Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bolo de Natal de Mem Martins

Sabia que existe um bolo típico de Natal em Mem Martins?
 
Todos os anos tenho falado neste assunto quando chegamos a Dezembro, e sei que certamente é em vão, mas pelo menos relembro esta tradição perdida no tempo...

E é verdade, com o passar dos anos a tradição perdeu-se, e o Bolo de Natal de Mem Martins foi substituído pelo tradicional Bolo Rei.

No entanto, penso que era uma iniciativa muito interessante dos comerciantes, tentar reavivar a memória saloia, e uma referencia do passado de Mem Martins, e penso que poderia ser uma excelente marca para terra, criar um símbolo local, que traria novas pessoas ao comercio tradicional, e ao centro da Vila.


Este novo símbolo poderia ser um importante pólo de atracção na epoca do Natal... 

Aqui deixo a ideia para fortalecer a identidade da terra, reforçando a ligação com a sua história e com o seu passado.
Será que acham a ideia interessante? 


"Bolo de Natal: tem a forma de pão saloio mas muito mais pequeno e faz-se, como o seu nome indica, pelo Natal. É produzido de industria caseira, não havendo, propriamente, um fabricante. A sua composição é a seguinte: farinha de trigo, açúcar, limão, canela e leite. Externamente é envolvido, ligeiramente, com gema de ovo. Quando o bolo está cozido, e à saída do forno, é pincelado com manteiga derretida."
Extraído de uma carta, datada de 2 de Novembro de 1939, envida pelo Prof. Dr. Joaquim Fontes à Secção Etnográfica da Exposição do Mundo Português

3 comentários:

  1. Como não sou natural da zona, não conhecia a tradição... parece delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia completamente esta tradição. Tudo o que possa servir para dinamizar a nossa vila, terá de certo o apoio de quem aqui vive, e que se preocupa com a degradação e o abandono do nosso comércio local!

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia. Porque não as pastelarias e padarias desta freguesia começarem a fabricar nestas alturas natalícias?

    ResponderEliminar