20/02/2011

Os nomes das Ruas [video]


Ao longo do tempo, tenho efectuado uma vasta recolha fotográfica da freguesia, e desse modo tenho também recolhido fotos das placas toponímicas, e visto já possuir mais de 300 fotos (sei que não estão todas), decidi efectuar um vídeo com essas imagens. 

Serve um pouco de brincadeira para cada um poder procurar a Rua onde reside, onde nasceu, onde cresceu, onde brincou, onde namorou, onde foi feliz, etc....

Esta recolha serviu para levantar algumas questões na minha mente...

 
É verdade, Algueirão-Mem Martins devido às suas dimensões e ao seu passado, é uma terra que faz salientar muitas figuras e personalidades, e fico algo indignado que no Bairro da Cavaleira, os nomes das ruas estejam com designações sem qualquer significado, Rua Cidade de Coimbra, Rua Cidade de Santarém, Rua Cidade de Leiria, Rua Cidade de Figueira da Foz, etc... Qual o significado disto?

Sou da opinião, que seria muito mais bonito, e um símbolo de agradecimento e gratidão, que estas ruas tivessem nomes de personalidades que tenham marcado a freguesia. Coisa que é possível, pois se bem me lembro, a Rua onde actualmente está instalada a junta de freguesia mudou à alguns anos de nome, trocou de um nome que identificava o local no passado (Rua Forno de Ouressa) para um nome de uma figura prestigiante da freguesia (Rua Domingos Saraiva).

Quem? Quem sou eu para escolher alguém, mas certamente antigos Comandantes do Bombeiros Voluntários, da GNR, antigos presidentes da Junta de Freguesia, do Mem Martins Sport Clube, dos Recreios Desportivos do Algueirão, do Progresso Clube, antigos Párocos, directores da Centro de Saúde, médicos que tenham marcado a freguesia, Professores, responsáveis por construções antigas e importantes na Freguesia. 

Aqui ficam algumas sugestões, ficando muitos mais nomes por indicar: Isaías Paula, Carlos Sécio, Dr. Carlos Molarinho, Dr. Telmo Henriques, Dr Juvenal de Sousa, Dr. Meira Carvalho, Dr. Camacho, Luis Miguel, Stela Lopes, Victor Sassetti, Frederico Antunes, Alberto Libânio, Henrique Nicolau, António Vicente, Enf. Laura Azevedo, Antero da Silva Ferreira, Antónia Gomes Costa Fontes, Orlando Raposo, Eusébio Mendes entre muito mais gentes...

Aqui fica o filme com mais de 300 ruas da freguesia. Descobre a tua:

4 comentários:

  1. 2:54 Rua Bento Gonçalves é a minha

    a praceta das Eiras aparece duas vezes

    ResponderEliminar
  2. Na lista dos nomes possíveis que tal acrescentar o Dr. Camacho. Foi pediatra de mais de uma geração de locais quando era o único pediatra da zona.
    Luísa

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com a Luísa.
    Vou acrescente esse nome na lista.

    ResponderEliminar
  4. Os nomes das ruas na Cavaleira tem a sua lógica... simplesmente quando alguém pede uma informação na rua é difícil conhecer todos os nomes de ruas de Mem Martins. No caso da Cavaleira, embora não se saiba ao certo qual das ruas é... com um nome dentro dessa lógica(nome de Cidades) é facilmente identificável a zona! Cumprimentos

    ResponderEliminar