08/01/2012

Encerramento da "Pastelaria Granada" e "Castro Pacheco"

E assim começou 2012, e pela informação que tenho, assim irá continuar... o encerramento de muitas lojas e a morte lenta do comercio de rua, na vila de Algueirão Mem Martins.

O fim da Pastelaria Granada é triste, pois foi sem duvida um local que deixou mais doce, muitos dos habitantes desta freguesia, nos últimos 31 anos.


Era uma Pastelaria emblemática graças aos seus bolos de fabrico próprio. 

Noutros tempos, era normal no periodo do Natal, registar-se uma grande afluência, em busca do Bolo Rei quentinho, delicioso e acabadinho de fazer.

mensagem colocada na montra da loja após o encerramento
Esta Pastelaria, durante a minha infância, era o único local que eu conhecia onde ser vendiam gomas, pois só alguns anos mais tarde, é que se generalizou a venda destes doces gelatinosos, em todo tipo de embalagem, cores, formas e sabores.

Naquele tempo, vendiam-se avulso, e encontravam-se numa travessa na montra, onde eu entrava e pedia: "100 gramas de gomas, por favor"... que eram colocados numa pequena embalagem de papel...

Outros tempos... fica a memória e o agradecimento...
desenho da Capela de Mem Martins no papel de embrulho da Pastelaria

Mesmo na loja ao lado, estava localizada a loja "Castro Pacheco"... outro símbolo do comércio da vila. Artigos de Bebé, artigos de decoração, brinquedos... Estava, pois também já encerrou...

E segundo informações que recebi, o comercio irá continuar a encerrar, estando agendado já na próxima semana, o encerramento de uma agência bancária, na zona da estação. 

Uma famosa loja de roupas e um bom restaurante que marcaram várias décadas parecem também ter os dias contados...

Assim, brevemente voltarei a este tema...

9 comentários:

  1. A falta de crédito, a nova lei das rendas e a quebra brutal de consumo, vão acabar por fechar a maior parte do comércio tradicional, na nossa freguesia e no resto da grande Lisboa, na Rinchoa e Rio de Mouro, as lojas também estão todas a fechar.

    ResponderEliminar
  2. Na Rua da Azenha a pastelaria Central do Sr. João também vai fechar. É uma pena, mas sem clientes nem encomendas ninguém resiste.

    ResponderEliminar
  3. Ana Maria Peres Vaz Dos Anjos9 de janeiro de 2012 às 02:12

    Estou chocada, não só fecham as lojas mais antigas, como também fecham comércios mais recentes. Fecham e não abre nada a seguir, lojas e escritórios fantasma em todas as ruas. Há 10 anos ninguém pensou em fazer uma sólida associação de comerciantes, com seguros de gestão e contratos de crédito mais favoráveis, agora temos o resultado.

    ResponderEliminar
  4. Que loja de roupa e bom restaurante é esse?

    ResponderEliminar
  5. Com o governo preocupado em fazer terrorismo público e a colocar Catrogas reformados a ganhar milhares de euros por mês em empresas públicas, é natural que muitas pessoas sejam obrigadas a encerrar os seus estabelecimentos e a tomar outras medidas. Ao aumentar-se os impostos, estão a matar a economia e a médio prazo iremos ressentir. O estado pode encher os seus cofres por agora para resolver a crise, mas não vai ser por muito tempo. O Governo anterior podia ser mau à luz da opinião de muitas pessoas, mas este em tão pouco tempo está a fazer puro terrorismo.

    ResponderEliminar
  6. Que loja de roupa e bom restaurante é esse?

    ResponderEliminar
  7. estou a pensar negociar com a sra maria a reabertura da GRANADA, acham que vale a pena ?

    ResponderEliminar
  8. Qual terrorismo qual quê! Votaram no Sócrates agora o país todo está a colher os gamanços desse pulha. Os impostos aumentam porque tem mesmo que ser pois representam 70% do bolo já essas conversas de Catrogas e BPN são meros amêndoins. A Central vai fechar? Pois é, mas dinheiro para bons Mercedes existiu sempre! A loja de roupa é a sempre careira Lucanda. Então julgam que as pessoas informadas hoje em dia não vêem milhares de preços e fazem comparações da net? Vão fechar como é óbvio para quem tem olhos na cara! É como o Atrium Chaby, aquele projecto megalómano quando nem sequer observaram qual o triste fim do anterior Bela-Vista. As pessoas querem é Cascais Shopping e em Mem-Martins só se vão aguentar as lojas de comida e aquelas que forem competitivas. Depois temos também a patetice dos preços exageradíssimos dos apartamentos! Existem preços que é só mesmo para papalvos. Em Portugal a economia tem de deixar de ser tirar bicas porque isso não trás produtividade nenhuma ao país. É a cavar batatas no interior e em mais umas dez Auto-Europas espalhadas pelo interior é que se levanta o país. O governo está a ser o melhor até hoje mas é óbvio que a economia não é algo que se levante em dois dias. Para mim empresas não competitivas e sem visão do mundo, podem fechar todas e que venham novas melhores. Uma empresa num mundo global sem vender via net ou para o mundo, de pouco serve, por isso dou o aplauso por exemplo ao restaurante "O Pizza" que se direccionou também para o take away tendo em conta que as populações vão ficando mais idosas e dessa forma maximizam o total de vendas. Agora quem está á espera que o cliente caia como um pato como em certas lojas de roupa e não saiba preços/qualidade e fiquem á sombra agarrados a uma mentalidade ultrapassada pois é óbvio que o fecho é o mais natural. Quanto á subida das rendas acho muito bem pois estiveram bloqueadas durante muitos anos numa chulice e bloqueio de uma esquerda sem visão nenhuma de país. Espero que lá para o verão começe um grande dinamismo com obras de renovação dando-se assim trabalho a muita gente e fazendo a economia andar!

    ResponderEliminar
  9. Nem tudo fecha meus caros "vizinhos", se assim os posso chamar!!
    Eu à cerca de 2 meses atrás decidi investir na nossa freguesia, inaugurando uma loja na Rua Rio da Azenha...Loja esta que vendo um pouco de tudo, desde tintas, materiais para construção civil, fazemos chaves de habitação e automóveis(não codificadas por enquanto), codificamos comandos de portão, indo até ao mais banal produto de limpeza de interiores de casas, produtos de lubrificação, sprays de vários tipos e para vários fins....
    Nem tudo é mau, até poderei ter dado um chamado "pontapé no escuro" mas decidi investir pois somos jovens e é em nós que temos de acreditar!!
    Para os interessados a minha loja dá-se pelo nome de HobbyBrico e como já referênciei fica na R.Rio da Azenha, perto da rotunda do Bela Vista...
    Já que estou a puxar a brasa à minha sardinha...quem quiser aparecer no espaço nem que seja para conhecer, terei o maior prazer em vos receber!!
    Vanda e Luis Filipe

    ResponderEliminar