Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Capela de Nossa Senhora da Natividade - Mem Martins

No "Jornal da Região" da passada semana (24 a 30 Maio), vem publicada a noticia do lançamento da primeira pedra da nova Igreja de Mem Martins.

Nesta reportagem, devo registar uma situação triste por parte do Sr. Manuel do Cabo, presidente da Junta de Freguesia. Aparentemente, o nosso presidente da Junta não tem conhecimento de uma data importante para a freguesia, o ano em que foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Natividade.

Na edição deste jornal, "Manuel do Cabo congratulou-se com o avanço do processo por ocasião de duas datas especiais: o 50ºaniversário da Igreja de São José no Algueirão e dos 75 anos da Capela de Nossa Senhora da Natividade

Vou relembrar o Sr. Presidente da Junta:

29/03/1931
A cerimónia de lançamento da 1ªpedra para a construção da capela de Mem Martins

03/09/1933  
Inauguração da capela de Nossa Senhora da Natividade

e agora um pouco de matemática:
2011-1933 = 78 anos (em Setembro próximo)... não são 75 anos Sr. Presidente...

 
O Presidente da Junta não sabe fazer contas? ou não conheces as datas simbólicas da freguesia?

Se ainda há dúvidas, aqui deixo a placa que se encontra no interior da capela, logo depois da porta da entrada, logo no lado direito... MCMXXXIII

5 comentários:

  1. isto é o que dar ter um presidente da Junta com sotaque, isto é "não é de cá"...

    ResponderEliminar
  2. ehehehe... gosto sempre de gaffes de políticos ignorantes...

    ResponderEliminar
  3. Agradeço o esclarecimento e ao mesmo tempo lembrar-lhes o que é importante. E o que é importante é o facto de no meu mandato ter lançado e construido obras que datam de algumas decadas. Foi no meu mandato que se fez Tunel da Cavaleira, foi no meu mandato que se lançou o Concurso para a Construção da Escola da Juromenha, foi no meu mandato que se lançou o projecto e construção da Igreja de Mem Martins e foi no meu mandato que a ASSOCIAÇÃO EUROPAN PORTUGAL e PARQUE ESCOLAR, abriu o concurso internacional de concepção Inovação e Qualidade em Espaços Escolares, tendo o júri atribuido o primeiro lugar ao Arquitecto João Prates Ruivo, para a Escola Secundária de Mem Martins 2 e ainda foi no meu mandato que se fizeram as obras para á Unidade de Saúde da Tapada das Mercês.
    É natural, que o nosso trabalho seja desvalorizado por alguns naturais, porque estamos a fazer aquilo que muitos homens e mulheres da terra não fizeram e isso doi eu sei que doi sobretudo quando as nossas origens estão bem cravadas nas fragas de trás-os-montes. Mas pacência, nós temos este mau feitio. Alguns não gostam outros sei que gostam e muito.

    ResponderEliminar
  4. Não sei da veracidade da origem do ultimo comentário, e caso seja verdadeiramente do presidente da Junta teria resposta para estas tristes observações... como não posso confirmar esta origem, prefiro remeter-me ao silencio...

    ResponderEliminar
  5. Lamento que o Sr. Presidente da freguesia onde eu moro diga que foi no seu mandato que se lançou o projeto e construção da Igreja de Mem Martins...porque devo lembrar-lhe que a PRIMEIRA pedra da Igreja de Mem Martins já foi lançada noutro mandato e noutro local, entretanto ocupado!! Basta lá ir e procurá-la entre as ervas e lixo entretanto acumulados. É pena que os politicos se esqueçam que as obras não são deles, mas sim do povo, porque o povo é que paga todas estas obras de que se congratula.

    ResponderEliminar