Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 11 de maio de 2011

20 anos de Cascaishopping [video]

Esta semana comemorou-se os 20 anos do Cascaishopping, abriu em Maio de 1991, e esta foi uma data importante, pois foi com a abertura deste espaço, que os habitantes de Algueirão Mem Martins ganharam a proximidade das marcas de consumo, que marcaram as duas ultimas décadas.

O CascaiShopping foi o primeiro centro comercial regional em Portugal. O Centro Colombo só foi inaugurado 6 anos depois, em 1997.

Lembrou-me do caos que se criou no transito, da antiga estrada do Autódromo do Estoril, para aceder às lojas e ao "Continente", que foi o primeiro hipermercado desta região, evitando assim a deslocação à Amadora.

Quem não se lembra de brincar na "Divertilândia", um espaço situado no primeiro andar com uma pista de gelo, e várias maquinas de jogos? Quem não pedia uma moedas aos pais para ir fazer uns jogos? Ou quem ficava junto da pista de gelo a assistir às "quedas"?

E o famoso relógio de água que existia na zona da restauração? Azul... 

E uma maquina que existia na zona de restauração, onde existiam filas, para as crianças colocarem latas velhas, para tentarem ganhar prémios?

Também é interessante recordar algumas lojas que já desapareceram, como é o caso da "Printemps", os hamburguer do "Abracadabra"

E a identificação das entradas, com as letras A, B, C...

Em 1994 nasceu o "Toy’s’r’Us" e uma nova zona de estacionamento. Depois foi sofrendo obras, e o espaço onde estava situada a "Printemps" deu origem a mais lojas, e em 2003 ficou concluída a ampliação do espaço.


Recordações?? Cascaishoping, Shopping Show...


 

Anúncio do Continente, depois da inauguração da loja de Cascais, 
quando ainda só existiam 4 lojas em Portugal
 

Anúncio de Natal do Cascaishopping nos anos 90

6 comentários:

  1. O 1º Centro Comercial Edificado em Edificio Proprio e "regional"
    Foi o Centro Comercial Shopping Cacém.

    ResponderEliminar
  2. Shopping Cacém, claro que sim, marcou uma época, mas não tinha esta dimensão, nem este impacto regional

    ResponderEliminar
  3. Cascais Shopping 1991 2011. 20 anos de sucessos comerciais e de novos hábitos de consumo que marcaram e marcam a área metropolitana de Lisboa e até Portugal.

    ResponderEliminar
  4. :-) Como o tempo passa rápido! Até o Cascaishoping sentiu o passar do tempo, hoje parece um silo automóvel.

    ResponderEliminar
  5. Olá Hugo. Que artigo tão Bom, trouxe me recordações de volta. Não tem mais fotos do Cascaishopping nos anos 90? Ou pelo menos com melhor qualidade? Cumprimentos

    ResponderEliminar