2008
1953
Podemos verificar que o essencial se mantém igual, o edifício da estação, e os dois edifícios, onde funciona, a Pensão Gare.
Ao fundo, o registo do que era a Tapada das Mercês, uma zona verde, livre de cimento.
Na foto mais antiga, também podemos observar, as antigas carruagens da Linha de Sintra e a passagem de nível, que foi desactivada, dando origem à passagem subterrânea, no inicio dos anos 80.
Ao fundo, o registo do que era a Tapada das Mercês, uma zona verde, livre de cimento.
Na foto mais antiga, também podemos observar, as antigas carruagens da Linha de Sintra e a passagem de nível, que foi desactivada, dando origem à passagem subterrânea, no inicio dos anos 80.
Bonita foto de 1953. O que choca um pouco é que 55 anos depois as diferenças são poucas se exceptuarmos a Passagem de Nível da qual me lembro perfeitamente. Quando a REFER diz que não se justifica a modernização da Estação só nos pode dar vontade de rir embora não se deva rir de coisas tristes... Claro que é a mesma REFER que tem impedido nos últimos anos a construção da passagem subterrânea em Ouressa, pelo que quase se pode concluir que tal entidade tenha algo de grave contra Algueirão Mem-Martins... Só não sabemos é o quê.
ResponderEliminarQuanto á Tapada das Mercês que se avista ao fundo, eu, que nasci em 67 e vivi até 99 muito perto dessa zona, lembro-me perfeitamente de por lá andar a construir cabanas com troncos de árvores. É triste ver no que aquilo se transformou.
Lembro-me da época em que a Tapara das Mercês era composta por um campo de ténis (onde eu jogava), uns prédios e uma estação minúscula e nostalgicamente apelativa.
ResponderEliminarDe um dia para o outro, nasceram prédios como cogumelos e aquela zona verdejante morreu, sem dó nem piedade, para dar lugar a um atentado urbanístico pelo qual ninguém pagou.
Boa Tarde
ResponderEliminarPara quando uma exposição com antigas fotos de Mem Martins?
Ja existiu alguma?
Seria muito interessante!
exposição de fotos seria bastante interessante...
ResponderEliminarBoa tarde!
ResponderEliminarCuriosa esta comparação de fotos. Assisti à construção da estação (talvez em 1946/47). Anteriormente, Algueirão era apenas apeadeiro e a casinha que se vê, ao lado esquerdo, era a bilheteira e zona de resguardo de quem esperava o comboio.
Cumprimentos,
João Celorico