Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Algueirão - Mercearia "A Competidora"



Mercearia "A Competidora"

Estrada do Algueirão, 51


Abertura - 1942
Encerramento - 2013
(71 anos depois...)

Estrada do Algueirão

8 comentários:

  1. A mercearia «A Competidora» fechou no dia 1 de Março deste ano.

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  2. lEMBRO-ME DE IR X SEM CONTA à COMPETIDORA QUANDO ERA MAIS NOVA... SEMPRE QUE ESTAVA NA MINHA AVÓ A COMPETIDORA ERA UM PONTO DE PARAGEM OBRIGATORIO, DEPOIS DE IR AO CAFÉ E ANTES DE IR PARA CASA. É PENA... BOAS RECORDAÇÕES..

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  3. A mais-valia do presidente da Junta de Freguesia ser presidente da associação comercial de Sintra vale zero... Viva ao Fórum Sintra!!! Viva ao Cascais Shopping...

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  4. Embora me custe muito o encerramento do comercio tradicional, nomeadamente ao pé de casa (sou quase vizinho d'A Competidora), a verdade é que há uma necessidade de actualização nesse mesmo comércio. À frente d'A competidora existe uma outra mercearia com uma boa oferta e (aparentemente) com um bom negócio. Com isto quero dizer que problema não é apenas dos Shoppings e hipermercados (embora reconheça que fazem grande mossa), mas perante tal ameaça, este comércio tem que se (re)posicionar para ganhar os clientes. As lojas de frescos são um bom exemplo disso. É pena (e digo-o com todo o sentimento) que as lojas tradicionais de Mem Martins não tenham aproveitado os tempos de crescimento económico para se modernizarem, expandirem e fidelizarem clientes. Às vezes parece que os nossos micro-empresários viveram com a máxima: "em receita que ganha não se mexe" e foram traídos por esse falso sentimento de segurança. Receio que agora seja um pouco tarde, porque em tempo de crise, apenas se tenta sobreviver. Não há espaço para investimento.

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  5. Embora me custe muito o encerramento do comercio tradicional, nomeadamente ao pé de casa (sou quase vizinho d'A Competidora), a verdade é que há uma necessidade de actualização nesse mesmo comércio. À frente d'A competidora existe uma outra mercearia com uma boa oferta e (aparentemente) com um bom negócio. Com isto quero dizer que problema não é apenas dos Shoppings e hipermercados (embora reconheça que fazem grande mossa), mas perante tal ameaça, este comércio tem que se (re)posicionar para ganhar os clientes. As lojas de frescos são um bom exemplo disso. É pena (e digo-o com todo o sentimento) que as lojas tradicionais de Mem Martins não tenham aproveitado os tempos de crescimento económico para se modernizarem, expandirem e fidelizarem clientes. Às vezes parece que os nossos micro-empresários viveram com a máxima: "em receita que ganha não se mexe" e foram traídos por esse falso sentimento de segurança. Receio que agora seja um pouco tarde, porque em tempo de crise, apenas se tenta sobreviver. Não há espaço para investimento.

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  6. Concordo com o Marques.

    Há espaço para o pequeno comércio, sei do que falo. Contudo cabe aos jovens acreditar nisso e criar, ou renovar...

    Não me choca nada que um licenciado em gestão em vez de estar no desemprego crie uma estrutura de comércio tradicional...

    Augusto

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  7. Então a Competidora perdeu a competição? Não se modernizam depois o que esperam? Faz-me lembrar um pequeno supermercado que também fechou em frente à praça de táxis em Mem-Martins. Ia lá só mesmo por acaso, mas os produtos era sempre a escassear, ás vezes comprava água e acabava-lhes com o stock! Perguntava quando ia ter e diziam amanhã. No outro dia ia lá e era treta, tudo na mesma vazio! Este género de mentalidade tem os dias contados e era algo que se previa que iria acontecer desde os últimos dez anos. Hoje em dia, loja que não se modernize ou seja global e venda para fora ou online ou tenha atendimento dinâmico em vez de estarem por vezes a parecer que é um frete tem os dias contados. O comércio português sempre pensou pequeno e sempre teve a atitude apenas de se vender internamente pensando que os clientes seriam sempre ignorantes face aos preços mas com o mundo global isso acabou! Sou favorável à defesa do comércio local mas apenas aquele que seja dinâmico e moderno, o resto pode fechar tudo. A renovação é também benéfica. No mundo tudo se transforma.

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  8. "A Competidora" não morreu está apenas em hibernação.
    O Comércio Tradicional nunca morrerá, por muitas grandes superfícies que existam nada pode bater o comércio tradicional no que diz respeito à sua proximidade, confiança e facilidade de utilização. Sr Hugo Nicolau muitos parabéns pelo blog e pelos outros projectos que mantém activos em prol da freguesia. Boas Festas

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