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Os Serviços
Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra alertaram, esta quarta-feira,
para falsos técnicos que pretendem realizar análises à água e avisaram que não
fazem cobranças na residência dos consumidores.
O alerta surge
após "algumas dezenas" de contactos de consumidores informando que
pessoas, fazendo-se passar por técnicos dos serviços, pretendiam efetuar
análises nas habitações, explicou à agência Lusa Guadalupe Gonçalves,
diretora-delegada dos SMAS de Sintra.
Segundo
salientaram os SMAS, em comunicado, os seus trabalhadores "estão
devidamente identificados sempre que se deslocam para efetuar qualquer tipo de
trabalho" e "não efetuam qualquer tipo de cobrança nas habitações dos
clientes".
A dirigente
dos SMAS esclareceu que a situação "começou em janeiro em Queluz e chegou
a outros pontos do concelho, principalmente em zonas urbanas como Cacém e
Algueirão-Mem Martins".
Os SMAS
desconhecem o objetivo da utilização fraudulenta da identidade dos técnicos,
mas Guadalupe Gonçalves recordou que, há anos atrás, uma situação semelhante
destinava-se "à venda de filtros para água".
Os
consumidores não relataram a tentativa de cobrança de verbas pelas análises, no
entanto, como "medida preventiva", os SMAS avisaram que todos os
trabalhos são pagos nos seus balcões de atendimento em Sintra, Cacém e Queluz,
por multibanco e débito direto, nos postos dos CTT e agentes Payshop.
No caso de
terem dúvidas acerca da identidade de um funcionário, os consumidores são
aconselhados, antes de abrir a porta, a contactar os SMAS de Sintra, pelo
número 219119000.