Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 29 de novembro de 2008

Estacionamento desordenado perto de Zonas Comerciais

Existem duas zonas na Vila, perto de zonas comerciais, onde o estacionamento é feito, através da "lei do mais esperto". Refiro-me ao E.leclerc no Algueirão e ao Pingo Doce de São Carlos.
Nas duas situações, considero perfeitamente inadmissível esta desordem por existir estacionamento próprio da Zona Comercial.

Pingo Doce - São Carlos, Mem Martins
















Possui um estacionamento gratuito, subterrâneo, com acesso por escada e elevador, directo ao Supermercado. No entanto, na Rua Vasco Santana, principalmente ao fim-de-semana, e ao final da tarde, o estacionamento de automóveis, é totalmente desordenada, sem qualquer intervenção policial. Na vista aérea, consegue-se observar um pouco do que se passa diariamente: carros em segunda fila e carros em cima do passeio.
Obviamente que a PSP tem conhecimento da situação, pelo facto de estar permanentemente um agente, dentro das instalações do Supermercado, a efectuar serviço gratificado.
Esta situação complica-se, pelo facto de nesta zona existir uma paragem de autocarro, e que por vezes inviabiliza mesmo a circulação automóvel. Problema muito fácil de resolver, com a colocação de um sinal de "Proibido
parar e estacionar".














E.leclerc - Algueirão












Possui um estacionamento, nas traseiras com capacidade para 350 lugares, e ainda de um amplo estacionamento, mesmo à entrada do Cemitério do Algueirão. No entanto, os utentes do supermercado preferem utilizar as bermas da estrada para dificultar os acessos e tornar a situação perigosa.
Mais grave, é o facto do Supermercado contratar um agente da PSP (gratificado), para estar no local, a controlar o trânsito, mas exercendo uma pressão para não autuar veiculos estacionado indevidamente.
A s
ituação da foto abaixo é recorrente, que neste dia não foi dos mais graves, devido presença do agente da PSP, que não permitia o estacionamento mesmo em cima da curva, à saída da rotunda.


















O mais inadmissível da situação, é a pressão exercida pela administração do Supermercado nas autoridades, pelo facto de não garantir a segurança de peões e condutores, em detrimento do bom negócio do espaço comercial.
Obviamente, que a PSP, ao queres garantir uma receita extra, neste tipo de serviço gratificado, fica entre a espada e a parede, sem saber se deve fazer cumprir as regras e as leis de Portugal, ou obedecer a uma empresa privada, que lhe está a pagar um serviço.
O que é certo, é que o 1º andar do piso de estacionamento, se encontrava apenas com 50% de ocupação, ou menos, conforme pode confirmar na foto abaixo.

















Mais uma vez, a situação resolvia-se com um simples sinal de "Proibido parar e estacionar", de modo a permitir a correcta fluidez do trânsito, e garantir uma maior segurança a todos os peões e automobilistas.

Não sei qual a cumplicidade que existe entre a Câmara Municipal de Sintra e este espaço comercial, o que é um facto que se consegue observar, é que aos Senhores do E.leclerc no Algueirão, tudo é permitido, desde à abertura em péssimas condições de segurança conforme já reportei anteriormente, como ao facto de esta total anarquia a nível de estacionamento, usando ainda as autoridades, a seu belo prazer.
Relativamente a esta situação, só tenho uma palavra a dizer:
VERGONHOSO...


5 comentários:

  1. So tenho pena dos pequenos comerciantes que vão ser engolidos por esse hipermercado!

    O nosso Algueirão vai se transformar numa vila sem alma!

    Deixara de existir a convivência do pequeno comercio pois futuramente todos correm para o hipermercado fazerem as suas compras individualmente sem qualquer convivência!

    O que esse hipermercado veio originar é a confusão de estacionamento e a ma vivência entre a população!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do blogue, que vi hoje pela primeira vez.

    Um comentário: Não falem do que não sabem e não levantem falsos testemunhos tão absurdos que dificilmente alguem poderá pensar um pouco e acreditar!...

    Era só o que faltava algum particular mandar na Polícia! Eles pagam para a Polícia lhes efectuar um serviço de segurança mas sempre no cumprimento dos deveres legais a que os agentes estão vinculados!

    Uma coisa é dizer que o Polícia àquela hora está a trabalhar para o particular; outra completamente diferente é dizer que o Polícia está a trabalhar para o particular em total desrespeito pela lei, como se fosse um mercenário!...

    Mais uma vez, parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não ter um contacto de que efectuou o comentario anterior de modo a poder justificar, de forma mais privada as minhas palavras, e deste modo respondo aqui mesmo.
    O que escrevi não sao falsos testemunhos. No dia em que efectuei a fotografia, fui interpolado por um agente da PSP que se encontrava no local para eu apagar a fotografia que tinha acabado de tirar. Eu questionei o porque? O espaço era publico e apenas estava a fotografrar a rua e os carros mal estacionado.
    As palavras do agente foram que nada podia fazer relativamente aos carros mal estacionados, porque senão vinha os responsaveis pelo Centro Comercial refilar que lhe estava a ser estragado o negocio.
    Palavras do agente da PSP que se encontrava no local.
    Não utilizo este blog para atacar ninguem, nem fazer acusações infundadas, limito me a dar a minha opinião ou reportar situações que acho incorrectas

    ResponderEliminar
  4. Ainda digo mais...
    Desloque-se ao Pingo Doce de São Carlos, e pergunte ao Agente da PSP que se encontra lá de serviço diáriamente, e interroguem-no sobre os mau estacionamento no esterior do Supermercado. Sendo ele um agente da autoridade não deveria cumprimento os deveres legais a que os agentes estão vinculados???

    É simples, basta fazer o teste...

    ResponderEliminar
  5. Não consigo entender porque se estes super ou hipermercados, têm estacionamento próprio, porque é que se continua a estacionar nas ruas ?? Bem... também a resposta é simples... é a falta de civismo das pessoas, que infelizmente se assiste cada vez mais. Só pensam na "barriga" delas.. Vergonhoso!
    P.S. Caro Hugo, ainda bem que te vejo a contra-comentar os nossos comentários. P.f. aparece mais vezes nos comentários. Abraço.

    ResponderEliminar