Algueirão - Mem Martins em alguns pontos é um bom retrato de Portugal.
As últimas medidas do governo isso o comprovam, pois apesar de ser a freguesia mais populosa do Pais, tem tem uma escola primaria a ser encerrada devido ao baixo número de crianças, a EB1 nº1 da Baratã.
As crianças afectas a esta esta escola, segundo o que apurei, serão acolhidas fora da freguesia, na Escola EB1 Mira Sintra 2.
Isto é o retrato da centralização da população em pólos urbanos, abandonado as zonas rurais.
As zonas mais rurais de Algueirão Mem Martins também se podem queixar deste abandono, como é o caso de Coutinho Afonso, Pexiligais, Raposeiras, Sacotes, Casal da Mata. Agora perderam a sua escola.
No entanto, se fizermos uma viagem até Mem Martins, mais concretamente ao Bairro de São Carlos, podemos constatar que iniciaram-se as obras de ampliação da EB1 nº1 de Mem Martins.
Isto é um custo inerente ao facto de a população começar a ficar demasiado centralizada nos centros urbanos. Abandonam-se edifícios e torna-se obrigatório a construção ou ampliação de outros.
Tendo sido eu um "filho da terra", doi-me o coração e a alma, ao vêr desaparecer, a escola primária onde eu e muitos colegas meus estudaram (1978), com a ilustrissima Srª Prof. D. Rita.
ResponderEliminarTenho que reconhecer que a Srª Ministra da Educação, terá que fazer aquilo que o Exmº Sr. Primeiro-Ministro lhe indica.
Desde já uma saudação cordial para todos os ex-alunos da escola EB1, da Baratã.
Helder Correia (Pexiligais)
Desde já muito obrigado pela divulgação desta informção, que como pode perceber me causa alguma "dôr" emocional
ResponderEliminarHelder Correia
hcorreia@alp.pt
A EB1 da Cavaleira está também em obras de ampliação, aqui no Algueirão está a ser construida uma nova EB1 na coopalme por trás da EB 2/3 Mestre Domingues de Saraiva.
ResponderEliminarA EB1 da Cavaleira está também em obras de ampliação, aqui no Algueirão está a ser construida uma nova EB1 na coopalme por trás da EB 2/3 Mestre Domingues de Saraiva.
ResponderEliminarComo devem saber, saiu a Lei de retirada de todo o tipo de edificios estatais que conteêm Lusalite, serem alvos de remodelação ou mandar abaixo.
ResponderEliminarEstando eu a trabalhar na edificação de duas escolas no concelho de Mafra, sei que tambem aqui na Freguesia de M-Martins isso vai acontecer, por isso o mais provavelmente, havera mais escolas a entrarem em remodelações e outras nem voltarem a abrir.
Como devem saber, saiu a Lei de retirada de todo o tipo de edificios estatais que conteêm Lusalite, serem alvos de remodelação ou mandar abaixo.
ResponderEliminarEstando eu a trabalhar na edificação de duas escolas no concelho de Mafra, sei que tambem aqui na Freguesia de M-Martins isso vai acontecer, por isso o mais provavelmente, havera mais escolas a entrarem em remodelações e outras nem voltarem a abrir.