra, que dizem funcionar sem condições em parte de um edifício de habitação. "A situação está um bocado caótica, porque andam a proceder a uma série de alterações na distribuição dos médicos de família no concelho e não há contacto nenhum com a população, ou seja, o utente não é avisado", afirmou à Lusa Paula Borges, da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra (CUSCS). 

No caso de Algueirão-Mem Martins, à semelhança de outras unidades do município, a falta de médicos obriga os utentes a deslocarem-se muito cedo, ainda de madrugada, para marcar consulta, esperando à chuva e ao frio pela abertura de portas. De acordo com dados oficiais, em junho de 2016 estavam ao serviço 13 médicos de família, em novembro estavam 12 médicos e hoje "estavam só nove", explicou a porta-voz da CUSCS. "O problema que se coloca, a acrescer ao que é habitual, é que terá havido alguns médicos que foram transferidos para Rio de Mouro", notou Paula Borges, acrescentando que a ausência de informação cria problemas adicionais aos utentes. A vigília da CUSCS e de utilizadores do centro de saúde, a partir das 07:30, visou a "denúncia do agravamento continuado e deliberado das condições de acesso ao Serviço Nacional de Saúde" e a saída de médicos "sem terem sido substituídos, tornando a situação insuportável para os utentes". 

Segundo Paula Borges, os dados oficiais revelam que "estão em falta dez médicos" e que "é o centro de saúde que apresenta o maior défice em médicos de família, que também serve uma população muito mais alargada". "Podemos afirmar que cerca de 30 mil utentes não têm médico de família, contando com utilizadores regulares e aqueles que puseram fora, quando limparam os ficheiros", acusou. A unidade de saúde, frisou, "tem o problema que existe em todo o concelho, que é generalizado", de falta de médicos, de enfermeiros suficientes e de outro pessoal técnico. A carência de meios estende-se a todo o município, uma vez que, com base nos dados do Ministério da Saúde, desde junho até novembro existia "um défice de 46 médicos", vincou. "Reivindicamos que seja resolvida esta questão da transferência dos médicos e que sejam dados esclarecimentos cabais aos utentes. As pessoas não podem ser tratadas desta forma", reiterou Paula Borges. 

A comissão de utentes reclama que seja construído de raiz um novo centro de saúde, já anunciado pelo Ministério e pela autarquia, "que tenha as valências para uma população de mais de 80 mil habitantes". "O hospital continua a não estar resolvido, enquanto não apresentarem um hospital a sério. Aquilo que se prevê não é claramente solução para o concelho. O que está em cima da mesa é um polo do hospital Amadora-Sintra e não resolve o problema", disse a representante dos utentes. A câmara contratualizou com o Governo a construção de cinco novos centros de saúde, incluindo em Algueirão-Mem Martins, e está a negociar um novo polo hospitalar na zona da Cavaleira, com alargamento do atendimento do Hospital de Cascais a parte do concelho.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/utentes-protestam-contra-falta-de-medicos-em-algueirao-mem-martins

domingo, 25 de dezembro de 2016

Mensagem de Natal 2016 (video)

Mensagem de Natal 2016 do Padre João Brás, Pároco da Paróquia de São José Algueirão, Mem-Martins e Mercês.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Marshal no 'Centro Comercial Galaxia'

O 'Marshal' da série 'Patrulha Pata' do Canal de Televisão 'Panda', vai aparecer esta sexta feira na loja 'Mundo da Disney' no 'Centro Comercial Galaxia', entre as 16h e as 17h.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

[CMS] Câmara de Sintra anula licença de loteamento da segunda fase da Tapada das Mercês

Foi aprovado esta terça-feira em reunião de câmara a caducidade da licença de loteamento do processo de urbanização da "Quinta da Marquesa" na Tapada das Mercês, freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Esta anulação do alvará acontece pelo não cumprimento do contrato, considerando que as obras de requalificação definidas no contrato assinado em junho de 2014 não foram iniciadas até 31 de outubro de 2015.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “esta uma decisão histórica, mas que teve que ser tomada, pois afeta milhares de moradores da Tapada das Mercês”.
O alvará de loteamento da Tapada das Mercês, data de 1978, época em que as obras foram iniciadas. O promotor, a sociedade Cintra, construiu perto de 5500 fogos mas não concluiu os equipamentos previstos, nem as obras no espaço público.
Em 2012 a autarquia assinou o protocolo que visava a conclusão das obras em espaço público da Urbanização da Tapada das Mercês. Desta forma, a autarquia pretendia por fim a um processo que deveria estar concluído há décadas e que prejudica os mais de 20 mil moradores que moram naquela zona da freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Com esse protocolo os urbanizadores teriam que executar a construção de um parque urbano na zona, dois parques de estacionamento à superfície, e a remodelar a envolvente ao centro comercial Floresta Center. Após a realização destas obras, a autarquia daria a autorização para a primeira fase da “Quinta da Marquesa”.
Considerando que as obras de requalificação não foram iniciadas até 31 de outubro, a autarquia anulou esta terça-feira o alvará de loteamento.
Basílio Horta, referiu que eventualmente o espaço seja requalificado no âmbito de um plano pormenor para a zona.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Estacionamento no passeio - 'Pingo Doce' de São Carlos

Em frente ao 'Pingo Doce' de São Carlos, foram colocados uns pins metálicos para restringir o estacionamento abusivo em cima do passeio...

domingo, 4 de dezembro de 2016

'Atrium Chaby' - 10 anos

O 'Atrium Chaby' festejou o 10º aniversário já morto...

Ficam imagens de outros Natais...








[sintranoticias] Chuva intensa entope circulação em algumas ruas no algueirão

A chuva intensa provocou hoje várias inundações um pouco por todo o país. A circulação automóvel também aconselhou cuidados redobrados.

No Algueirão, no concelho de Sintra, os automobilistas tiveram que procurar vias alternativas, sobretudo quando a precipitação se intensificou, transformando algumas ruas numa espécie de lago artificial.

Junto à stação da CP no Algueirão, na avenida Infante D. Henrique e o Túnel de Ouressa, foram apenas algumas das zonas mais afetadas, pela chuva intensa, confirmadas pelo SINTRA NOTÍCIAS, com trânsito condicionado, e que a segurança aconselhava a um percurso alternativo, por razões de segurança.
As ruas ficaram inundadas devido à forte chuvada e à falta de capacidade de escoamento das sarjetas, situação que se agravou, sobretudo na avenida Infante D. Henrique e acesso à estação de Comboios, devido às obras para a instalação de novas condutas de água doméstica, em curso na freguesia.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Natal no Centro de Mem Martins

No Centro de Mem Martins já cheira a Natal, pois face a ausência de iluminação natalícia por parte da autarquia, os comerciantes lutam para tentar manter vivo o espírito da época no Centro da Vila.

» Rua dos Lirios

» Av. Chaby Pinheiro



» Rua de Fanares



» Rua da Azenha

sábado, 26 de novembro de 2016

Ministro visita Escola Mestre Domingos Saraiva

Ontem a Escola Mestre Domingos Saraiva no Algueirão recebeu a visita do ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da secretária de estado adjunta e da educação, Alexandra Leitão. 


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Gala de Boxe em Sacotes


Gala de Boxe, sexta-feira, dia 25 de novembro, pelas 21h00, na Escola de Boxe João Faleiro, em Sacotes.
[Rua da Beijoquinha, número 47, Sacotes]